Arroz de couve-flor: receitas deliciosas para você experimentar
Receitas,

Arroz de couve-flor: receitas deliciosas para você experimentar

14 de dezembro de 2021
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Quer aumentar seu repertório e garantir pratos deliciosos para seu cardápio? Então que tal aprender como fazer um arroz de couve-flor super saboroso para o dia a dia?

Rica em nutrientes, a couve-flor é um alimento que contribui muito para a saúde do organismo. Por isso, separamos três receitas deliciosas para ajudar a incluí-la na sua rotina. Venha ver!

Couve-flor e seus nutrientes

Antes de colocar seu avental e preparar as receitas com couve-flor, que tal saber um pouco mais sobre o alimento? Para começar, a couve é caracterizada por seu formato arredondado composto por folhas grossas, lisas ou enrugadas. Pertencente à família das crucíferas, ela possui parentesco com o brócolis e o repolho.

Considerada um alimento rico em fibras, a couve-flor contém diferentes nutrientes em sua composição, como fósforo, cálcio, manganês e vitaminas dos complexos K, C e B. Fora isso, ela é fonte de potássio e betacaroteno, um potente pigmento carotenóide antioxidante.

Facilmente encontrado nos supermercados e nas feiras, o vegetal pode possuir uma tonalidade verde-clara ou roxa. Pouco calórica, a couve-flor possui um sabor suave, que combina com diferentes receitas, inclusive um delicioso arroz.

Arroz de couve-flor simples

Quem deseja experimentar as receitas de arroz de couve-flor pode optar por uma versão mais simples, com poucos ingredientes, e de rápido preparo. Basicamente, é necessário:

Ingredientes:

  • 1 couve-flor média crua;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 dentes de alho crus;
  • 1 cebola pequena;
  • 450 ml de água;
  • sal e salsinha a gosto.

Modo de preparo:

  1. lave a couve-flor, corte-a em pedaços e coloque-a em um liquidificador ou processador. Triture-a até ficar com uma aparência de grãos. Caso queira, pode utilizar um ralador;
  2. unte uma panela com azeite e mantenha-a em fogo médio. Adicione o alho amassado e a cebola picada, deixando-os dourar por aproximadamente 2min;
  3. coloque a couve-flor na panela, com a água quente, e tempere com sal. Deixe o fogo baixo, tampe a panela e cozinhe o alimento por cerca de 10min ou até a água secar;
  4. desligue o fogo e adicione a salsinha. Sirva como desejar.

Arroz de couve-flor cremoso

Como fazer um arroz de couve-flor com mais ingredientes? Para incrementar a receita e fazer um banquete recheado, é possível investir nesse arroz cremoso. Confira!

Ingredientes:

  • 1 couve-flor média;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 dente de alho;
  • ½ pimentão vermelho;
  • 1 cenoura;
  • ½ xícara de chá de vagem picada;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • cheiro verde a gosto;
  • pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. cozinhe a couve-flor em uma panela com água fervente até que esteja macia. Escorra e coloque-a na água gelada;
  2. quando ela já estiver fria, pique-a em pedaços pequenos, como se fossem grãos de arroz. Pode-se usar o ralador;
  3. em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola picada, o alho amassado e o pimentão em pequenos cubos. Acrescente a cenoura também picada em cubos, a vagem e refogue;
  4. adicione uma pitada de pimenta-do-reino, ½ colher de sopa de sal e a couve-flor. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por aproximadamente 5min ou até que os legumes estejam macios;
  5. coloque o creme de leite e duas colheres de sopa de cheiro-verde. Misture bem e sirva como desejar.

Arroz de couve-flor low carb

Caso você queira manter o ritmo fitness e saborear esse delicioso prato, não se preocupe. Também é possível preparar um delicioso arroz de couve-flor low carb, você só precisa de:

Ingredientes:

  • 1 couve-flor média;
  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
  • 2 dentes de alho;
  • ½ colher de chá de gengibre;
  • ½ cebola pequena;
  • 1 cenoura grande;
  • 4 cebolinhas;
  • ½ xícara de ervilhas;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de molho de coco;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

  1. lave a couve-flor, corte-a em pedaços e coloque-a em um liquidificador ou processador. Triture até ficar com uma aparência de grãos. Para isso, se quiser, pode utilizar um ralador;
  2. aqueça o óleo de gergelim em uma panela grande ou frigideira em fogo médio. Adicione o alho amassado, o gengibre picado e refogue por cerca de 20s;
  3. coloque a cebola picada, a cenoura cortada em cubos, as partes brancas da cebolinha e cozinhe por 3min. Adicione a couve-flor, as ervilhas descongeladas e mexa por mais ou menos 3min;
  4. faça um buraco no meio da mistura e quebre os ovos dentro dele. Use uma espátula para mexer os ovos até que estejam bem cozidos. Adicione o molho de coco e as partes verdes das cebolinhas. Misture bem, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva como desejar.

Os benefícios do couve-flor para a saúde

Além de garantir receitas saudáveis, a couve-flor proporciona inúmeros benefícios para o corpo humano. Por possuir sulforafano e potássio em sua composição, o alimento ajuda a prevenir doenças crônicas, como patologias cardíacas e câncer, além de reduzir a pressão arterial.

Por contar com uma grande quantidade de antioxidantes, em especial a vitamina C, o alimento pode ajudar a imunidade e reduzir os riscos de inflamação. Sem contar que essa substância, além de outros antioxidantes do alimento, como enxofre e antocianinas, colaboram para a saúde da pele, unhas e cabelos por combaterem os radicais livres, uma das principais causas do envelhecimento precoce.

“A vitamina C, presente na couve-flor, é um poderoso antioxidante que, além de deixar o organismo mais resistentes a doenças, ajuda no combate aos radicais livres e no processo de síntese de colágeno. Fora isso, o alimento ainda auxilia na saúde intestinal, por ser rico em fibras, e possui inúmeros ativos anti-inflamatórios”, explica a nutricionista Laís Coelho.

Outro super benefício do alimento é melhorar a saúde e o desenvolvimento cerebral. Isso porque o vegetal contém colina, um nutriente importante para a produção e a liberação de neurotransmissores necessários no sistema nervoso. Fora isso, a couve-flor possui vitamina K e cálcio, que fortalecem os ossos, além de betacaroteno, que contribui para a saúde dos olhos.

arroz de couve-flor

Complemente suas refeições com nutricosméticos

Além de saber como preparar um arroz nutritivo, que tal descobrir como potencializar sua rotina de cuidados? Nossa dica é complementar suas refeições com nutricosméticos. Aqui na Belíssima Beauty, você encontra duas opções imperdíveis: o Collagen+ e o Mega Hair.

Produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, o Collagen+ é composto por ácido hialurônico, vitamina B6, biotina, zinco, ácido ortosílicio e selênio. Esses componentes auxiliam na produção de colágeno no organismo, além de favorecerem o sistema imunológico e oferecerem mais vitalidade à pele.

Já o Mega Hair é um nutricosmético desenvolvido à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, que visa garantir mais vida aos cabelos. Com isso, o suplemento favorece a produção de queratina, proteína responsável por fortalecer os fios e deixá-los saudáveis.

Leia também “receitas de lasanha de berinjela”

Viu como é fácil preparar um nutritivo arroz de couve-flor? Caso queira conferir mais receitas como essa, não deixe de acompanhar o blog da Belíssima. Inclusive, que tal algumas receitas de lasanha de berinjela? Não perca tempo e confira!

Fontes consultadas:

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (Brasil). Organização Pan-Americana da Saúde. A Couve e Seus Benefícios à Saúde. Nutrição, [S. l.], p. 1-1, 13 jan. 2017. Disponível em: https://opas.org.br/a-couve-e-seus-beneficios-a-saude/. Acesso em: 16 nov. 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Beleza açucar rugas adoçante lifestyle Colágeno queda de cabelo babosa cuidados com o cabelo saúde menta saúde do corpo páscoa pele acneica gergelim empoderamento feminino condicionador como preparar argila café refeições shampoo receita whey saúde da mente técnicas molho salada de bacalhau para que serve tropical dermatite cuidados com a pele grisalho tipos de cabelo oleoso água micelar quinoa peeling tratamento colágeno em pó psoríase shampoo a seco fruta causas petiscos hidratação colorir tarefas cabelos sintomas ovo de páscoa ansiedade bem-estar sensível ácido olhos comidas maquiagem alongamento gelado melasma niacinamida unhas mitos tipos retinol olheiras ingredientes comer grão-de-bico panqueca vaselina cabelo saudável cabelo cacheado nhoque esfoliação protetor solar receitas praia pele oleosa alimentação saudável exercícios bicicleta ácido latico meditação guiada frango babyliss coloridas cuidados elasticidade saúde sopa como fazer treino festa junina meditação saudáveis limpeza verdades suplementação curiosidades dormir dieta vitamina pepino burrata ovos skincare natural rotina dicas de saúde inverno arroz de couve-flor benefícios banana cuidados com as unhas radicais livres saúde capilar salgadinho como usar cuidados pessoais tratamentos saúde mental cacau práticas protetor térmico antioxidantes perda dia da saúde e nutrição lanches o que é verão penteados simples iorgute salada como usar protetor térmico salmão nutrição capilar low carb açúcar demerara sinais Pele vitiligo loiro spa day escova oleosa ácido mandélico dicas óleo de gergelim manicure carne Envelhecimento jantar mel automassagem sérum colágeno hidrolisado manga casa alimentação