Cabelos

Como colorir o cabelo: tipos de tinta e passo a passo!

A coloração se tornou um das principais alternativas para quem deseja renovar o visual e dar aquele up na autoestima. Apesar disso, nem todo mundo sabe como colorir o cabelo sem interferir diretamente na saúde e na beleza dos fios.

O tingimento é capaz de modificar por completo a estrutura capilar, podendo até alterar definitivamente a cor dos fios. Em geral, isso acontece por conta da presença de amônia nas fórmulas de tinta, uma substância que abre as cutículas capilares e permite que a coloração penetre profundamente os fios.

Nesse caminho, se você deseja ter um cabelo colorido e saudável, encontrou o lugar certo! Neste artigo, trouxemos diversas dicas e informações sobre o processo de coloração dos fios. Quer conferir? Continue a leitura!

Tipos de coloração

Antes de mais nada, você sabia que existem diferentes tipos de tinta para cabelo? Pois é! É possível encontrar uma grande variedade de produtos para coloração no mercado. Eles se diferenciam entre:

Temporários

As tintas temporárias costumam apresentar cobre e chumbo na composição. Esses elementos químicos depositam-se nos fios, mas não penetram permanentemente, durando entre 6 e 10 lavagens. Justamente por isso, são excelentes apostas para quem deseja investir em mechas coloridas por um determinado período.

Semipermanentes

Também conhecida como tonalizante, a tinta para cabelo semipermanente é uma opção que modifica levemente a tonalidade natural dos fios. Assim, costuma durar entre 15 a 20 lavagens aproximadamente, sendo uma boa alternativa para quem deseja uma mudança de maneira mais sútil.

Permanentes

As tintas permanentes costumam apresentar produtos alcalinos em suas fórmulas. Essas substâncias modificam completamente a estrutura dos fios, abrindo as cutículas para que os pigmentos penetrem e fixem no córtex capilar de forma permanente. Em razão disso, são as opções mais agressivas, porém duradouras, alterando os fios de maneira irreversível.

Passo a passo para colorir o cabelo

Agora que você já conhece os principais tipos de tintura, é hora de descobrir como pintar o cabelo. Para isso, separamos cinco dicas práticas que podem facilitar o processo de coloração. Veja!

Escolha o produto e defina a quantidade

O primeiro passo para quem quer saber como colorir o cabelo é escolher o produto a ser aplicado. No caso de uma mudança mais discreta e menos agressiva, investir nas versões temporárias e semipermanentes é uma ótima alternativa, enquanto para mudanças mais drásticas e de longo prazo, as permanentes são a melhor aposta.

Além disso, em meio aos produtos, é possível encontrar versões indicadas para cada tipo de cabelo — lisos (1A, 1B e 1C), ondulados (2A, 2B e 2C), cacheados (3A, 3B e 3C) e crespos (4A, 4B e 4C). Também estão disponíveis opções para fios normais, oleosos, mistos e secos. A dica é optar por aquele que mais se aproxima da sua realidade.

Realize o teste de toque e verifique a estrutura capilar

Após escolher a tintura, um dos passos mais importantes para quem quer saber como colorir o cabelo de forma saudável é fazer o teste de irritabilidade. Com esse procedimento, é possível detectar reações alérgicas e assim evitar complicações com a tinta.

Para isso, basta aplicar um pouco do produto atrás da orelha com a ajuda de um cotonete e esperar até 48h para lavar. Se a região não apresentar coceira, vermelhidão e outros sintomas durante esse período, você já pode realizar a coloração.

Além disso, é indicado verificar as condições da estrutura capilar antes da coloração. Isso consiste em ver se os fios aguentam o procedimento sem grandes riscos de quebra química por incompatibilidade. Para isso, o recomendado é consultar um profissional especializado.

Faça a preparação dos fios

Após descartar possíveis complicações, é hora de preparar os fios para receber a tintura. Para um tingimento com tintas temporárias ou tonalizantes, é importante que os fios estejam bem limpos antes do procedimento, a fim de garantir que as cutículas estejam bem abertas e viabilizar a penetração dos pigmentos.

Já para tinturas permanentes o ideal é ficar sem lavar as madeixas por até 24h antes da coloração. Assim, o couro cabeludo pode ser protegido pela oleosidade moderada dos fios, o que impede o ressecamento.

Leia as instruções do produto

Na hora de pintar, é comum surgirem dúvidas sobre como usar tonalizante ou tinta permanente. Justamente por isso é possível encontrar um folheto de instruções nas embalagens do produto.

Esse guia indica quais substâncias devem ser misturadas, os equipamentos para uso e como colorir o cabelo de fato. Siga-as corretamente para não interferir no processo e garantir uma coloração uniforme.

Procure um profissional ou aplique em casa

Ciente de todos os detalhes acima, você já pode começar o processo de tingimento. Para isso, é possível buscar um profissional qualificado ou aplicar o produto sozinho, em casa mesmo.

Se você optou pela segunda alternativa, comece protegendo o espaço para a aplicação da tinta, forrando todos os itens para não manchar. Depois, coloque os acessórios de pintura, como pincéis e bandejas, em uma superfície plana para facilitar o manuseio.

Antes de pintar, desembarace e divida o cabelo estrategicamente, protejendo a região em volta dos fios (testa, orelhas, etc) e aplicando um pouco de vaselina, hidratante, condicionador ou creme. Por fim, partindo da raiz, comece a pintar a altura da nuca, seguindo para as laterais da cabeça, depois o topo, em seguida perto das têmporas e, por fim, a frente.

Aguarde o tempo de secagem e enxágue os fios em água morna ou fria. Para manter as madeixas alinhadas e saudáveis, faça uma acidificação e uma hidratação logo após a coloração.

Cuide de seus cabelos com nutricosméticos!

Gostou do conteúdo e já sabe como colorir o cabelo? Que tal aprender a turbinar sua rotina de cuidados capilares com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, oferecem ainda mais beleza e vitalidade para seus dias.

Na Belíssima Beauty, você encontra o Mega Hair, feito a base de biotina, zinco, L-Metionina e L-cisteína. Sua composição ajuda a estimular a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais brilhantes, resistentes e saudáveis. Conheça!

Fontes consultadas: 

VENTORIN, Amanda. Como colorir os cabelos de forma saudável. Boa Forma, [S. l.], 20 maio 2021. Beleza, p. 1. Disponível em: https://boaforma.abril.com.br/beleza/como-colorir-o-cabelo/#:~:text=Lave%20os%20cabelos%2024%20horas,com%20xampus%20e%20m%C3%A1scaras%20espec%C3%ADficas. Acesso em: 16 nov. 2022.

Jennifer

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago