Queda de cabelo: entenda o motivo e como resolver
Beleza,
Cabelos,

Queda de cabelo: entenda o motivo e como resolver

6 de outubro de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

A queda de cabelo é um verdadeiro incômodo para as mulheres. Quando notam que o cabelo está caindo, ficam preocupadas. Mas calma! Não precisa se desesperar. Às vezes, os fios passam por períodos normais de queda, e você pode encontrar formas de resolver o problema.

Pensando na angústia de muitas mulheres que enfrentam este problema, a Belíssima Beauty preparou esse artigo que explica quais são os motivos da queda de cabelo e apresenta algumas alternativas de tratamento.

Por que os fios caem?

Há algumas causas de queda de cabelo que explicam o que faz ele cair. O primeiro deles é a queda em épocas mais frias do ano ou a troca natural de fios. Outras razões podem estar atreladas à falta de vitaminas, à alteração hormonal e até mesmo a fatores externos, como estresse e poluição.

“A queda capilar pode estar relacionada a diversas causas; é um sinal que o corpo dá para avisar que algo não está dentro dos conformes”, comenta o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821). “Ela pode ser derivada de alterações hormonais, ovário policístico, problemas na tireoide, anemia ou ser apenas uma consequência de tratamentos químicos, por exemplo”.

Ainda segundo o nutricionista, as causas são inúmeras e apenas um especialista poderá realizar o diagnóstico correto e personalizado e, assim, poderá dizer o que é bom para queda de cabelo. Além disso, alguns hábitos influenciam na saúde dos fios e podem ocasionar sua queda.

Queda natural

O ideal é cuidar ainda mais do cabelo durante as épocas mais frias do ano (outono e inverno), já que os fios ficam mais secos e, por consequência, a raiz recebe menos nutrientes. Logo, é comum notar que os fios acabam caindo um pouco mais que o normal.

Porém, isso deve passar logo com a mudança de estação, principalmente durante o verão. Nesse período, não é comum notar o cabelo caindo em excesso — o normal é, em média, perder 100 fios por dia. Caso a queda persista, pode haver outras razões que vamos explicar abaixo.

Alterações hormonais e envelhecimento

As mulheres passam por períodos de muitas alterações hormonais ao longo da vida. Dois exemplos são a gravidez e a menopausa. Durante essas mudanças no corpo, os hormônios podem ter picos ou quedas bruscas, o que impacta também os fios, acarretando a queda de cabelo.

Durante o envelhecimento, o bulbo capilar também fica mais velho, sendo assim, já não se produz cabelo como na juventude. É normal que mulheres mais velhas tenham queda de fios e dificuldade em deixá-los crescer e, por isso, precisam fazer tratamento para queda de cabelo.

Falta de nutrientes no corpo

Alguns nutrientes do corpo agem fortemente para a multiplicação das células na raiz capilar, fazendo com que os fios cresçam e parem de cair. Quando essas vitaminas estão com níveis baixos ou em deficiência, uma das primeiras coisas que pode ocorrer é a queda de cabelo ou o não crescimento.

Fatores externos

Este problema também pode ser causado por fatores relacionados ao meio que nos cerca. Estresse, poluição, uso de produtos químicos frequentes, calor do secador e chapinha também podem explicar porque o cabelo cai muito. Esses fatores acabam gerando um resultado negativo em todo o corpo. E, claro, os fios não ficam de fora.

Além dessas causas, existem motivos variados para a queda de cabelo que podem estar atrelados a outros tipos de doenças, genética e uso de medicamentos. É importante também identificar se os fios estão caindo ou apenas afinando, para tomar as medidas certas na hora de solucionar o problema.

Por isso, para descobrir qual é a causa da queda dos fios em excesso, é importante consultar um médico. Às vezes, além de uma mudança de hábito e suplementação alimentar, pode ser necessário um tratamento medicamentoso.

imagem do topo da cabeça de uma mulher branca representando a queda de cabelo

Como tratar a queda de cabelo?

