Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos olhos? Essas são as linhas de expressão, comuns a partir dos 30 anos, que anunciam o processo de envelhecimento da pele.
Apesar de ser algo natural, muitas mulheres buscam formas de retardar esse processo de envelhecimento e reduzir as marcas na pele. A Belíssima Beauty preparou um conteúdo mostrando as causas e como diminuir linhas de expressão do rosto. Confira!
O que são linhas de expressão?
É importante entender melhor o que são linhas de expressão. Essas marquinhas aparecem devido à movimentação repetitiva dos músculos da face ao sorrir, chorar, franzir a testa ou fazer caretas.
Elas surgem involuntariamente e, com o passar dos anos, vão ficando mais aparentes e profundas no rosto. Isso faz parte do envelhecimento natural da pele, mas alguns fatores podem acelerar o processo.
Qual a diferença entre rugas e linhas de expressão?
Apesar de serem parecidas, rugas e linhas de expressão são diferentes. As primeiras são estáticas e permanecem aparentes mesmo quando o rosto está neutro. As segundas são dinâmicas, ou seja, surgem mais intensamente quando a face está demonstrando algum sentimento ou sensação.
Portanto, é possível dizer que as linhas precedem as rugas. Elas aparecem de forma mais leve na juventude e ficam mais intensas conforme a idade avança. Em determinado momento, as marcas se tornam mais frequentes e visíveis.
O que causa as linhas de expressão?
Afinal, o que causa linhas de expressão no rosto? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem fatores internos e externos para o surgimento de rugas e marcas faciais decorrentes do envelhecimento. Entenda a seguir.
Fatores internos
Os fatores internos estão relacionados ao funcionamento do organismo. Por exemplo, a redução na produção natural do colágeno e de elastina é uma das causas do surgimento de linhas de expressão.
A partir dos 30 anos, a síntese desses componentes pelo organismo é reduzida, o que leva à perda de elasticidade e de firmeza da derme. Por isso, em uma pele mais madura, essas marcas não “somem” naturalmente, formando linhas finas e rugas no rosto.
“A maior parte dos problemas cutâneos acontece no colágeno e na elastina, que são fibras proteicas complexas do tecido conjuntivo formadoras de parte do sistema de suporte. Quando ele se deteriora, torna a pele menos elástica, mais rígida, menos espessa, formando as rugas e aumentando a aspereza, o amarelamento, a atrofia e o surgimento de pintas pigmentadas”, explica o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821).
Fatores externos
Entre os fatores externos para o aparecimento de linhas de expressão estão exposição aos raios solares, alimentação inadequada, estresse, ansiedade, insônia, consumo de álcool e tabagismo. Todas essas causas estão relacionadas ao estilo de vida.
Esses hábitos favorecem a redução dos componentes essenciais para a saúde e a capacidade de renovação celular. Além disso, ações como alimentar-se mal, fumar, beber e tomar muito sol incentivam a ação dos radicais livres, que podem causar a degeneração do colágeno.
Como prevenir e tratar o surgimento de linhas de expressão?
Apesar de elas fazerem parte do processo natural do envelhecimento, tem como evitar as linhas de expressão ou, pelo menos, reduzir a aparência das marcas com alguns cuidados básicos no dia a dia. A seguir, você confere as principais dicas.
Evite hábitos não saudáveis
Alguns hábitos não saudáveis podem acelerar o processo de envelhecimento, como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas frequentemente. Segundo a SBD, o calor e o contato da fumaça na pele provocam a perda de elasticidade cutânea e reduzem o fluxo sanguíneo, contribuindo para a formação de rugas ao redor da boca.
Já o álcool altera a produção de enzimas que combatem os radicais livres, podendo favorecer os danos causados por esses componentes. Isso acelera o envelhecimento da pele e a deixa mais propícia a inflamações.
Use protetor solar diariamente
Uma dica simples para evitar linhas de expressão no rosto é usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. O filtro reduz os efeitos nocivos dos raios do sol e retarda o processo de envelhecimento da pele. Quando for passar muito tempo exposta, reaplique o produto a cada três horas.
Mantenha uma rotina de cuidados com a pele
Além do uso de filtro solar, outros cuidados com a pele podem ser incluídos na rotina. Tire um tempinho do dia para fazer um skincare. Não precisa ser nada muito elaborado, caso sua rotina seja agitada, mas não deixe esse autocuidado de lado.
O importante é, pelo menos, higienizar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. O acúmulo de sujeira, mesmo que imperceptível, pode obstruir os poros, causando oleosidade e favorecendo as marcas de expressão. Vale, também, hidratar a pele (processo que complementa a ingestão de água).
Aposte em nutricosméticos
Uma forma de obter nutrientes necessários à saúde da pele é investir em nutricosméticos. Um exemplo é o COLLAGEN+, da Belíssima. Ele tem baixa caloria e é livre de metais pesados, hormônios, sódio e glúten.
Esse suplemento também contém as vitaminas B6, C e E na fórmula (que agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres) e zinco, mineral importante para formar as células da pele. Outro componente da fórmula é o ácido hialurônico, que hidrata, garante elasticidade e maciez à cútis e reduz as linhas de expressão.
“Os nutricosméticos são suplementos orais que têm na fórmula nutrientes e antioxidantes direcionados a cuidar da pele, dos cabelos e das unhas”, explica a nutricionista Laís Coelho (CRN 41763). Eles complementam a alimentação saudável e equilibrada, principalmente para dias corridos.
Você sempre belíssima
Gostou do conteúdo? Que tal aproveitar e já garantir os nutricosméticos essenciais para manter sua pele saudável e com a firmeza e elasticidade em dia? Com o colágeno da Belíssima, você desacelera o surgimento de marcas de expressão e rugas e fica ainda mais linda com o passar do tempo. Confira!
Fontes consultadas:
BARRICHELLO, Bianca et al. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2020
ENVELHECIMENTO. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/. Acesso em: 5 nov 2023.