Com a correria do dia a dia e a instantaneidade da internet, ficou ainda mais difícil saber como cuidar da saúde mental. Afinal, não é tão simples equilibrar a vida pessoal e profissional tão agitada enquanto tratamos de nossas emoções.
De acordo com documento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito da saúde mental na pandemia e pós-pandemia, determinou-se um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais ao redor do mundo. Segundo os dados, os índices de casos de ansiedade e depressão se destacaram.
Nesse caminho, algumas dicas importantes de como cuidar da saúde mental e emocional. Continue a leitura e confira!
1. Atente-se à alimentação
Já ouviu a expressão “você é o que você come”? Pois é, quando falamos em saúde mental, também estamos tratando da alimentação. Uma alimentação não balanceada e pouco nutritiva afeta diretamente o funcionamento da microbiota intestinal, responsável por produzir uma grande quantidade de serotonina (quase 90%), conhecida como hormônio da felicidade.
Além disso, a falta de nutrientes ou o excesso de alimentos gordurosos pode ocasionar estresse por falta de antioxidantes e inflamação das células. Tudo isso pode acarretar casos de ansiedade e até mesmo depressão. Por isso, a dica é se atentar ao que coloca para dentro e priorizar alimentos saudáveis.
2. Pratique atividades físicas
A OMS define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por isso, para garantir maior qualidade de vida e melhorar sua saúde mental, não esqueça de investir na saúde física, praticando exercícios.
Ao executar essas atividades, o organismo libera diferentes hormônios, como endorfina, serotonina, adrenalina, somatotrofina e cortisol. Juntamente aos neurotransmissores, as substâncias ajudam a regular o sono e a digestão, a melhorar a pressão sanguínea e os processos corporais, além de causar a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.
3. Tire um tempo para você
Investir no autocuidado também é uma alternativa para quem deseja descobrir como cuidar da saúde mental. Tirar um tempo para fazer o que você gosta, relaxar e se distrair é fundamental para aliviar a pressão do dia a dia.
Para isso, você pode apostar em um dia de cuidados com a pele ou cabelos, ler um livro, assistir uma série ou sair com os amigos. O ideal é optar por uma atividade que te faça se afastar de sentimentos negativos, como o estresse.
4. Busque equilíbrio
Buscar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é a chave para cuidar das emoções. Nesse caminho, a ideia é zelar pela sua saúde mental no trabalho, organizando suas tarefas para que nada fuja do controle e afete os outros âmbitos da sua vida.
Você pode investir em uma ferramenta de organização para gerir seu tempo, organizar pensamentos e equilibrar suas responsabilidades com as atividades de lazer e descanso. Atualmente, é possível encontrar diferentes plataformas on-line com tal funcionalidade ou investir em métodos tradicionais, como uma agenda.
5. Cuidado com as redes sociais
As redes sociais trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade, como, por exemplo, aproximar pessoas e facilitar a comunicação. Entretanto, assim como tudo, seu excesso pode fazer mal.
Quando acessamos o mundo virtual, temos a estranha impressão de que todo mundo é produtivo e feliz. Porém, sabemos que na realidade nem sempre é assim, por isso, é importante ter cuidado, separar as coisas e não se cobrar tanto para ser com os demais. A dica é: tenha seu ritmo, respeite seus limites e cuidado com excessos.
6. Priorize o sono
O sono é um dos estados fisiológicos naturais mais importantes para a saúde mental de mulheres e homens. Durante o sono, o organismo repõe as energias, secreta hormônios importantes para o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e fixa as memórias.
A má qualidade do sono pode acarretar problemas como depressão, ansiedade, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome do Estresse Pós-traumático, Transtorno Bipolar, entre outros. Por isso, o indicado é priorizá-lo, investindo na higiene do sono e buscando bons hábitos ao longo do dia.
7. Mantenha boas relações
Manter boas relações também é uma maneira eficiente de como cuidar da saúde mental. Quando estamos com quem amamos, a vida fica mais leve e, consequentemente, os problemas ficam mais distantes.
Dessa forma, procure sempre se cercar de pessoas que te puxam para cima, como os amigos e a família, mesmo que virtualmente. Esse contato ajuda a prevenir casos de depressão e ansiedade, além de tornar a vida mais prazerosa.
8. Permita-se sentir e procure ajuda!
Muitas vezes, queremos evitar os sentimentos, principalmente os que nos deixam mais vulneráveis, como raiva e tristeza. Entretanto, para descobrir como cuidar da saúde mental, é importante deixar esses sentimentos saírem para, então, aprender com eles e valorizar os bons sentimentos, como o amor e a alegria.
Se estiver com dificuldades para lidar com essas emoções e até mesmo para buscar meios para deixá-las sair, não hesite em procurar ajuda. Existem diversas alternativas e profissionais para dar o suporte necessário, como psicólogos e terapeutas. Afinal, você não precisa e nem deve passar por tudo sozinho.
Cuide de você de dentro para fora com nutricosméticos!
Agora que você tem dicas importantes de como manter a saúde mental, que tal descobrir como potencializar sua rotina de cuidados de dentro para fora? Na Belissíma Beauty, você encontra duas opções incríveis que, aliadas a uma alimentação balanceada, colaboram para sua saúde e vitalidade.
Em meio às opções, o Collagen+ é um nutricosmético desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, que estimula a produção de colágeno pelo organismo. Sua fórmula também conta com ativos como ácido hialurônico, zinco e selênio, que auxiliam na hidratação e na elasticidade da pele enquanto combatem as ações dos radicais livres.
Há também o Mega Hair, um suplemento feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua composição auxilia na produção de queratina, principal proteína dos fios capilares, deixando os cabelos mais bonitos e saudáveis. Experimente e aproveite!
Fontes consultadas:
PUC (Rio Grande do Sul). Pontifícia Universidade Católica. 5 dicas para cuidar da saúde mental e emocional o ano todo: Campanha do Janeiro Branco enfatiza a importância da conscientização sobre o tema. Noticías, [S. l.], p. 1, 28 jan. 2021. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-para-cuidar-da-saude-mental-e-emocional-o-ano-todo/. Acesso em: 18 jul. 2022.
OMS (Brasil). Organização Pan-Americana da Saúde. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo: OMS faz chamado de alerta a todos os países para intensificar os serviços de saúde e apoio em saúde mental. Notícias, [s. l.], 2 mar. 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 18 jul. 2022.
BIERNATH, André. A incrível conexão cérebro-intestino. Veja Saúde, [S. l.], p. 1, 20 ago. 2019. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino/#:~:text=Os%20neur%C3%B4nios%20intestinais%20chamam%20a,pelo%20corpo%20%C3%A9%20fabricada%20ali. Acesso em: 18 jul. 2022.