Descubra o que é, seus benefícios e como preparar quinoa!
Ingredientes,
Receitas,

Descubra o que é, seus benefícios e como preparar quinoa!

18 de novembro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Apesar de ser considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos alimentos mais completos do mundo, não são todos que sabem como preparar quinoa. Com um altíssimo valor nutricional, esse tipo de semente possui uma história milenar, sendo cultivada na América do Sul a mais de 5 mil anos.

Também conhecida por seu nome científico Chenopodium quinoa Willd, a quinoa é uma excelente fonte de proteínas e fibras, o que garante inúmeros benefícios para quem a consome. Versátil, pode ser preparada de diferentes formas e usada nas mais variadas receitas.

Ficou interessado e quer saber mais a respeito do alimento? Não se preocupe! Neste artigo, você vai descobrir o que é, as vantagens de consumir e como preparar quinoa. Vem com a gente e confira!

Quinoa: principais tipos e composição

Antes de colocar a mão na massa e descobrir como preparar quinoa, nada melhor do que ficar por dentro dos detalhes sobre o alimento. Para começar, podemos dizer que a semente pode ser encontrada em três diferentes tipos:

  • branca: com sabor delicado, ligeiramente aveludado, sendo mais comum é consumida;
  • vermelha: com sabor semelhante a nozes e textura levemente crocante;
  • preta: com sabor mais forte e textura super crocante.

Todos os tipos são altamente nutritivos, não contêm glúten e possuem na composição proteínas, vitaminas, fósforo, ferro, zinco, fibras, cálcio e fitoestrógenos. No mercado, também é possível encontrar a quinoa em flocos, grãos ou farinha, uma variedade que a transforma em um ingrediente versátil, para compor diferentes pratos.

Benefícios da quinoa para saúde e bem-estar

Graças ao seu alto potencial nutritivo, ao incluir a quinoa no cardápio, você pode garantir diversos benefícios para saúde e bem-estar. Veja a seguir a lista que preparamos com algumas dessas vantagens!

Ajuda na formação e manutenção dos músculos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quinoa é uma fonte de proteínas semelhante ao leite, onde cerca de 100 g da semente possuem 14 g de proteínas. Esses nutrientes desempenham um papel estrutural de construção, manutenção e reparo dos tecidos corporais, principalmente dos músculos.

Fortalece os ossos

A quinoa também conta com boas quantidades de cálcio, fósforo e magnésio em sua composição, minerais importantíssimos para o fortalecimento dos ossos. Além disso, a semente contém o aminoácido lisina, que auxilia o corpo na absorção de cálcio.

Aumenta a imunidade

Os antioxidantes são agentes fundamentais para o combate às ações dos radicais livres. Assim, por ser fonte de vitaminas C, E e flavonoides, como quercetina e kaempferol (potentes antioxidantes), a quinoa ajuda a aumentar a imunidade, fortalecendo o organismo contra invasores indesejáveis.

Contribui para o funcionamento intestinal

Você sabia que as fibras têm o poder de regular o trânsito intestinal? Esses nutrientes, presentes em grandes quantidades na quinoa, atuam na formação e eliminação do bolo fecal, o que contribui para o funcionamento saudável do intestino e pode até mesmo favorecer o emagrecimento.

Auxilia no controle glicêmico

Por contar um baixo índice glicêmico, a quinoa, ao ser consumida, vai liberando energia aos poucos para o organismo, o que não provoca picos de açúcar no sangue. Assim, auxilia no controle dos níveis de glicose do corpo, sendo um alimento altamente indicado para diabéticos.

Por que hidratar a quinoa antes de consumi-la?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios, é hora de descobrir como preparar quinoa. Antes de pensar nas receitas, é importante entender por que e como hidratar a quinoa em grãos.

Assim como outras sementes, a quinoa crua pode contar com saponina, uma substância que confere um gosto amargo ao alimento. Há também a presença de fitato, um antinutriente que impede o organismo de absorver vitaminas e minerais, associando-se a eles.

Por isso, para retirá-los e garantir uma quinoa nutritiva, é recomendado lavar os grãos em água corrente com a ajuda de uma peneira fina antes de consumir. Depois disso, também é preciso deixá-la de molho por, no mínimo, 30 minutos.

Deliciosas receitas com quinoa

Ao entender a importância de hidratar o alimento antes do consumo, você já pode partir para as receitas com quinoa. Para te ajudar, separamos duas deliciosas opções. Confira!

Salada de quinoa

Pensando em um complemento saudável e saboroso para um jantar especial? Que tal apostar em uma salada de quinoa? Para isso, você só precisará de:

Ingredientes

  • 250 g de quinoa branca em grãos lavada;
  • 1 cenoura ralada;
  • 1 tomate sem pele e sem sementes picado em cubos;
  • 1 colher de sopa de cebolinha-verde picada;
  • ½ colher de chá de páprica;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • ½ colher de sopa de gengibre ralado;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

  1. Em uma panela média, adicione 1 litro de água e deixe ferver. Coloque a quinoa lavada, a páprica e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos com a panela tampada. Desligue o fogo, escorra a água e reserve.
  2. Em outra panela pequena, aqueça o azeite e frite o gengibre até que fique dourado. Adicione a cenoura e deixe refogar.
  3. Desligue o fogo, acrescente a quinoa cozida, o tomate e a cebolinha. Misture bem e passe para um refratário de vidro. Sirva como desejar.

Risoto de quinoa

O risoto de quinoa é uma excelente alternativa de prato principal. Além de ser nutritivo e muito apetitoso, agrada os mais diversos paladares. Veja como preparar:

Ingredientes

  • 2 xícaras de quinoa branca em grãos lavada;
  • ½ xícara de vinho branco;
  • 1 cebola;
  • 1 talo de alho-poró em rodelas (despreze as folhas e parte branca);
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela em fogo médio, adicione um fio de azeite, a cebola e o alho-poró. Deixe fritar até que fique transparente. Depois, adicione a quinoa lavada, misturando bem;
  2. Acrescente o vinho branco e, aos poucos, coloque o caldo de legumes, misturando sempre sem deixar secar. Nesse processo, deixe cozinhar por 20 a 30 minutos. Desligue o fogo e passe a mistura para um refratário. Adicione o queijo ralado, mexa bem e sirva como desejar.

Turbine seu cardápio com nutricosméticos!

Viu como preparar quinoa pode ser fácil e trazer inúmeros benefícios para o seu dia a dia? Então, agora, que tal aprender a cuidar de você de dentro para fora com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, garantem ainda mais beleza e vitalidade para você.

scoop com collagen+

Na Belíssima Beauty, você encontra duas opções incríveis. Desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, ácido hialurônico, selênio, zinco e outros ativos, o Collagen+ estimula a produção da substância pelo organismo enquanto auxilia no combate aos radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Já o Mega Hair, é um nutricosmético feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua fórmula favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios capilares, proporcionando um cabelo resistente, brilhante e saudável. Demais, né? Conheça!

Fontes consultadas: 

CERQUETANI, Samantha. Quinoa faz bem para o intestino? Conheça 8 benefícios da semente. Viva Bem, [S. l.], p. 1, 3 jan. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/03/quinoa-ajuda-no-funcionamento-do-intestino-conheca-8-beneficios-da-semente.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

queda de cabelo fruta protetor térmico dieta whey açúcar demerara ansiedade tratamentos saudável condicionador automassagem inverno festa junina iorgute colágeno hidrolisado melasma cuidados com a pele Pele perda radicais livres cacau alimentação casa cabelos Colágeno práticas dicas colágeno em pó treino low carb alimentação saudável vaselina dia da saúde e nutrição saúde menta manga pele oleosa ovo de páscoa olheiras lanches o que é esfoliação mel salmão receita sopa sérum salada sensível banana dermatite colorir exercícios verdades cuidados com o cabelo ingredientes dicas de saúde comer técnicas sinais shampoo a seco nutrição capilar oleosa cuidados retinol receitas coloridas spa day nhoque Envelhecimento tratamento saúde argila babosa sintomas hidratação suplementação lifestyle burrata protetor solar para que serve penteados simples como preparar benefícios pele acneica empoderamento feminino skincare jantar rugas salgadinho vitiligo ácido latico meditação meditação guiada oleoso gergelim babyliss cuidados pessoais salada de bacalhau cabelo cacheado psoríase natural saúde da mente limpeza grisalho adoçante unhas olhos bicicleta loiro ácido café quinoa mitos elasticidade refeições tropical grão-de-bico como usar manicure rotina cabelo dormir petiscos tipos de cabelo Beleza shampoo ovos curiosidades comidas como usar protetor térmico páscoa saúde do corpo vitamina alongamento saudáveis causas pepino saúde mental verão açucar óleo de gergelim niacinamida água micelar saúde capilar maquiagem como fazer peeling ácido mandélico arroz de couve-flor escova antioxidantes bem-estar cuidados com as unhas tipos gelado praia panqueca tarefas frango molho carne