Ciência

Descubra quais são os principais benefícios do café!

Você sabia que dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café? Com objetivo de estimular o consumo, a data celebra um dos maiores produtos que movimentam a economia mundial. E se você quiser fazer parte dessa comemoração, nada melhor do ficar por dentro dos principais benefícios do café!

Produzido a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, o café é saboreado há milhares de anos e oferece inúmeras vantagens para o organismo. Quer saber quais são? Venha com a gente e confira!

Promove a termogênese no organismo

Como sabemos, o principal ativo do café é a cafeína. A cafeína, por sua vez, é um dos principais ativos termogênicos estimulantes. Os termogênicos recebem esse nome por serem capazes de estimular a produção de calor pelo organismo, ou seja, realizar sua termogênese.

O consumo isolado de alimentos/suplementos termogênicos, como o café, não é capaz de gerar perda significativa de peso como muitos acreditam. Estudos publicados no International Journal of Obesity mostram que o consumo desses componentes pode elevar o gasto energético em até 5%, um percentual pequeno para quem realmente quer perder peso.

Porém, ativos termogênicos são capazes de alterar a percepção de cansaço trazendo maior disposição para a prática de atividades cotidianas e/ou físicas. Se seu consumo for parte de uma estratégia nutricional e física, um dos benefícios do café será sua atuação como facilitador do processo de queima de gordura e perda de peso.

Diminui o risco de depressão

A literatura em torno da cafeína, principal ativo presente no café, é extensa e amplamente estudada há anos. Alguns autores concluíram que o consumo diário de doses moderadas do café, torrado adequadamente, pode contribuir na prevenção da depressão. A razão disso é que ele contém compostos quinídeos derivados do ácido clorogênico, substância age diretamente sobre o sistema de gratificação (felicidade) do cérebro.

Segundo cientistas da Harvard School of Public Health, a cafeína estimula o sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais: noradrenalina, dopamina e serotonina — os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Alivia o estresse

A cafeína e os derivados do ácido clorogênico também podem ajudar a aliviar os sintomas de estresse momentaneamente. Conforme falamos anteriormente, os termogênicos estimulantes, como a cafeína, atuam no sistema nervoso central, bloqueando diversos receptores. Esse bloqueio interrompe a ligação de determinadas substâncias ao cérebro, como o caso da adenosina – substância causadora do estresse.

Ao bloquear o “acesso” desta substância ao cérebro a percepção de seus efeitos, como por exemplo a tensão, são momentaneamente reduzidos contribuindo para a melhora de humor e diminuição do sentimento de exaustão.

Auxilia na digestão

Tanto o café tradicional quanto o café gourmet podem auxiliar no processo digestivo quando consumidos após as refeições. Isso porque a cafeína estimula o peristaltismo (contrações musculares) facilitando a ação digestiva.

O café também contribui para o aumento nos níveis de colecistocinina, hormônio que regula os movimentos do intestino. Essa é a explicação científica para as pessoas que comumente sentem vontade de ir ao banheiro logo após tomar café. Além de facilitar a digestão, ele favorece a saúde intestinal.

Tem efeito anti-inflamatório

Justamente por contar com uma alta concentração de antioxidantes em sua composição, o café oferece um efeito anti-inflamatório bastante benéfico para o organismo. Esses antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, que em excesso atacam células sadias e geram inflamações.

Como sabemos, substâncias antioxidantes são fundamentais para a prevenção de doenças em geral e, principalmente, na prevenção do envelhecimento precoce. A diminuição do processo de oxidação celular adiantada, causada pelo excesso de radicais livres no organismo, também faz parte dos benefícios do café para o rosto e o corpo.

Melhora a memória e ajuda na concentração

Em uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foi constatado que o café também pode atuar na melhora da memória. De acordo com o estudo, publicado no Nature Neuroscience, após ingerir a bebida, o cérebro apresenta um nível mais profundo de retenção de lembranças.

A bebida também é uma boa opção para quem deseja ter mais atenção e concentração no dia a dia. O motivo disso é que, ao ingerir a substância, o organismo libera adrenalina, deixando o corpo em estado de alerta.

Contribui para a saúde cardiovascular

Um dos benefícios do café (descafeinado ou cafeinado) é contribuir para saúde do coração. Tomar café em doses adequadas também pode favorecer a saúde cardiovascular. Ainda segundo a pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, ao ingerir quatro doses da bebida, diariamente, é possível diminuir em até 11% os riscos de insuficiência cardíaca.

Por ser rico em polifenóis, o café também ajuda o coração a bombear o sangue adequadamente e controla as ações dos radicais livres, responsáveis por aumentar o colesterol ruim. Com isso, a substância evita possíveis patologias no órgão.

Previne a diabetes

Ainda entre os benefícios do café, está a prevenção da diabetes tipo 2. Contando com ácido clorogênico e magnésio, a bebida contribui para melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose, auxiliando na redução dos riscos de doenças crônicas.

Entretanto, é importante salientar que isso ocorre somente quando a bebida é consumida com moderação — quatro xícaras diárias. Afinal, seu excesso pode elevar os níveis de glicose no organismo.

Diminui os riscos do desenvolvimento de certos tipos de câncer

Você sabia que o consumo de café também pode estar associado a um menor risco de desenvolvimento de certos tipos de cânceres, como o de próstata, mama, ovários e cólon? Isso também é resultado da ação dos antioxidantes presentes em sua fórmula.

Basicamente, por contar com uma quantidade relevante de ácido clorogênico, cafeína, tocoferóis (vitamina E) e compostos fenólicos, a bebida ajuda a proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres. Isso diminui a inflamação do organismo e danos ao DNA das células.

Como garantir esses e outros benefícios para a saúde?

E aí, se interessou e quer garantir todos os benefícios do café (com ou sem açucar) para o seu organismo? Então não deixe de incluir a bebida, moderadamente, no seu dia a dia. Caso queira turbinar a rotina de cuidados e garantir outras vantagens, aposte nos nutricosméticos da Belíssima Beauty!

Produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, o Collagen+ é um produto que auxilia na produção de colágeno no organismo. Sua fórmula possui ativos potentes, como o ácido hialurônico e a vitamina C, que proporcionam o aumento da elasticidade da pele e o retardamento do envelhecimento.

Já o Mega Hair é um suplemento que favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios capilares. Contando com biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, o nutricosmético ajuda a manter os cabelos mais fortes e resistentes.

Então, agora que você já conhece todos os benefícios e já sabe como turbinar sua rotina de cuidados, que tal aproveitar o Dia Mundial do Café para saboreá-lo? Caso queira garantir algumas receitas para acompanhá-lo, não deixe de conferir nossas dicas aqui no blog da Belíssima!

Fontes consultadas:

Borota, D., Murray, E., Keceli, G. et al. Post-study caffeine administration enhances memory consolidation in humans. Nat Neurosci 17, 201–203 (2014). https://doi.org/10.1038/nn.3623. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nn.3623. Acesso em: 24 mar. 2022.

RAMALHO, M. E. O.; SOARES, N. M. CAFÉ E SEUS BENEFÍCIOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 285–292, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.356. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/356. Acesso em: 24 mar. 2022.

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago