Na hora de preparar suas receitas ou equilibrar o gosto daquele cafezinho da tarde, qual você escolhe: mel ou açúcar? Esses dois ingredientes, bastante utilizados na culinária brasileira, podem adocicar diferentes pratos. Você sabe qual deles é o mais indicado?!
Tanto o mel quanto o açúcar são calóricos e contam com uma composição recheada de carboidratos. Entretanto, apesar de características similares, são alimentos distintos, com propriedades e efeitos diferentes para o organismo.
Nesse caminho, para você saber mais sobre cada um deles e descobrir qual é o adoçante mais saudável, preparamos este artigo repleto de informações! Confira e aproveite!
Tipos de açúcares
Antes de decidir qual é a melhor opção, mel ou açúcar, nada melhor do que conhecer suas propriedades. O açúcar, cientificamente conhecido como sacarose, é formado pela condensação da frutose e da glicose, estando disponível no mercado em diferentes tipos, como:
Mascavo
Considerado o tipo mais bruto do ingrediente, o açúcar mascavo é extraído logo após o cozimento do caldo da cana. Justamente por não passar por um processo de refinamento, possui uma coloração mais escura e sabor encorpado, com uma composição altamente nutritiva, repleta de vitaminas e minerais.
Demerara
O açúcar demerara costuma ser bastante confundido com o mascavo, graças à sua coloração também amarronzada. Diferentemente do primeiro tipo, o ingrediente passa por um leve processo de refinamento, mas não contém aditivos químicos, o que mantém seus valores nutricionais altos.
Refinado
O açúcar refinado é o mais comum no mercado e, como o próprio nome sugere, passa por um intenso processo de refinamento, em que são adicionados alguns aditivos químicos para dar a coloração branca. Dessa forma, acaba perdendo algumas de suas propriedades nutricionais.
Cristal
Diferenciando-se somente por seus grandes grãos de coloração amarelada, o açúcar cristal está bem próximo do refinado. Entretanto, sua forma acaba dificultando a dissolução em água ou bebida, sendo mais utilizado na culinária propriamente dita.
Orgânico
Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico também não passa por um processo de refinamento e, além disso, tem um cultivo livre de agrotóxicos. Dessa forma, possui grãos mais grossos e cor mais escura.
Frutose
Diferente dos demais, a frutose é um tipo de açúcar extraído de frutas e do milho. Assim, conta com um sabor muito mais adocicado, mas possui menores valores nutricionais e é normalmente utilizado na produção de doces industrializados.
Propriedades do mel
O mel puro é produzido a partir do néctar das flores e processado por enzimas digestivas das abelhas. Usado desde a Antiguidade, o ingrediente é rico em glicose, frutose e carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia para o dia a dia.
Caracterizado por uma coloração que vai do amarelo ao marrom escuro, o mel é visto como um adoçante saudável e sua composição conta com pequenas quantidades de vitamina C, além de minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco. O alimento também possui flavonoides, compostos que atuam como antioxidantes no organismo.
Qual é a melhor opção: mel ou açúcar?
Após conhecer melhor a composição, é hora de responder: mel ou açúcar, qual é o adoçante mais saudável? Se você se deparar com essa questão, no aspecto nutricional, podemos dizer que o mel é a melhor opção, já que contém, em sua composição, mais nutrientes do que os demais tipos de açúcar. Como todo açúcar, deve ser usado com moderação.
Além disso, seu sabor pode adoçar diferentes receitas, sendo uma porção de 15 gramas capaz de adoçar uma caixa inteira de morangos, por exemplo. Entretanto, o ideal é investir em um produto de qualidade, se certificando que ele é puro e não possui conservantes que alterem suas propriedades.
Na falta do mel, a segunda opção mais saudável é o açúcar mascavo, justamente por passar por menos processos industriais de refinamento. Contudo, vale lembrar que qualquer excesso faz mal, então, independentemente da escolha, seja mel ou açúcar, a dica é evitar exageros.
Nutricosméticos: um mix de nutrientes para sua rotina!
Com todos esses detalhes, você conseguiu decidir entre o mel ou açúcar?! Então que tal aprender a turbinar sua rotina de cuidados com nutricosméticos? Na Belíssima Beauty, temos duas opções maravilhosas: o Collagen+ e o Mega Hair.
Desenvolvido com peptídeos bioativos do colágeno e outros ativos potentes, como ácido hialurônico e vitamina C, o Collagen+ auxilia na produção de colágeno pelo organismo. Além disso, o composto, aliado a uma refeição balanceada, contribui para o retardamento do envelhecimento precoce.
Já o Mega Hair é um suplemento produzido com biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua composição melhora a produção de queratina, proteína indispensável aos fios capilares, garantindo um cabelo forte e hidratado.
Acompanhe o blog da Belíssima Beauty
Gostou do conteúdo e não tem mais dúvidas na hora de escolher entre mel ou açúcar? Então, que tal aproveitar o tempo livre para navegar pelo blog da Belíssima Beauty? Explore as novidades e garanta dicas incríveis!
Fontes consultadas:
PEGORIN, Flávia. Adoce com mais saúde. Laboratório Oswaldo Cruz, Dicas de Saúde, p. 1. Disponível em: https://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/adoce-com-mais-saude. Acesso em: 27 maio 2022.
CRUZ, Sandra Helena da; SARTI, Danilo Augusto. A química do açúcar. Conselho Regional de Química – IV Região, QuímicaViva, p. 1, 7 dez. 2011. Disponível em: https://www.crq4.org.br/quimicaviva_acucar. Acesso em: 27 maio 2022.