Você já deve ter ouvido falar na “dieta da proteína”, não é mesmo? Aquela em que os carboidratos são considerados os grandes “vilões” e devem ser evitados ao máximo. Esse método teve origem, na realidade, na dieta Atkins.
Cortar carboidratos e priorizar proteínas: essa é a premissa por trás desse tipo de alimentação. O objetivo principal é o emagrecimento e foi o que a tornou tão popular. No conteúdo a seguir, vamos explicar o que é dieta Atkins, como ela funciona e quais são seus benefícios e malefícios. Acompanhe!
A dieta Atkins foi criada pelo cardiologista norte-americano Robert Atkins na década de 1970 e prioriza o consumo de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados, e gorduras. Já os carboidratos são severamente evitados no cardápio, tanto os simples, quanto os complexos.
Também conhecida como dieta do Dr. Atkins, a proposta é consumir menos de 25% de alimentos ricos em carboidratos — quando, na pirâmide alimentar tradicional, esse consumo deveria ser de 60%.
Além das proteínas, a ingestão de gordura também é elevada, cerca de 60% da alimentação. Inclusive, ela pode ser considerada uma versão mais radical da dieta cetogênica, pois a predominância de gorduras faz com que o organismo recorra a esses nutrientes para obter energia, já que a glicose está reduzida no sangue.
Resumidamente, o cardápio da dieta Atkins é composto por muita proteína, muita gordura e pouquíssimos carboidratos.
Agora é hora de entender como fazer dieta Atkins. Por isso, vamos explicar um pouco sobre como funcionam as suas quatro fases:
Na primeira fase, o consumo de carboidratos é radicalmente reduzido, limitado a apenas 20 g por dia. Nesse momento, vegetais e as hortaliças são liberados, enquanto são priorizadas as proteínas e as gorduras. Os alimentos permitidos na dieta Atkins são: repolho, rúcula, agrião, acelga, castanhas, carne de frango, boi e peixe, ovos e queijos.
Na segunda etapa da dieta, a proporção de carboidratos é aumentada gradativamente, cerca de 5 g a mais por semana, até atingir o limite de 50 g por dia. Nesse momento, alguns legumes e frutas são introduzidas, como brócolis, couve, morango, amora e melão. Também entram os laticínios integrais.
Nesta fase, o consumo de carboidratos é aumentado novamente, chegando ao limite de 80 g por dia. Com isso, abóbora, mandioca, batatas e grãos integrais começam a fazer parte do cardápio.
Nesse momento, o valor que aparece na balança deve ser controlado. É preciso acompanhar se houve perda ou ganho de peso — caso houver, o consumo de carboidrato deve ser reduzido até o peso corporal estabilizar.
Na última etapa da dieta, o objetivo é manter o peso atingido na fase anterior. Para isso, a ingestão de carboidrato deve ser igual a quando seu peso na balança se estabilizou.
Segundo o próprio Dr. Atkins, entre os benefícios da sua dieta está a rápida perda de peso e o aumento da sensação de saciedade, que também contribui para o emagrecimento.
Para quem busca emagrecer, essa dieta pode ser, sim, um caminho. Isso porque ela é considerada uma dieta de choque, ou seja, o repentino corte de carboidratos da alimentação proporciona mudanças importantes no metabolismo energético. Pela falta de carboidrato, o organismo quebra gordura para produzir energia, levando à perda de peso.
Além disso, os alimentos da dieta Atkins, ricos em gordura e proteínas, proporcionam maior sensação de saciedade por mais tempo. Com isso, o apetite é inibido, fazendo com que menos alimentos sejam consumidos.
Porém, como toda dieta restritiva, a Atkins também traz malefícios. Um deles é o mal-estar que pode ser sentido na primeira fase, causado pela ausência repentina de carboidratos e fibras. Sintomas como dor de cabeça, mau-humor, náuseas e prisão de ventre são comuns nessa etapa.
Além disso, o alto consumo de gorduras, não necessariamente boas, aumenta o risco de doenças como hipertensão e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Assim como todas as dietas restritivas, a dieta Atkins não deve ser feita sem indicação e acompanhamento médico e nutricional. Apenas um profissional da área será capaz de analisar o seu organismo e receitar o cardápio de forma que os resultados sejam alcançados e os riscos minimizados.
“Toda e qualquer dieta restritiva deve ser indicada e acompanhada por um profissional qualificado da área, por apresentarem riscos à saúde dos praticantes”, explica a nutricionista Lais Coelho.
“No caso da dieta proposta pelo Dr. Atkins, temos um aumento significativo do consumo de gorduras, podendo elevar por exemplo, o risco de problemas cardíacos. Além disso, com a redução drásticas de carboidratos do cardápio, os praticantes podem sentir tonturas, fraqueza e até mesmo apresentar quadros de desmaios”, completa.
Além do acompanhamento médico ou nutricional, é interessante suplementar micronutrientes que podem faltar devido à dieta restritiva. Uma forma de repor vitaminas e minerais importantes para a saúde é apostar nos nutricosméticos, como os da Belíssima.
O Collagen+, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com a PeptPure e é o colágeno mais puro do mercado, livre de produtos químicos, odores, metais pesados, sódio e hormônios.
Junto de ácido hialurônico, ácido ortosilícico, vitamina B6, biotina, zinco e selênio, ele auxilia na hidratação, na elasticidade e na firmeza da pele, reduzindo linhas de expressão e flacidez.
Já o Mega Hair é uma supervitamina para deixar seus cabelos mais fortes. Ele é composto por biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína — esses dois últimos são aminoácidos importantes para a formação de queratina, principal proteína dos fios. Com ele, você recebe todos os nutrientes essenciais para que seu cabelo cresça mais forte e saudável.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Belíssima para conferir mais informações sobre dietas da moda, vida saudável e cuidado com a pele, os cabelos e as unhas. Aproveite e não deixe de conhecer nossos produtos para ficar ainda mais linda de dentro para fora!
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…