Dieta Atkins: como funciona e quais são os benefícios
Ciência,

Dieta Atkins: como funciona e quais são os benefícios

16 de fevereiro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Você já deve ter ouvido falar na “dieta da proteína”, não é mesmo? Aquela em que os carboidratos são considerados os grandes “vilões” e devem ser evitados ao máximo. Esse método teve origem, na realidade, na dieta Atkins.

Cortar carboidratos e priorizar proteínas: essa é a premissa por trás desse tipo de alimentação. O objetivo principal é o emagrecimento e foi o que a tornou tão popular. No conteúdo a seguir, vamos explicar o que é dieta Atkins, como ela funciona e quais são seus benefícios e malefícios. Acompanhe!

O que é dieta Atkins?

A dieta Atkins foi criada pelo cardiologista norte-americano Robert Atkins na década de 1970 e prioriza o consumo de alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados, e gorduras. Já os carboidratos são severamente evitados no cardápio, tanto os simples, quanto os complexos.

Também conhecida como dieta do Dr. Atkins, a proposta é consumir menos de 25% de alimentos ricos em carboidratos — quando, na pirâmide alimentar tradicional, esse consumo deveria ser de 60%.

Além das proteínas, a ingestão de gordura também é elevada, cerca de 60% da alimentação. Inclusive, ela pode ser considerada uma versão mais radical da dieta cetogênica, pois a predominância de gorduras faz com que o organismo recorra a esses nutrientes para obter energia, já que a glicose está reduzida no sangue.

Resumidamente, o cardápio da dieta Atkins é composto por muita proteína, muita gordura e pouquíssimos carboidratos.

Como funciona a dieta do Dr. Atkins?

Agora é hora de entender como fazer dieta Atkins. Por isso, vamos explicar um pouco sobre como funcionam as suas quatro fases:

1ª fase

Na primeira fase, o consumo de carboidratos é radicalmente reduzido, limitado a apenas 20 g por dia. Nesse momento, vegetais e as hortaliças são liberados, enquanto são priorizadas as proteínas e as gorduras. Os alimentos permitidos na dieta Atkins são: repolho, rúcula, agrião, acelga, castanhas, carne de frango, boi e peixe, ovos e queijos.

2ª fase

Na segunda etapa da dieta, a proporção de carboidratos é aumentada gradativamente, cerca de 5 g a mais por semana, até atingir o limite de 50 g por dia. Nesse momento, alguns legumes e frutas são introduzidas, como brócolis, couve, morango, amora e melão. Também entram os laticínios integrais.

3ª fase

Nesta fase, o consumo de carboidratos é aumentado novamente, chegando ao limite de 80 g por dia. Com isso, abóbora, mandioca, batatas e grãos integrais começam a fazer parte do cardápio.

Nesse momento, o valor que aparece na balança deve ser controlado. É preciso acompanhar se houve perda ou ganho de peso — caso houver, o consumo de carboidrato deve ser reduzido até o peso corporal estabilizar.

4ª fase

Na última etapa da dieta, o objetivo é manter o peso atingido na fase anterior. Para isso, a ingestão de carboidrato deve ser igual a quando seu peso na balança se estabilizou.

Quais são os benefícios e malefícios da “dieta da proteína”

Segundo o próprio Dr. Atkins, entre os benefícios da sua dieta está a rápida perda de peso e o aumento da sensação de saciedade, que também contribui para o emagrecimento.

Para quem busca emagrecer, essa dieta pode ser, sim, um caminho. Isso porque ela é considerada uma dieta de choque, ou seja, o repentino corte de carboidratos da alimentação proporciona mudanças importantes no metabolismo energético. Pela falta de carboidrato, o organismo quebra gordura para produzir energia, levando à perda de peso.

Além disso, os alimentos da dieta Atkins, ricos em gordura e proteínas, proporcionam maior sensação de saciedade por mais tempo. Com isso, o apetite é inibido, fazendo com que menos alimentos sejam consumidos.

Porém, como toda dieta restritiva, a Atkins também traz malefícios. Um deles é o mal-estar que pode ser sentido na primeira fase, causado pela ausência repentina de carboidratos e fibras. Sintomas como dor de cabeça, mau-humor, náuseas e prisão de ventre são comuns nessa etapa.

