Para que serve o óleo de gergelim?
Ciência,
Ingredientes,

Para que serve o óleo de gergelim?

13 de fevereiro de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

O gergelim é uma das sementes mais cultivadas ao redor do mundo — e que mais possui benefícios à saúde, mas para que serve o óleo de gergelim? Ele é obtido pela prensagem dessa semente e é utilizado não somente na cozinha, mas também para melhorar a saúde da pele e do cabelo.

Conheça o óleo de gergelim

O óleo de gergelim vem ganhando cada vez mais popularidade. Não é para menos, já que ele é extremamente nutritivo e tem um impacto positivo na saúde. O blog da Belíssima Beauty separou um conteúdo especial sobre um dos melhores tipos de óleo disponíveis atualmente.

Extração do óleo

O processo de extração do óleo de gergelim consiste em três grandes etapas: primeiro, as sementes são prensadas a frio; depois, o óleo é extraído por meio de um compressor físico, que não altera nem a temperatura e nem adiciona solventes; esse processo resulta em uma torta e no óleo, que vai ser refinado e filtrado.

Características

O óleo de gergelim natural possui diversos nutrientes. Ele é rico em vitaminas A, B, C e E, ácidos graxos (como o ômega 6 e ômega 9), ligninas, sesamina e sesamolina. Por meio da decomposição da sesamolina é que o óleo ganha sua característica antioxidante, proporcionando mais estabilidade.

Adotar o óleo de gergelim é benéfico não só para a saúde do seu organismo interno, como também é um ótimo componente para a sua rotina de cuidados com a pele e o cabelo. Ele possui propriedades hidratantes que previnem o envelhecimento da pele e a protege contra os raios UV, por exemplo.

Além disso, esse tipo de óleo é anti-inflamatório, podendo ser adicionado na sua dieta tranquilamente, e diminui a pressão arterial. Ele se encaixa perfeitamente como um tempero para a comida. Veja mais sobre isso abaixo.

Benefícios do óleo de gergelim para a alimentação

Como dissemos, o óleo de gergelim para cozinhar é extremamente benéfico para a saúde. Ao adicioná-lo no preparo de alimentos, você vai estar auxiliando, por exemplo, no controle do colesterol por conta da alta presença de ácidos graxos. Eles ajudam a reduzir o nível de LDL e HDL no sangue.

Devido à ação anti-inflamatória, o óleo de gergelim também auxilia no combate de inflamações, atuando diretamente na diminuição do desconforto causado pela artrite. Ele fortalece os ossos (promovendo o seu crescimento), as articulações e os vasos sanguíneos, mantendo a estrutura do corpo mais forte.

Ao respondermos para que serve o óleo de gergelim, não podemos esquecer de mencionar a prevenção de doenças cardíacas. A presença de sesamol e sesamina na composição mantém o equilíbrio do sistema cardiovascular, não só reduzindo o colesterol, mas também diminuindo a aterosclerose.

O óleo de gergelim ajuda no combate à ansiedade e à depressão. Ele é rico em tirosina, um aminoácido que trabalha com a serotonina do corpo humano, que auxilia no controle do humor por meio de enzimas e hormônios. Eles vão trazer benefícios à saúde mental.

Como adotá-lo na alimentação?

A melhor forma de usar o óleo de gergelim na alimentação é como tempero de salada. Adicionado de 1 a 2 colheres de sopa de óleo por dia, você já está beneficiando consideravelmente a sua saúde.

semente e óleo em cima da mesa representando para que serve o óleo de gergelim

Benefícios do óleo de gergelim para o cabelo

Você já sabe para que serve o óleo de gergelim na alimentação, mas e para o cabelo? Por conta dos efeitos antibacterianos, o óleo consegue eliminar os patógenos que atacam o couro cabeludo, melhorando consideravelmente a saúde dos fios.

Além disso, um dos benefícios do óleo de gergelim é auxiliar no crescimento dos fios. Quando estamos com deficiência de ácidos graxos poli-insaturados, o cabelo tende a cair. O óleo estimula o crescimento e tem fácil absorção pelo couro cabeludo, o que é excelente para reverter os danos causados pela química.

Os raios UV são maléficos para o cabelo. O óleo de gergelim serve para ser um agente natural para o bloqueio dos efeitos causados pelo sol. Ele também é responsável por reviver o brilho do cabelo. É só aplicar de duas a três gotas no cabelo que você vai ver como ele vai ter uma nova aparência.

Benefícios do óleo de gergelim para a pele

Usar o óleo de gergelim para a pele é uma ótima forma de aumentar a elasticidade e a suavidade. Ele combate o envelhecimento precoce e previne o aparecimento de manchas com o passar dos anos. Tudo isso acontece pela presença do zinco na composição, que é um mineral atuante na síntese de colágeno.

Você pode procurar protetores solares que utilizam óleo de gergelim na composição — ou quem sabe aplicá-lo na pele para formar uma camada protetora contra o sol. Ele funciona perfeitamente como um tipo de filtro solar, principalmente para proteger a pele contra toxinas.

Confira mais dicas de beleza e saúde no blog da Belíssima Beauty

Gostou de saber para que serve o óleo de gergelim? No blog da Belíssima Beauty, você encontra outras dicas de beleza e saúde para adotar no seu dia a dia. Viva a melhor versão de si mesma!

Aproveite para conhecer o Collagen+, um dos produtos da Belíssima Beauty! Ele é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já o Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse o nosso site e veja mais informações sobre eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

dicas colorir curiosidades dia da saúde e nutrição olheiras rugas nutrição capilar ovos gergelim oleosa protetor solar Envelhecimento manga fruta antioxidantes retinol café ingredientes spa day ácido mandélico arroz de couve-flor saúde tratamento festa junina como preparar cuidados com as unhas hidratação esfoliação perda cabelo cuidados com o cabelo babyliss grão-de-bico ovo de páscoa benefícios mel treino elasticidade psoríase sérum colágeno em pó petiscos automassagem coloridas tipos alongamento protetor térmico shampoo a seco receita o que é grisalho óleo de gergelim causas condicionador alimentação ácido latico tratamentos Pele como usar dermatite água micelar sensível salada vitiligo carne sinais natural melasma tipos de cabelo mitos burrata suplementação Colágeno colágeno hidrolisado queda de cabelo cabelos babosa maquiagem bicicleta nhoque saudáveis lanches saúde do corpo açucar salada de bacalhau Beleza iorgute refeições saúde da mente escova ácido olhos inverno whey adoçante cuidados cuidados pessoais açúcar demerara unhas como usar protetor térmico quinoa verão skincare pele acneica vaselina oleoso sopa saúde mental técnicas cuidados com a pele ansiedade pele oleosa praia comidas shampoo vitamina limpeza manicure lifestyle tarefas para que serve casa low carb meditação gelado saúde menta práticas penteados simples salgadinho niacinamida jantar loiro saudável rotina empoderamento feminino dieta cacau cabelo cacheado dicas de saúde frango receitas panqueca saúde capilar sintomas radicais livres banana peeling verdades como fazer páscoa exercícios pepino bem-estar salmão alimentação saudável tropical comer meditação guiada dormir argila molho