Quais são os melhores tipos de argila facial? As máscaras de argila são uma tendência do mercado de beleza, proporcionando diversos benefícios para a pele. Elas têm gerado muitas dúvidas entre os consumidores, afinal, são muitas variações, com diferentes funções.
O blog da Belíssima Beauty preparou um guia sobre os principais tipos de argila para você adotar na sua rotina de skincare. Identifique qual é o melhor para o seu tipo de pele, além do momento certo para usá-la. Venha com a gente que te explicamos melhor!
A argila verde é, com certeza, a mais conhecida e queridinha entre os principais tipos. A composição é rica em cálcio, óxido de ferro, magnésio, potássio e zinco, componentes essenciais para acalmar a pele. Ela tem um efeito matificante, absorvendo as impurezas e o excesso de sebo.
Um dos principais benefícios da argila verde é a redução do tamanho dos poros. Ela os torna mais fechados e discretos e consequentemente controla a oleosidade da pele. Já que auxilia no fechamento dos poros, a máscara também reduz a acne, diminuindo a vermelhidão e até mesmo as manchas.
Além disso, esse é um dos melhores tipos de argila para evitar o aparecimento de acne, já que possui um efeito bactericida. Você pode usá-la sempre que sentir a pele com bastante acne ou quando a oleosidade estiver muito alta. Não é recomendado aplicá-la todos os dias, somente em momentos específicos.
O preto está entre as cores de argila mais adoradas, principalmente entre o público feminino. Isso porque, além de ser um excelente esfoliante e ter uma ação anti-inflamatória — devido à alta concentração de alumínio e silício —, ela ilumina e rejuvenesce a pele.
O cartão ativado é o principal ingrediente da argila preta. Ele é o responsável por remover as impurezas geradas pela poluição e pelo estresse. A máscara feita com esse tipo de argila também clareia e uniformiza a pele. A longo prazo, ela proporciona um tratamento contra a flacidez e as linhas de expressão.
Uma boa hora para utilizar a argila preta é quando a pele estiver mais opaca ou quando estiver muito cansada, apresentando sinais de olheiras. Ela também funciona perfeitamente para ajudar na redução das marcas de espinhas. Você pode usá-la após um longo dia fora de casa, deixando-a agir por alguns minutos.
A argila branca tem efeitos similares às duas versões citadas anteriormente. A composição é feita por meio de minerais — extraídos de diferentes tipos de solo — como alumínio, magnésio, ferro e mais. Ela é extraída, na maioria das vezes, a partir do intemperismo de rochas sedimentares sílico-alumínicas.
A argila branca é indicada para peles de todos os tipos (normais, oleosas, mistas e acneicas). Entretanto, por conta do seu pH, ela é altamente indicada para peles sensíveis e desidratadas. Ela auxilia na reconstrução da firmeza da pele, estimulando a produção de fibras e elastina.
Como usar a argila branca? A resposta é simples! Primeiro, aplique uma pequena quantidade de produto misturado com água na pele (preferencialmente na mão), para checar se não há nenhuma possibilidade de reação alérgica. Se estiver tudo certo, pode usá-la livremente.
Por fim, a argila facial vermelha é bastante similar à branca com relação às contraindicações. Ela é indicada para todos os tipos de pele, tendo algas vermelhas na composição, e é rica em óxido de ferro, cobre e silício. Você pode usá-la não só na pele, mas também no cabelo.
A argila vermelha tem um efeito calmante e hidratante. Por ser rica em ferro e cobre, ela impede o ressecamento da pele e, consequentemente, o envelhecimento precoce. Ela combate a oleosidade e é uma ótima forma de limpar o rosto e se prevenir contra o aparecimento de cravos e espinhas.
Você pode usar a argila vermelha sempre que sentir a pele ressecada ou irritada. Para potencializar ainda mais os resultados, uma ótima dica é aplicar a máscara e deixar agir logo após utilizar um creme facial. Deixe a máscara descansando na pele por cerca de 10min antes de retirá-la.
Agora que você já conhece os principais tipos de argila, já pode investir em um deles para a sua rotina de cuidados com a pele, não é? Não deixe de visitar o blog da Belíssima Beauty e confira mais artigos com dicas de beleza e bem-estar.
Conheça também os produtos da Belíssima! O Collagen+, por exemplo, é um produto desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já o Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse o nosso site e veja mais informações sobre eles.
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…