Receitas

4 vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade

Manter o sistema imunológico fortalecido nunca foi tão importante quanto durante a pandemia da Covid-19. Porém, a verdade é que ter um organismo forte e preparado para combater doenças e infecções é importante para a saúde em qualquer momento da vida. Por isso, vale a pena conhecer as vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade.

Conhecendo os componentes que fortalecem o sistema imunológico e os alimentos nos quais eles podem ser encontrados, é possível preparar receitas diversas, cuidando de si de dentro para fora. Separamos quatro tipos de vitamina para a imunidade para você colocar na sua dieta. Confira!

1. Vitamina C

Você quer saber qual a melhor vitamina para imunidade? A C, com certeza, é uma delas. Isso porque ela é um poderoso antioxidante para o organismo, atuando para tratar e prevenir diversas doenças, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório.

Essa é uma vitamina que o organismo não produz naturalmente. Por isso, o consumo de alimentos ricos nessa substância é muito importante. Aposte em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango e melancia.

Entre as receitas de vitaminas com alimentos ricos nesse componente, vale a pena experimentar uma bebida refrescante com morango e laranja. Bata com leite e acrescente, se quiser, outras frutas para turbinar o potencial vitamínico, como a banana.

2. Vitamina A

A vitamina A é outra substância entre as vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade. Assim como a C, esse componente possui propriedades antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres e evitando inflamações no corpo. Além disso, ela ainda tem o benefício de participar do desenvolvimento de ossos, dentes, cabelos e visão.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal, no formato de retinol, e de origem vegetal, como carotenóide. É o caso da cenoura, da manga, da batata-doce, da couve, do brócolis, do espinafre e da escarola. No caso das proteínas animais, ela é encontrada em peixes, leite, gema de ovo e fígado bovino.

Quer saber como fazer vitaminas com essa substância? Você pode unir a manga, que é rica em vitamina A, com outras frutas, como a banana, ou, então, bater com aveia e leite — fica uma delícia, além de proporcionar uma ótima fonte de fibras.

Outra sugestão é preparar um suco verde para ajudar na imunidade, com folhas de couve, espinafre, limão e kiwi (como vimos, outras duas frutas ricas em vitamina C, importantes para a imunidade também). Confira a receita:

  • 10 folhas de espinafre;
  • 2 folhas de couve;
  • 2 kiwis;
  • suco de um limão espremido;
  • gengibre a gosto;
  • 200 ml de água.

Bata tudo em um liquidificador e, caso prefira, coe antes de servir.

3. Vitamina D

Caso você queira saber como aumentar a imunidade, vale a pena adicionar alimentos ricos em vitamina D na sua dieta. Esse componente é importantíssimo para o desenvolvimento dos ossos, além de regular o crescimento e os sistemas cardiovascular, metabólico e muscular.

As células de defesa do organismo, chamadas linfócitos, possuem receptores que ajudam a vitamina D a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, ela é uma das vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade.

Essa substância pode ser encontrada em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, ovos e cogumelos, porém, ela é produzida pelo corpo humano a partir da exposição ao Sol — não se esqueça de passar o protetor solar, hein?!

4. Vitamina E

Por fim, uma outra vitamina essencial para o fortalecimento do sistema imunológico é a vitamina E. Ela é mais um componente com ação antioxidante, que ajuda a combater a ação dos radicais livres.

Por isso, ela também é importante para a saúde da pele, pois evita o envelhecimento precoce, além de ativar os glóbulos brancos, células importantes para a defesa do corpo.

Entre os alimentos ricos em vitaminas que ajudam a aumentar a imunidade, como a E, estão oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelãs, além do azeite de oliva e das sementes de girassol. Abacate e mamão também são boas fontes desse nutriente, por isso, são ótimas opções para preparar bebidas nutritivas.

Potencialize suas receitas com nutricosméticos

Sabe como você pode preparar vitaminas saudáveis e ainda mais nutritivas para a sua saúde? Investindo em nutricosméticos. É o caso do Collagen+, da Belíssima. Ele é composto por peptídeos de colágeno, uma proteína importante para o fortalecimento da pele e para evitar a flacidez.

Esse produto também é composto por ácido hialurônico, ácido ortosilícico, vitamina B6 — que também é importante para o sistema imunológico e para o metabolismo —, energético, biotina, zinco e selênio.

Esses dois últimos minerais são poderosos antioxidantes, essenciais para combater os danos causados pela ação dos radicais livres. Eles são fundamentais para reduzir inflamações também, prevenindo contra diversas doenças.

Escolha o suplemento em pó, que pode ser adicionado às suas receitas ou garanta o nutricosmético em cápsulas, para consumir junto às suas refeições. O que acha?

Continue Belíssima de dentro para fora

Sabe onde encontrar o Collagen+? No site da Belíssima! Confira e leve para casa esse nutricosmético tão importante para manter a sua saúde de dentro para fora. Aproveite e continue de olho nos conteúdos do nosso blog para conferir dicas de nutrição, vida saudável e cuidados com a pele, os cabelos e as unhas.

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago