Para deixar sua pele saudável, os cuidados devem ir muito além do uso de hidratantes, protetor solar e outros cosméticos. Também é essencial consumir alimentos bons para pele, com nutrientes que vão contribuir para você ficar ainda mais bela.
Entre os alimentos saudáveis que devemos inserir na nossa dieta, estão aqueles ricos em vitaminas A, B, C e E, além de ômega-3 e minerais, como selênio e zinco. Esses componentes são poderosos para promover ação antioxidante e anti-inflamatória. Vamos entender mais sobre eles a seguir!
Alimentos ricos em vitamina A
A vitamina A é um nutriente essencial para a formação do colágeno, uma das proteínas mais importantes para a firmeza e a sustentação da pele. Além disso, ela contribui para a renovação celular, processo fundamental para a saúde e a hidratação da cútis.
Por isso, ao pensar em uma alimentação mais saudável e benéfica para a pele, vale a pena inserir alimentos ricos em vitamina A na dieta, como:
- ovo (principalmente a gema);
- leite integral;
- derivados de leite, como manteiga e queijo;
- manga;
- mamão;
- caju;
- abóbora (jerimum);
- cenoura;
- pêssego;
- damasco.
Alimentos ricos em vitamina B
As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, biotina, ácido fólico e B12), são importantes para auxiliar no metabolismo energético, na produção de sangue e na manutenção da saúde cutânea.
Entre elas, a biotina é essencial para a pele e os cabelos. Isso porque ela atua na produção de proteínas, como a queratina. Inclusive, a deficiência dessa substância pode causar inflamação na pele, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.
Então, entre as nossas dicas de alimentação saudável, listamos alimentos bons para pele, ricos em vitamina B e, principalmente, biotina. Confira:
- carne vermelha;
- amêndoas;
- avelãs;
- castanhas;
- ervilhas;
- couve;
- pimentão vermelho.
Alimentos ricos em vitamina C
Os alimentos com vitamina C não são importantes apenas para fortalecer o sistema imunológico, mas também para incentivar a produção de colágeno. Além disso, esse nutriente possui efeitos antioxidantes, atuando na defesa das ações dos radicais livres (que, em excesso, contribuem para o envelhecimento cutâneo).
Como essa vitamina não é produzida pelo organismo, é preciso ingeri-la por meio de alimentos. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, alguns legumes e verduras. Confira abaixo:
- brócolis;
- pimentão amarelo;
- goiaba;
- acerola;
- laranja;
- limão;
- morango;
- abacaxi;
- tangerina;
- kiwi.
Além desses, o mamão e a couve, principalmente quando consumida crua, em sucos verdes, por exemplo, são exemplos de alimentos bons para pele e boas fontes de vitamina C.
Alimentos ricos em vitamina E
A vitamina E é mais um nutriente que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, essencial para combater o envelhecimento precoce das células da pele. Entre os benefícios para a pele, estão a melhora da elasticidade e do viço, reduzindo as linhas de expressão.
Para apostar em bons alimentos com vitamina E, o segredo é investir em óleos vegetais e gorduras boas, encontrada em vegetais escuros e sementes oleaginosas, como:
- amendoim;
- castanha-do-pará;
- azeitona;
- abacate;
- espinafre;
- rúcula;
- agrião;
- gérmen de trigo.
Ômega-3 também é um bom nutriente para a pele
Também conhecido como ácido graxo, o ômega-3 é outro nutriente que possui potencial anti-inflamatório, o que colabora para a redução de rugas e a revitalização da pele, além de prevenir dermatites.
“O ômega-3 é amplamente estudado na ciência e possui efeitos comprovados na manutenção dos processos inflamatórios do organismo humano”, explica a nutricionista Lais Coelho (CRN 41763).
“Essa substância auxilia na redução da inflamação das articulações, reduz o risco de problemas cardiovasculares e retarda os sinais do envelhecimento. Há estudos que associam o consumo regular de ômega-3 à prevenção de doenças como Alzheimer e diabetes”, completa.
O ômega-3 é composto por três tipos: ALA (alfa linolênico), encontrado em óleos vegetais, DHA (ácido docosahexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico), ambos presentes no fígado de bacalhau, nos óleos de peixe e na sardinha. Você também pode obter ômega-3 investindo em comidas saudáveis, como:
- linhaça;
- chia;
- nozes;
- anchova;
- salmão;
- atum;
- pescada.
Aposte em nutricosméticos para potencializar sua alimentação
Além de investir em uma dieta balanceada e rica em alimentos bons para pele, você pode turbinar os efeitos benéficos desses nutrientes usando nutricosméticos. São produtos ricos em componentes que auxiliam a manter a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.
Um exemplo é o Collagen+, da Belíssima. Ele é um nutricosmético com o colágeno mais puro do mercado, livre de produtos químicos e com outros componentes essenciais tanto para a hidratação da pele quanto para a redução das linhas de expressão, como ácido hialurônico, ortosilícico, vitamina B6, biotina, zinco e selênio.
Você pode consumi-lo em cápsulas ou em pó — essa opção é perfeita para incrementar suas receitas, como vitaminas, saladas de frutas e muito mais. Que tal dar uma chance para os nutricosméticos?
Leia também: como ter uma alimentação saudável
Gostou das nossas dicas para cuidar da sua pele por meio dos alimentos? Sugerimos que você também confira nosso artigo sobre como ter uma alimentação saudável para garantir ainda mais bem-estar e ficar belíssima de dentro para fora!
Fontes consultadas:
AN. BRAS. DERMATOL., 2003, Rio de Janeiro. Vitamina C, 2003. DOI https://doi.org/10.1590/S0365-05962003000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/hgLDMrqkx63MpNKC8XH5TzG/?lang=pt. Acesso em: 1 set. 2021.
BARRICHELLO, Bianca et al. Efeitos da administração oral do ácido hialurônico no envelhecimento cutâneo: uma revisão. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, [s. l.], v. 1, ed. 1, p. 39-43, 2020. DOI 10.48051/rcec.v1i1.23. Disponível em: https://journal.healthsciences.com.br/index.php/rcec/article/view/23. Acesso em: 1 set. 2021.
MANGELA, Talicia Pereira de Araújo et al. Benefícios da vitamina C na pele. Enciclopédia Biosfera, [s. l.], 30 mar. 2021. DOI 10.18677/EnciBio_2021A4. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2021A/beneficios.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.
RUBERT, Aline et al. Vitaminas do complexo B: uma breve revisão. Revista Jovens Pesquisadores, [s. l.], janeiro 2017. DOI 10.17058/rjp.v7i1.9332. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318253267_Vitaminas_do_complexo_B_uma_breve_revisao. Acesso em: 1 set. 2021.