Você sabia que apesar de ser um único órgão, a pele possui partes diferentes com peculiaridades distintas? Pois é, isso explica por que a rotina de cuidados varia de acordo com cada área e também gera a dúvida: afinal, qual é a pele mais sensível do corpo?
Para começar, podemos dizer que a espessura e o pH da pele mudam de acordo com a região do corpo. Por conta disso, algumas partes necessitam de mais cuidados com a pele do que outras, sendo consideradas mais suscetíveis a fatores externos, como os radicais livres.
Nesse caminho, para que você possa descobrir qual é a pele mais sensível do corpo e saber como protegê-la, preparamos este artigo recheado de informações sobre o órgão. Continue a leitura e confira!
Desvendando a pele do corpo humano
Para saber qual é a pele mais sensível do corpo humano, é preciso compreender sua anatomia. Considerado o maior órgão do ser humano, a pele possui três camadas:
- epiderme: a mais externa, formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado, onde estão os poros e os pelos;
- derme: a parte intermediária, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, onde se localizam nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos e glândulas sudoríparas;
- hipoderme: a última delas, composta por células de gordura, que abriga veias e artérias.
Glândulas
Na parte da derme, a pele é rica em nervos, folículos capilares, vasos sanguíneos e glândulas. Algumas glândulas são importantíssimas para a vitalidade da pele, estando diretamente relacionadas à sensibilidade.
Por exemplo, as glândulas sebáceas são responsáveis pela liberação de sebo e são mais concentradas de cima para baixo na pele. Ou seja, à medida que vamos descendo pelo corpo, há menos glândulas sebáceas. Por isso, as pernas costumam ser bem mais secas do que o rosto.
pH
Outro fator que está atrelado à sensibilidade da pele é o pH, valor que indica o grau de acidez, alcalinidade ou neutralidade da pele. Ele é determinado pela quantidade de água, sais minerais, gordura e secreção tanto das glândulas sebáceas quanto sudoríparas, presentes na superfície do órgão.
Normalmente, uma pele saudável tem seu valor de pH em torno de 4,6 e 5,8 — o que é um pouco ácido. Caso fique mais ácido, o órgão estará propenso a sensibilidade e irritação, por outro lado, quanto mais neutro, mais suscetível ao crescimento de bactérias. Por isso, é importante seguir os cuidados adequadamente e mantê-la estável.
A sensibilidade da pele
Agora que você já sabe mais sobre a anatomia e os fatores da sensibilidade, que tal conhecer os tipos de pele presentes no órgão e descobrir qual é a pele mais sensível do corpo humano? Vem com a gente!
Braços e pernas
A pele dos braços e das pernas possui menos glândulas sebáceas do que a da parte de cima do corpo. Por isso, costuma ser mais ressecada e acaba necessitando de maior hidratação, principalmente nos cotovelos e joelhos.
Por outro lado, a camada córnea, parte da pele onde são depositadas células mortas que criam uma barreira protetora, é mais espessa, já que se tratam de áreas de atrito. Sendo assim, são menos sensíveis, mais resistentes e rígidas, para que não sejam suscetíveis a ferimentos e arranhões.
Mãos e pés
A pele das mãos é considerada a mais peculiar se comparada às outras partes do corpo. Isso porque ela se difere no dorso e na palma, sendo a primeira mais fina e a segunda mais grossa, com boa quantidade de tecido adiposo. Além disso, a pele dessa área é a que possui pH menos ácido, por isso, está mais propensa a desidratação e ressecamento.
A parte de cima do pé é bem parecida com a da mão: não tem pêlos nem glândulas sebáceas, mas é um pouco mais grossa. Já a sola é a parte do corpo que possui mais tecido adiposo, servindo como um amortecimento para o impacto do peso do corpo, sendo bem comum a presença de calos e ressecamento, o que pode sensibilizá-lá.
Cabeça
No couro cabeludo está presente uma pele sensível, que conta com vasos sanguíneos, muitos folículos (que formam o cabelo) e maior quantidade de glândulas sebáceas, já que a área precisa do sebo para a manutenção dos fios capilares.
Rosto
Para quem está se perguntando qual é a pele mais sensível do corpo, aqui vai uma dica: ela faz parte do rosto! Afinal, trata-se da região mais suscetível à ação dos agentes externos, como a radiação solar.
Com uma alta incidência de glândulas sebáceas, a pele do rosto é dividida em quatro tipos: seca, oleosa, mista ou normal. Sua sensibilidade está atrelada à sua espessura, tendo em vista que é a parte mais fina do corpo, tendo a área dos olhos apenas 0,05 mm de espessura.
Na verdade, a região ao redor dos olhos é a que ganha a disputa de pele mais sensível do corpo. A mímica facial ocasiona linhas finas na pele delicada, por isso, é preciso muito cuidado para tratar essa região.
Cuide de você de dentro para fora!
Descobriu qual é a pele mais sensível do corpo e quer saber como se proteger? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para garantir uma pele saudável é necessário seguir cuidados básicos no dia a dia, como higienização, hidratação e proteção solar, além de evitar exposição excessiva ao sol e água muito quente, e manter uma dieta rica em frutas e verduras.
Durante os seus cuidados com a pele do rosto e corpo, você também pode investir em nutricosméticos. Compostos por um mix de nutrientes, são suplementos alimentares que, aliados a uma alimentação equilibrada, garantem mais beleza e vitalidade.
Na Belíssima Beauty, você encontra duas opções: o Collagen+, produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, que estimula a produção da substância, e o Mega Hair, com ativos que favorece a formação de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os fortes de dentro para fora. Conheça!
Fontes consultadas:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (Brasil). Cuidados diários com a pele. SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, [S. l.], p. 1, 1 out. 2017. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados-diarios-com-a-pele/#:~:text=Evitar%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20excessiva%20ao%20sol,realizar%20esfolia%C3%A7%C3%B5es%20excessivas%20na%20pele. Acesso em: 6 set. 2022.
BEIERSDORF (Alemanha). Eucerin. Compreender a pele – Em diferentes partes do corpo. Sobre a pele, [S. l.], p. 1, 6 set. 2022. Disponível em: https://www.eucerin.pt/sobre-a-pele/conhecimentos-basicos-da-pele/a-pele-em-diferentes-partes-do-corpo#:~:text=A%20epiderme%20(a%20camadas%20exterior,%2C%20seca%2C%20oleosa%20e%20mista. Acesso em: 6 set. 2022.