Para que serve a vaselina? Saiba tudo sobre ela
Ciência,
Ingredientes,

Para que serve a vaselina? Saiba tudo sobre ela

6 de fevereiro de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Você sabe para que serve a vaselina? Ela é um daqueles produtos que possui diversas funcionalidades e que, com certeza, você deve ter sempre guardado no armário para qualquer eventualidade. Você pode usá-la no seu dia a dia, em diferentes partes do corpo.

A vaselina é um produto baratinho, encontrado facilmente em qualquer farmácia, mas qual é a função dela? Quais são os benefícios dela para a nossa pele, o nosso corpo e até mesmo o nosso cabelo? O blog da Belíssima Beauty separou tudo o que você precisa saber sobre ela em um único artigo.

O que é a vaselina?

Afinal, o que é a vaselina? Ela é um produto gelatinoso, geralmente incolor ou levemente amarelado, derivado do petrolato. O petrolato, por si só, é uma substância que deriva do petróleo. Para se tornar a vaselina que conhecemos, ela precisa passar por alguns processos.

O primeiro passo para tornar a vaselina um ótimo produto para a pele é retirar a parafina e os óleos mais pesados. A partir disso, ela é direcionada para a sua principal finalidade, que pode variar entre a formulação de remédios ou de produtos para a pele.

Principais características

Para se ter uma ideia como é esse produto, além de sua característica incolor ou amarelada, ela também não possui cheiro. Entretanto, caso seja aquecida, ela solta um odor de petróleo extremamente leve. Ela também não é solúvel em álcool ou água e não tem sabor.

pote de produto representando para que serve a vaselina

Saiba para que serve a vaselina

Agora que já sabemos mais sobre as principais características dessa substância, a questão é: para que serve a vaselina? Como podemos usá-la para cuidar da pele? Vamos responder essas questões a seguir.

Pele

Como usar a vaselina para a pele? Ela é um ingrediente que compõe diversos cosméticos que usamos no dia a dia e serve diretamente para algumas regiões do corpo, principalmente as mais ressecadas. Você pode aplicá-la diretamente nessas áreas, fazendo uma massagem suave e relaxante.

Ela não serve somente para isso, pois também é um ótimo removedor de cutículas, por isso vale aplicar antes de fazer as unhas para deixá-las mais macias e facilitar o trabalho. A vaselina também ajuda o esmalte a não borrar, por isso espalhe pelas unhas e pelos cantos dos dedos para evitar esse tipo de empecilho.

A vaselina sólida é excelente para tratar tatuagens, principalmente quando elas ainda estão em fase de cicatrização. É só aplicar uma camada bem fininha de vaselina, que vai ajudar o processo a ser mais simples, removendo as casquinhas com facilidade. Você também pode usá-la para deixar as tattoos mais brilhantes.

Cabelo

É recomendado aplicar vaselina no cabelo? A resposta é sim! A vaselina tem diversos benefícios para os fios, ainda mais quando precisamos dar aquele toque final no penteado. Por exemplo, sempre que quiser eliminar as pontas duplas, esse produto ajuda elas a se juntarem, além de dar um brilho mais que bem-vindo.

Além disso, sempre que você sentir que o cabelo está desajeitado e não está ficando do jeito que você quer, a vaselina ajuda a controlá-lo. A dica é usá-la do mesmo jeito que você costuma usar o seu óleo de cabelo preferido. Ela vai ajudar você a dar um frizz nos fios.

Quem costuma tingir o cabelo em casa deve sofrer com a tinta entrando em contato com a pele, não é? É comum haver manchas quando isso acontece. A vaselina impede com que isso continue acontecendo, por isso aplique uma pequena quantidade na raiz, impedindo assim que a tinta entre em contato com a pele.

Rosto

Por fim, quais são os benefícios da vaselina para o rosto? Ela não se enquadra como hidratante, mas serve para outros pontos. Um dos principais auxílios é na maquiagem, tanto para fixá-la — no lugar do primer — como para removê-la. Porém, lembre-se sempre de mantê-la longe da região dos olhos.

Você sabia que a vaselina também atua como esfoliante para os lábios? Se misturá-la com um pouco de açúcar, ela vira um excelente esfoliante , removendo as células mortas e favorecendo a maciez. Em acréscimo, também pode ajudar a dar um brilho a mais nos tolerados, se você aplicar um pouco de vaselina com um pincel.

Confira mais dicas de beleza no blog da Belíssima Beauty

Gostou de saber para que serve uma vaselina? Você pode adicioná-la na sua rotina de cuidados com a pele, o rosto e o corpo, mas sempre com muito cuidado e usando pequenos. O blog da Belíssima Beleza oferece mais dicas de beleza, saúde e bem-estar. Confira!

Conheça os produtos da Belíssima Beauty! O Collagen+ , por exemplo, é um produto desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já o Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse o nosso site e veja mais informações sobre eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

ácido
ácido latico
ácido mandélico
açucar
açúcar demerara
adoçante
água micelar
alimentação saudável
alongamento
ansiedade
antioxidantes
argila
arroz de couve-flor
automassagem
babosa
babyliss
banana
Beleza
bem-estar
benefícios
bicicleta
burrata
cabelo
cabelo cacheado
cabelos
cacau
café
carne
casa
causas
Colágeno
colágeno em pó
colágeno hidrolisado
coloridas
colorir
comer
comidas
como fazer
como preparar
como usar
como usar protetor térmico
condicionador
cuidados
cuidados com a pele
cuidados com as unhas
cuidados com o cabelo
cuidados pessoais
curiosidades
dia da saúde e nutrição
dicas
dicas de saúde
dieta
dormir
elasticidade
empoderamento feminino
escova
esfoliação
exercícios
festa junina
frango
fruta
gelado
gergelim
grão-de-bico
grisalho
hidratação
ingredientes
inverno
iorgute
jantar
lanches
lifestyle
limpeza
low carb
manga
manicure
maquiagem
meditação
meditação guiada
mel
melasma
mitos
molho
natural
nhoque
niacinamida
nutrição capilar
o que é
óleo de gergelim
oleosa
oleoso
olheiras
olhos
ovo de páscoa
ovos
panqueca
para que serve
páscoa
peeling
Pele
penteados simples
pepino
perda
petiscos
praia
práticas
protetor solar
protetor térmico
psoríase
quinoa
radicais livres
receita
receitas
refeições
retinol
rotina
rugas
salada
salada de bacalhau
salgadinho
salmão
saudáveis
saudável
saúde
saúde capilar
saúde da mente
saúde do corpo
saúde menta
saúde mental
sensível
sérum
shampoo
shampoo a seco
sintomas
skincare
sopa
spa day
suplementação
tarefas
técnicas
tipos
tipos de cabelo
tratamento
tratamentos
treino
tropical
unhas
vaselina
verão
verdades
vitamina
vitiligo
whey