Quais são os principais tipos de argila?
Ingredientes,

Quais são os principais tipos de argila?

8 de fevereiro de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Quais são os melhores tipos de argila facial? As máscaras de argila são uma tendência do mercado de beleza, proporcionando diversos benefícios para a pele. Elas têm gerado muitas dúvidas entre os consumidores, afinal, são muitas variações, com diferentes funções.

O blog da Belíssima Beauty preparou um guia sobre os principais tipos de argila para você adotar na sua rotina de skincare. Identifique qual é o melhor para o seu tipo de pele, além do momento certo para usá-la. Venha com a gente que te explicamos melhor!

Argila verde: para peles oleosas e acneicas

A argila verde é, com certeza, a mais conhecida e queridinha entre os principais tipos. A composição é rica em cálcio, óxido de ferro, magnésio, potássio e zinco, componentes essenciais para acalmar a pele. Ela tem um efeito matificante, absorvendo as impurezas e o excesso de sebo.

Um dos principais benefícios da argila verde é a redução do tamanho dos poros. Ela os torna mais fechados e discretos e consequentemente controla a oleosidade da pele. Já que auxilia no fechamento dos poros, a máscara também reduz a acne, diminuindo a vermelhidão e até mesmo as manchas.

Além disso, esse é um dos melhores tipos de argila para evitar o aparecimento de acne, já que possui um efeito bactericida. Você pode usá-la sempre que sentir a pele com bastante acne ou quando a oleosidade estiver muito alta. Não é recomendado aplicá-la todos os dias, somente em momentos específicos.

Argila preta: esfoliante e anti-inflamatória

O preto está entre as cores de argila mais adoradas, principalmente entre o público feminino. Isso porque, além de ser um excelente esfoliante e ter uma ação anti-inflamatória — devido à alta concentração de alumínio e silício —, ela ilumina e rejuvenesce a pele.

O cartão ativado é o principal ingrediente da argila preta. Ele é o responsável por remover as impurezas geradas pela poluição e pelo estresse. A máscara feita com esse tipo de argila também clareia e uniformiza a pele. A longo prazo, ela proporciona um tratamento contra a flacidez e as linhas de expressão.

Uma boa hora para utilizar a argila preta é quando a pele estiver mais opaca ou quando estiver muito cansada, apresentando sinais de olheiras. Ela também funciona perfeitamente para ajudar na redução das marcas de espinhas. Você pode usá-la após um longo dia fora de casa, deixando-a agir por alguns minutos.

modelo deitada em maca enquanto esteticista aplica um dos tipos de argila

Argila branca: peles sensíveis e desidratadas

A argila branca tem efeitos similares às duas versões citadas anteriormente. A composição é feita por meio de minerais — extraídos de diferentes tipos de solo — como alumínio, magnésio, ferro e mais. Ela é extraída, na maioria das vezes, a partir do intemperismo de rochas sedimentares sílico-alumínicas.

A argila branca é indicada para peles de todos os tipos (normais, oleosas, mistas e acneicas). Entretanto, por conta do seu pH, ela é altamente indicada para peles sensíveis e desidratadas. Ela auxilia na reconstrução da firmeza da pele, estimulando a produção de fibras e elastina.

Como usar a argila branca? A resposta é simples! Primeiro, aplique uma pequena quantidade de produto misturado com água na pele (preferencialmente na mão), para checar se não há nenhuma possibilidade de reação alérgica. Se estiver tudo certo, pode usá-la livremente.

Argila vermelha: hidrata e acalma a pele

Por fim, a argila facial vermelha é bastante similar à branca com relação às contraindicações. Ela é indicada para todos os tipos de pele, tendo algas vermelhas na composição, e é rica em óxido de ferro, cobre e silício. Você pode usá-la não só na pele, mas também no cabelo.

A argila vermelha tem um efeito calmante e hidratante. Por ser rica em ferro e cobre, ela impede o ressecamento da pele e, consequentemente, o envelhecimento precoce. Ela combate a oleosidade e é uma ótima forma de limpar o rosto e se prevenir contra o aparecimento de cravos e espinhas.

Você pode usar a argila vermelha sempre que sentir a pele ressecada ou irritada. Para potencializar ainda mais os resultados, uma ótima dica é aplicar a máscara e deixar agir logo após utilizar um creme facial. Deixe a máscara descansando na pele por cerca de 10min antes de retirá-la.

Confira mais dicas de beleza no blog da Belíssima Beauty

Agora que você já conhece os principais tipos de argila, já pode investir em um deles para a sua rotina de cuidados com a pele, não é? Não deixe de visitar o blog da Belíssima Beauty e confira mais artigos com dicas de beleza e bem-estar.

Conheça também os produtos da Belíssima! O Collagen+, por exemplo, é um produto desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já o Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse o nosso site e veja mais informações sobre eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

ovo de páscoa saúde da mente ácido latico coloridas saúde mental tratamento nutrição capilar mitos exercícios tarefas pele acneica natural ácido frango casa psoríase niacinamida hidratação festa junina dicas cuidados pessoais inverno empoderamento feminino protetor solar cuidados com as unhas receita adoçante meditação tipos de cabelo café manicure nhoque como usar bem-estar maquiagem sintomas como preparar olheiras treino whey colágeno em pó pepino melasma saúde menta retinol peeling o que é loiro spa day benefícios quinoa salada de bacalhau low carb para que serve alongamento como fazer saúde comer salada automassagem skincare açúcar demerara rugas argila lifestyle óleo de gergelim lanches saudáveis gergelim ácido mandélico vitiligo burrata salgadinho esfoliação antioxidantes oleosa salmão dieta refeições dermatite shampoo elasticidade ansiedade tratamentos petiscos Colágeno vaselina comidas tipos oleoso colágeno hidrolisado suplementação verdades alimentação babyliss práticas como usar protetor térmico cuidados com o cabelo colorir Envelhecimento cabelos grão-de-bico ingredientes fruta jantar cuidados bicicleta grisalho panqueca protetor térmico olhos água micelar sopa saúde do corpo mel cacau saúde capilar ovos iorgute shampoo a seco sérum vitamina manga perda dormir cuidados com a pele radicais livres cabelo cacheado meditação guiada molho condicionador Pele causas sensível penteados simples rotina arroz de couve-flor Beleza páscoa babosa unhas praia banana limpeza verão pele oleosa escova receitas tropical dia da saúde e nutrição açucar técnicas saudável carne dicas de saúde cabelo sinais curiosidades gelado alimentação saudável queda de cabelo