Como dito anteriormente, é muito importante identificar a causa para entender como evitar a queda de cabelo. Alguns fatores externos, como a poluição, são difíceis de controlar. No entanto, outras causas, que vêm de dentro para fora, podem ser administradas para não causarem esse impacto nos fios e no corpo.

Ao descobrir a causa principal, fica mais fácil saber como evitar queda de cabelo. A seguir, você pode conferir algumas soluções para a queda de fios, sem esquecer que o médico é a pessoa certa para identificar o que está te afetando. Veja:

  • tratamento hormonal;
  • redução do uso de produtos químicos ou fontes de calor;
  • mudança de rotina para diminuição do estresse.

O uso da linha de suplementos Belíssima também é uma ótima alternativa. A marca pensa em tudo para que você se sinta bem, mantendo sua pele, unhas e cabelos bem-cuidados e nutridos. O Mega Hair atua diretamente na raiz capilar, com diversas vitaminas, minerais e aminoácidos, como C, B6, biotina e ácido fólico.

Tratamento personalizado

Além dessas possíveis soluções, você pode incluir na sua rotina o cronograma capilar para queda de cabelo. É possível realizar os cuidados semanais durante as lavagens e hidratações mais apropriadas para o seu tipo de fio. Assim, seu cabelo receberá somente o que ele precisa!

Aposte também em protetores solares e térmicos nos fios. Assim, eles ficarão menos expostos aos raios solares e ao calor extremo da chapinha e do secador. A queda de cabelo também pode ser evitada com suplementos para seus fios ficarem recuperados!

Conte com os produtos da Belíssima Beauty

Sabemos que nem todos os nutrientes que nosso corpo e cabelo precisam estão presentes na nossa rotina alimentar, não é? Às vezes, é difícil manter uma alimentação regrada para obter tudo o que precisamos. Mas não se preocupe, porque essa reposição de vitaminas pode ser resolvida com os produtos Belíssima!

É simples se cuidar de dentro para fora com o Mega Hair. A Belíssima sabe como fazer o cabelo parar de cair, oferecendo nutrientes na medida certa! Conheça a linha e sinta os resultados maravilhosos em até 40 dias!

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

cuidados com a pele salmão cuidados com o cabelo comer cuidados pessoais saúde da mente tratamento ansiedade vitamina para que serve esfoliação unhas festa junina como usar tropical água micelar cabelos saúde do corpo café melasma gelado mitos saúde mental pepino carne fruta dormir molho penteados simples manicure protetor térmico cabelo rotina iorgute salada de bacalhau perda verão meditação guiada Colágeno bem-estar práticas saudável ácido mandélico receitas condicionador oleosa refeições cuidados escova oleoso limpeza comidas rugas natural açucar óleo de gergelim psoríase olhos low carb dieta Envelhecimento banana ácido latico tipos de cabelo inverno sensível automassagem skincare vaselina dicas sinais sopa casa petiscos maquiagem dermatite protetor solar benefícios açúcar demerara como fazer salgadinho olheiras coloridas treino cacau nutrição capilar alimentação receita niacinamida como preparar Pele grão-de-bico Beleza sérum páscoa cabelo cacheado quinoa shampoo a seco tarefas suplementação bicicleta salada hidratação saúde menta cuidados com as unhas o que é nhoque tipos causas burrata colágeno em pó saudáveis exercícios spa day frango ácido alimentação saudável verdades pele oleosa dia da saúde e nutrição jantar colágeno hidrolisado dicas de saúde shampoo tratamentos sintomas saúde ovos alongamento whey grisalho manga loiro curiosidades praia retinol lifestyle antioxidantes peeling radicais livres saúde capilar babosa pele acneica lanches ingredientes queda de cabelo meditação ovo de páscoa gergelim babyliss empoderamento feminino panqueca técnicas elasticidade adoçante colorir mel arroz de couve-flor argila como usar protetor térmico vitiligo