Um dos primeiros sinais de que estamos envelhecendo são marcas de expressão no rosto, como os pés de galinha ao sorrir. Mesmo que não exista uma fórmula mágica para acabar com elas, você pode aprender formas de como evitar rugas ou, quem sabe, amenizá-las.
Antes de tudo, vamos entender o que são rugas e o que leva ao aparecimento delas. Assim, fica mais fácil para você saber como evitar rugas e linha de expressão no rosto, que podem incomodar bastante com o passar dos anos.
O que são rugas?
Basicamente, podemos dizer que a ruga é apenas um sinal de que a pele está envelhecendo e perdendo a elasticidade. Isso acontece por causa da perda de colágeno que ocorre naturalmente conforme o tempo passa.
“Os sinais que aparecem na pele madura surgem, principalmente, pela perda de colágeno, elastina e ácido hialurônico no nosso organismo. Essas substâncias promovem a sustentação, elasticidade e hidratação do maior órgão do nosso corpo. Fatores genéticos, exposição solar e cuidados diários influenciam no aparecimento das rugas e linhas de expressão”, explica o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821).
Ou seja, o corpo para de produzir as mesmas quantidades de substâncias importantes, que mantêm a pele firme, e as linhas de expressão ficam marcadas. É o mesmo processo de quando a pele fica flácida, ambos são sinais naturais de envelhecimento.
Tipos de rugas
Existem duas classificações para as rugas: dinâmicas e estáticas. As primeiras são aquelas que ficam visíveis ao fazer algum movimento no rosto, como uma careta, as verdadeiras marcas de expressão; as segundas são aquelas que, mesmo em repouso, são claramente perceptíveis.
A partir dessa classificação, é possível identificá-las pelos nomes populares, como “bigode chinês” — muita gente quer saber como evitar rugas ao redor da boca — e os “pés de galinha”.
O que causa rugas?
São vários fatores que contribuem para deixar a pele com rugas. A contração do rosto ao fazer expressões é o mais conhecido, pois, conforme fazemos o mesmo movimento ao longo do tempo, a face fica marcada. Sorrir, franzir a testa, etc., coisas comuns do dia a dia podem deixar as marcas faciais.
“É importante entendermos que, com o passar dos anos, nosso organismo diminui a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele; elastina, responsável pela elasticidade da pele, e ácido hialurônico, responsável pelo preenchimento. Além do fator genético, alguns hábitos podem influenciar no aparecimento precoce das rugas”, acrescenta o nutricionista.
Outras causas para o surgimento das temidas rugas que valem o destaque são:
- Estresse;
- Má alimentação;
- Excesso de açúcar no corpo;
- Exposição solar sem proteção;
- Hábito de fumar;
- Poluição.
Todos esses fatores, combinados ou não, podem deixar a sua pele marcada com expressões que você não gosta. Porém, nada está perdido. Existem muitas formas de reduzir o aparecimento de marcas na pele. Veja maneiras de como prevenir rugas a seguir!
Como prevenir o aparecimento de rugas
Ao se olhar no espelho, você nota os primeiros sinais da idade e quer minimizá-los ou pará-los por aí. Então, é hora de promover uma mudança nos seus hábitos e, quem sabe, incluir tratamentos estéticos e suplementação alimentar à sua rotina.
Como dito anteriormente, não existe uma fórmula mágica de como evitar rugas do sono, expressivas, etc. Mas algumas dicas podem fazer a diferença para retardar o aparecimento e amenizá-lo! Confira.
Pratique exercícios
A prática regular de atividade física ajuda a pele a se manter mais elástica e bem-cuidada. Além disso, os exercícios estimulam a produção de substâncias antioxidantes no corpo, que são ótimas contra o envelhecimento.
Use protetor solar
Os raios solares são grandes vilões da nossa pele. Mesmo deixando um bronzeado maravilhoso, se o protetor solar não for usado corretamente, os sinais do envelhecimento podem aparecer mais rapidamente. Então, usar a proteção não é necessária apenas nos dias de praia e piscina, mas sim diariamente.
Hidrate bem a pele
Junto ao protetor solar, o hidratante deve ser um item indispensável na sua rotina de cuidados diários. Com a hidratação, a pele fica em bom estado e bem cuidada. Outra forma de hidratar, além dos cremes, é beber bastante água. Dessa forma, você está se cuidando de dentro para fora!
Evite cigarro, álcool e muito açúcar
Todos estes itens possuem substâncias que são prejudiciais para o nosso corpo e também para nossa pele. O cigarro, por exemplo, é um dos responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, evitar o tabagismo, o álcool e o açúcar ajuda a evitar o aparecimento das rugas.
Tenha uma alimentação saudável
Inclua alimentos saudáveis e que tenham ativos antioxidantes na sua rotina alimentar. A vitamina C, presente em muitas frutas, é um exemplo disso, que faz muito bem para a pele e para o corpo em geral.
Todos esses cuidados vão ajudar a sua pele a se manter mais jovem. Como não há uma idade certa para as rugas aparecerem, o ideal é mantê-los durante a vida toda, principalmente, a partir dos 25 anos de idade.
Tratamentos estéticos
Os tratamentos estéticos são uma alternativa para quem quer potencializar ainda mais os cuidados para evitar o aparecimento das rugas. Entre os principais, podemos citar o peeling, o preenchimento e o uso de ácido hialurônico ou ativos de colágeno — que podem ser aplicados diretamente na pele.
Suplementação alimentar: uma grande ajuda
Passar cremes ou outros produtos na pele que tenham as substâncias necessárias para cuidar da elasticidade é bom. Mas imagine poder tomar um suplemento que tenha todas elas em cápsulas ou pó. Os cuidados viriam de dentro para fora, o que é ainda melhor!
Saiba que isso é possível com a linha de suplementos Belíssima. O Collagen+ é um produto feito com colágeno puro e orgânico, em forma de peptídeos, para ser absorvido ainda mais rapidamente pelo organismo.
Além disso, é enriquecido com ácido hialurônico, biotina, ácido ortossilícico e muitas vitaminas. Todos os ingredientes agem junto ao colágeno, potencializando ainda mais os seus efeitos. Conheça o Collagen+ e fique ainda mais belíssima!