Beleza

Perda de colágeno: quais fatores influenciam e como evitar?

Quem segue uma rotina de autocuidado com certeza já ouviu falar em perda de colágeno. Essa importante proteína é naturalmente produzida pelo nosso organismo, sendo reconhecida por contribuir para a elasticidade e a resistência da pele.

Mas por que perdemos colágeno? Com o passar do tempo, principalmente após os 25 anos, é comum que o próprio corpo diminua a produção da substância, o que ocasiona o aparecimento de rugas e a flacidez. Além disso, alguns fatores externos podem influenciar nessa diminuição.

Nesse caminho, para que você saiba quais são eles e descubra como evitar a perda de colágeno na pele, preparamos este artigo recheado de informações. Vem com a gente e confira!

O papel do colágeno no organismo

Se você ainda não sabe exatamente para que serve o colágeno, não se preocupe, nós vamos te ajudar. De forma resumida, a substância nada mais é do que uma cadeia de aminoácidos bastante abundante no nosso organismo.

Ela representa cerca de 30% das proteínas que temos no corpo, se apresenta em diferentes tipos e pode ser encontrada em vários órgãos, como pele, ossos, tendões e cartilagens. Sua principal função é contribuir para a resistência, a coesão e a elasticidade dos tecidos.

Fora isso, ela exerce um papel muito importante na cicatrização e regeneração da pele. A proteína de rápida absorção também está presente na composição de diferentes alimentos, como carnes e frutos, e pode ser ingerida por meio da alimentação ou de suplementos alimentares.

Quais fatores externos influenciam na perda de colágeno?

Ainda que esteja presente em abundância, a falta de colágeno assola muitas pessoas. Por isso, é importante entender que além da diminuição na produção por parte do organismo, outros fatores influenciam em sua perda, como, por exemplo:

Sol

Os raios solares estão entre os responsáveis pela perda de colágeno no organismo. Isso porque eles estimulam a produção de radicais livres, que danificam as fibras de colágeno.

Poluição

A poluição também é um berço para os radicais livres. Sendo assim, ela favorece os danos às fibras de colágeno e, consequentemente, influencia em sua diminuição no organismo.

Cigarro

A nicotina presente no cigarro é um dos empecilhos para a produção natural de colágeno, justamente por danificar o DNA das células. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o componente deixa os vasos sanguíneos mais contraídos, fazendo com que o sangue com o oxigênio tenha dificuldade de passar por eles.

Com isso, desfavorece o processo de cicatrização, impossibilitando a recuperação e regeneração da pele. O consumo de cigarros também contribui para o enfraquecimento dos fios capilares, além de favorecer o surgimento de manchas na pele e doenças crônicas, como câncer.

Descanso inadequado

Quando não descansamos adequadamente, nosso corpo não trabalha direito e nossos hormônios ficam desregulados — principalmente o hormônio do crescimento, que é liberado durante o sono profundo.

Dessa forma, a produção de colágeno, que é estimulada durante a secreção desse hormônio, também diminui. Isso pode afetar a elasticidade da pele e promover o envelhecimento precoce.

Como evitar ou diminuir a perda de colágeno?

Mas com tantos fatores interferindo na produção da proteína, como repor o colágeno no organismo? Na verdade, é possível adotar diferentes hábitos que favorecem a fabricação da substância, como:

Usar protetor solar

O uso diário de protetor solar é quase unânime quando pensamos em soluções para a perda de colágeno. Ao aplicar o produto, você impede que os raios nocivos atinjam as camadas da pele, evitando, assim, a produção de radicais livres e os danos às fibras colágenas.

Seguir com uma alimentação balanceada

Para saber como repor o colágeno perdido da pele é necessário seguir uma alimentação balanceada. Tudo o que ingerimos afeta diretamente o funcionamento do organismo, e isso não é diferente na produção de proteínas.

Além das ações do tempo, uma dieta deficiente em nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas e minerais, também contribui para a perda de colágeno. Por isso, o ideal é manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Hidratar a pele

Beber bastante água e usar cremes hidratantes também auxilia na manutenção de colágeno no organismo. O indicado é beber até 2 litros de água por dia para garantir uma hidratação eficiente de dentro para fora.

Em relação aos cremes, é possível encontrar versões anti-idade e regeneradoras. Esses componentes ajudam a proteger as fibras de colágeno já existentes na pele, evitando danos e ressecamento.

Apostar em nutricosméticos

Apostar em nutricosméticos também é uma boa alternativa para diminuir a perda de colágeno no organismo. Desenvolvidos com um mix de nutrientes, esses suplementos, unidos a uma alimentação balanceada, favorecem a produção da proteína e contribuem muito para a saúde do organismo.

Em meio às versões, quem pergunta qual o melhor colágeno para a pele não pode deixar de conhecer o Collagen+ da Belíssima Beauty. Considerada a opção mais pura do mercado, o suplemento é produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno.

Entre seus benefícios, o Collagen+ possui alta taxa de absorção, fator essencial para garantir resultados rápidos. Além disso, sua fórmula conta com ácido hialurônico e vitamina C, o que potencializa ainda mais seus efeitos, aumentando a elasticidade da pele e retardando o envelhecimento. Demais, né?! Então não perca tempo e garanta já o seu!

Fontes consultadas:

Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo. Oito fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo. Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), [S. l.], p. 1, 27 dez. 2021. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/oito-fatores-que-aceleram-o-envelhecimento-cutaneo/. Acesso em: 31 jan. 2022.

TUCHLINSKI , CAMILA. O que é colágeno: para que serve, qual o melhor, como tomar. O ESTADO DE S.PAULO, [S. l.], p. 1, 18 dez. 2020. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,o-que-e-colageno-para-que-serve-qual-o-melhor-como-tomar,70003554508. Acesso em: 31 jan. 2022.

 

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago