Como ter uma alimentação saudável e os benefícios para a pele
Lifestyle,

Como ter uma alimentação saudável e os benefícios para a pele

28 de junho de 2021
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Você segue todas as dicas de cuidados com pele, cabelos e unhas, mas sente que ainda precisa melhorar? Talvez seja hora de se atentar àquilo que come. Afinal, como ter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é uma dieta que oferece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Com “dieta”, não nos referimos à restrição alimentar, mas sim a refeições para ter uma saúde equilibrada.

Para auxiliar nessa missão e garantir bons resultados na rotina de autocuidado, preparamos o conteúdo a seguir. No final, damos dicas de como ter uma alimentação saudável no dia a dia. Confira!

Comer bem e ter pele saudável: qual é a relação?

Você sabe a relação entre o que é alimentação saudável de fato e a saúde da sua pele? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, um dos fatores que contribuem com o envelhecimento cutâneo é a alimentação não balanceada.

Um dos motivos para isso é que açúcar em excesso no sangue pode gerar um estresse oxidativo celular, ou seja, a oxidação da pele e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Porém, temos uma boa notícia: alguns nutrientes ajudam a retardar o processo de envelhecimento. Um exemplo bem conhecido é o colágeno, uma proteína encontrada em alimentos de origem animal, como carne bovina, frango e peixes.

Alimentação saudável: benefícios para além da pele

Sabia que uma alimentação saudável também beneficia cabelos e unhas? Por exemplo, ingerindo ovos, cogumelos, cereais integrais e castanhas, que são ricos em biotina, potencializamos a síntese de queratina, principal proteína para a saúde das unhas e das madeixas.

Também vale ressaltar que manter uma alimentação equilibrada traz grandes vantagens à saúde como um todo. Por exemplo, uma dieta saudável faz o intestino funcionar melhor, prevenindo-nos de doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes e outros males.

Como ter uma alimentação saudável, afinal?

Então, como ter uma alimentação saudável? Uma mudança de hábitos é o primeiro passo. Geralmente, uma regra importante é preferir alimentos de maior qualidade, ou seja, boa procedência dos ingredientes. Vamos ver algumas dicas de como ter uma alimentação saudável a seguir:

Descasque mais, desembale menos

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, um dos passos mais importantes para uma alimentação equilibrada é investir em alimentos in natura, orgânicos ou minimamente processados. Já ouviu “descasque mais, desembale menos”? É esse o raciocínio.

Alimentos processados são aqueles que contêm a adição de ingredientes para aumentar a conservação. Já os ultraprocessados são os produtos industrializados que raramente possuem ingredientes naturais.

Alguns exemplos são: biscoitos, balas, bolos prontos, nuggets, refrigerantes, macarrão instantâneo, etc. Anote a dica para identificar alimentos ultraprocessados: sabe aqueles nomes “diferentões” presentes na lista de ingredientes? Então, se um produto está cheio deles, provavelmente é ultraprocessado.

Outra dica de alimentação saudável ao comprar é procurar locais que vendam alimentos in natura ou orgânicos. Isso garante ingredientes com melhor qualidade para suas refeições. Inclusive, prefira preparar os próprios alimentos em vez de comprá-los prontos ou congelados.

Invista em uma alimentação equilibrada entre os nutrientes

Não sabe o que comprar no mercado? Invista em alimentos de diferentes grupos nutricionais. Como vimos, uma alimentação saudável fornece todas as substâncias necessárias para nosso corpo funcionar bem. São elas:

  • Carboidratos: cereais integrais, batata-doce, batata inglesa, mandioca, aveia, entre outros;
  • Legumes e verduras: agrião, alface, brócolis, beterraba, couve, rúcula, espinafre, escarola, cenoura, entre outros;
  • Proteínas: carne vermelha, frango, ovos e leguminosas (feijão, lentilha, soja, quinoa, grão-de-bico, etc.);
  • Gorduras boas: azeite de oliva, abacate, salmão, ovos, linhaça.

Complemente sua alimentação com nutricosméticos

Lembra-se daqueles nutrientes importantes para a saúde da pele e do cabelo que falamos há pouco? Outra forma de inseri-los na alimentação é utilizar nutricosméticos.

Segundo a nutricionista Laís Coelho (CRN 41763), os nutricosméticos contribuem para complementar a dieta, fornecendo nutrientes importantes para a saúde e beleza!

como ter uma alimentação saudável

No portfólio da Belíssima, há o Collagen+, composto por peptídeos de colágeno, ácido hialurônico, ácido ortossilícico, vitamina B6, biotina, zinco e selênio, essenciais para ter uma pele mais hidratada e elástica, e retardar o processo de envelhecimento.

Já para cabelos e unhas, nossa sugestão é o Mega Hair, também composto por biotina e zinco, nutrientes que auxiliam no metabolismo de proteínas e combatem danos causados pelos radicais livres, e dois aminoácidos importantes para produzir queratina.

Você Belíssima de dentro para fora

Sabendo como ter uma alimentação saudável e a importância dela para os cuidados de dentro para fora, que tal dar uma chance aos nutricosméticos da Belíssima?

O diferencial deles está na produção. O colágeno hidrolisado, purificado e transformado em peptídeo é absorvido mais eficientemente. Já a vitamina para cabelo com tecnologia exclusiva BEAUTY TECH IN e fórmula patenteada fortalece cabelos e unhas.

Você também pode continuar acompanhando os conteúdos do nosso blog. Que tal conferir cinco dicas práticas de como fazer exercícios em casa, aliando atividade física e alimentação saudável para cuidar mais de si?

Fontes consultadas:

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. 2014

Manual de Nutrição: Pessoas com diabetes. Departamento de Nutrição e Metabologia da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/pdf/manual-nutricao-publico.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

ácido
ácido latico
ácido mandélico
açucar
açúcar demerara
adoçante
água micelar
alimentação saudável
alongamento
ansiedade
antioxidantes
argila
arroz de couve-flor
automassagem
babosa
babyliss
banana
Beleza
bem-estar
benefícios
bicicleta
burrata
cabelo
cabelo cacheado
cabelos
cacau
café
carne
casa
causas
Colágeno
colágeno em pó
colágeno hidrolisado
coloridas
colorir
comer
comidas
como fazer
como preparar
como usar
como usar protetor térmico
condicionador
cuidados
cuidados com a pele
cuidados com as unhas
cuidados com o cabelo
cuidados pessoais
curiosidades
dia da saúde e nutrição
dicas
dicas de saúde
dieta
dormir
elasticidade
empoderamento feminino
escova
esfoliação
exercícios
festa junina
frango
fruta
gelado
gergelim
grão-de-bico
grisalho
hidratação
ingredientes
inverno
iorgute
jantar
lanches
lifestyle
limpeza
low carb
manga
manicure
maquiagem
meditação
meditação guiada
mel
melasma
mitos
molho
natural
nhoque
niacinamida
nutrição capilar
o que é
óleo de gergelim
oleosa
oleoso
olheiras
olhos
ovo de páscoa
ovos
panqueca
para que serve
páscoa
peeling
Pele
penteados simples
pepino
perda
petiscos
praia
práticas
protetor solar
protetor térmico
psoríase
quinoa
radicais livres
receita
receitas
refeições
retinol
rotina
rugas
salada
salada de bacalhau
salgadinho
salmão
saudáveis
saudável
saúde
saúde capilar
saúde da mente
saúde do corpo
saúde menta
saúde mental
sensível
sérum
shampoo
shampoo a seco
sintomas
skincare
sopa
spa day
suplementação
tarefas
técnicas
tipos
tipos de cabelo
tratamento
tratamentos
treino
tropical
unhas
vaselina
verão
verdades
vitamina
vitiligo
whey