Além disso, o alto consumo de gorduras, não necessariamente boas, aumenta o risco de doenças como hipertensão e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A Atkins é indicada para todas as pessoas?

Assim como todas as dietas restritivas, a dieta Atkins não deve ser feita sem indicação e acompanhamento médico e nutricional. Apenas um profissional da área será capaz de analisar o seu organismo e receitar o cardápio de forma que os resultados sejam alcançados e os riscos minimizados.

“Toda e qualquer dieta restritiva deve ser indicada e acompanhada por um profissional qualificado da área, por apresentarem riscos à saúde dos praticantes”, explica a nutricionista Lais Coelho.

“No caso da dieta proposta pelo Dr. Atkins, temos um aumento significativo do consumo de gorduras, podendo elevar por exemplo, o risco de problemas cardíacos. Além disso, com a redução drásticas de carboidratos do cardápio, os praticantes podem sentir tonturas, fraqueza e até mesmo apresentar quadros de desmaios”, completa.

Como suplementar os nutrientes durante a dieta?

Além do acompanhamento médico ou nutricional, é interessante suplementar micronutrientes que podem faltar devido à dieta restritiva. Uma forma de repor vitaminas e minerais importantes para a saúde é apostar nos nutricosméticos, como os da Belíssima.

O Collagen+, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com a PeptPure e é o colágeno mais puro do mercado, livre de produtos químicos, odores, metais pesados, sódio e hormônios.

Junto de ácido hialurônico, ácido ortosilícico, vitamina B6, biotina, zinco e selênio, ele auxilia na hidratação, na elasticidade e na firmeza da pele, reduzindo linhas de expressão e flacidez.

Embalagem do nutricosmético Mega Hair, da Belíssima, que pode complementar a dieta atkins

Já o Mega Hair é uma supervitamina para deixar seus cabelos mais fortes. Ele é composto por biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína — esses dois últimos são aminoácidos importantes para a formação de queratina, principal proteína dos fios. Com ele, você recebe todos os nutrientes essenciais para que seu cabelo cresça mais forte e saudável.

Continue acompanhando o blog da Belíssima!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Belíssima para conferir mais informações sobre dietas da moda, vida saudável e cuidado com a pele, os cabelos e as unhas. Aproveite e não deixe de conhecer nossos produtos para ficar ainda mais linda de dentro para fora!

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

grisalho adoçante alimentação babosa niacinamida suplementação café mel salmão açucar técnicas tropical spa day como usar protetor térmico esfoliação peeling meditação guiada causas manga salada de bacalhau cabelos petiscos elasticidade queda de cabelo dicas de saúde dormir arroz de couve-flor protetor solar festa junina sensível coloridas panqueca oleosa bicicleta argila cabelo empoderamento feminino fruta tratamento Beleza colágeno em pó sérum treino verdades burrata Pele saudáveis comidas protetor térmico cuidados com o cabelo automassagem tipos de cabelo nutrição capilar meditação mitos salgadinho óleo de gergelim whey rugas saúde capilar Colágeno curiosidades cacau refeições oleoso cuidados pessoais alongamento cabelo cacheado molho salada limpeza casa saúde alimentação saudável grão-de-bico natural condicionador exercícios como preparar água micelar cuidados com a pele como fazer como usar lanches vaselina antioxidantes perda saúde menta shampoo a seco shampoo tipos ovos dermatite saudável pele acneica lifestyle dieta babyliss para que serve comer rotina benefícios skincare páscoa dia da saúde e nutrição Envelhecimento cuidados frango gelado penteados simples olhos nhoque retinol cuidados com as unhas unhas psoríase maquiagem praia ovo de páscoa tratamentos iorgute colágeno hidrolisado o que é bem-estar gergelim colorir dicas loiro jantar pepino ingredientes escova ácido sopa açúcar demerara quinoa radicais livres carne tarefas low carb saúde mental melasma olheiras saúde da mente vitiligo receita sinais manicure receitas ácido latico ansiedade banana sintomas inverno saúde do corpo ácido mandélico vitamina práticas pele oleosa hidratação verão