Como cuidar da saúde mental: 8 práticas para incluir na rotina!
Lifestyle,
Wellness,

Como cuidar da saúde mental: 8 práticas para incluir na rotina!

3 de agosto de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Com a correria do dia a dia e a instantaneidade da internet, ficou ainda mais difícil saber como cuidar da saúde mental. Afinal, não é tão simples equilibrar a vida pessoal e profissional tão agitada enquanto tratamos de nossas emoções.

De acordo com documento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito da saúde mental na pandemia e pós-pandemia, determinou-se um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais ao redor do mundo. Segundo os dados, os índices de casos de ansiedade e depressão se destacaram.

Nesse caminho, algumas dicas importantes de como cuidar da saúde mental e emocional. Continue a leitura e confira!

1. Atente-se à alimentação

Já ouviu a expressão “você é o que você come”? Pois é, quando falamos em saúde mental, também estamos tratando da alimentação. Uma alimentação não balanceada e pouco nutritiva afeta diretamente o funcionamento da microbiota intestinal, responsável por produzir uma grande quantidade de serotonina (quase 90%), conhecida como hormônio da felicidade.

Além disso, a falta de nutrientes ou o excesso de alimentos gordurosos pode ocasionar estresse por falta de antioxidantes e inflamação das células. Tudo isso pode acarretar casos de ansiedade e até mesmo depressão. Por isso, a dica é se atentar ao que coloca para dentro e priorizar alimentos saudáveis.

2. Pratique atividades físicas

A OMS define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por isso, para garantir maior qualidade de vida e melhorar sua saúde mental, não esqueça de investir na saúde física, praticando exercícios.

Ao executar essas atividades, o organismo libera diferentes hormônios, como endorfina, serotonina, adrenalina, somatotrofina e cortisol. Juntamente aos neurotransmissores, as substâncias ajudam a regular o sono e a digestão, a melhorar a pressão sanguínea e os processos corporais, além de causar a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento.

3. Tire um tempo para você

Investir no autocuidado também é uma alternativa para quem deseja descobrir como cuidar da saúde mental. Tirar um tempo para fazer o que você gosta, relaxar e se distrair é fundamental para aliviar a pressão do dia a dia.

Para isso, você pode apostar em um dia de cuidados com a pele ou cabelos, ler um livro, assistir uma série ou sair com os amigos. O ideal é optar por uma atividade que te faça se afastar de sentimentos negativos, como o estresse.

4. Busque equilíbrio

Buscar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é a chave para cuidar das emoções. Nesse caminho, a ideia é zelar pela sua saúde mental no trabalho, organizando suas tarefas para que nada fuja do controle e afete os outros âmbitos da sua vida.

Você pode investir em uma ferramenta de organização para gerir seu tempo, organizar pensamentos e equilibrar suas responsabilidades com as atividades de lazer e descanso. Atualmente, é possível encontrar diferentes plataformas on-line com tal funcionalidade ou investir em métodos tradicionais, como uma agenda.

5. Cuidado com as redes sociais

As redes sociais trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade, como, por exemplo, aproximar pessoas e facilitar a comunicação. Entretanto, assim como tudo, seu excesso pode fazer mal.

Quando acessamos o mundo virtual, temos a estranha impressão de que todo mundo é produtivo e feliz. Porém, sabemos que na realidade nem sempre é assim, por isso, é importante ter cuidado, separar as coisas e não se cobrar tanto para ser com os demais. A dica é: tenha seu ritmo, respeite seus limites e cuidado com excessos.

6. Priorize o sono

O sono é um dos estados fisiológicos naturais mais importantes para a saúde mental de mulheres e homens. Durante o sono, o organismo repõe as energias, secreta hormônios importantes para o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e fixa as memórias.

A má qualidade do sono pode acarretar problemas como depressão, ansiedade, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome do Estresse Pós-traumático, Transtorno Bipolar, entre outros. Por isso, o indicado é priorizá-lo, investindo na higiene do sono e buscando bons hábitos ao longo do dia.

7. Mantenha boas relações

Manter boas relações também é uma maneira eficiente de como cuidar da saúde mental. Quando estamos com quem amamos, a vida fica mais leve e, consequentemente, os problemas ficam mais distantes.

Dessa forma, procure sempre se cercar de pessoas que te puxam para cima, como os amigos e a família, mesmo que virtualmente. Esse contato ajuda a prevenir casos de depressão e ansiedade, além de tornar a vida mais prazerosa.

8. Permita-se sentir e procure ajuda!

Muitas vezes, queremos evitar os sentimentos, principalmente os que nos deixam mais vulneráveis, como raiva e tristeza. Entretanto, para descobrir como cuidar da saúde mental, é importante deixar esses sentimentos saírem para, então, aprender com eles e valorizar os bons sentimentos, como o amor e a alegria.

Se estiver com dificuldades para lidar com essas emoções e até mesmo para buscar meios para deixá-las sair, não hesite em procurar ajuda. Existem diversas alternativas e profissionais para dar o suporte necessário, como psicólogos e terapeutas. Afinal, você não precisa e nem deve passar por tudo sozinho.

Cuide de você de dentro para fora com nutricosméticos!

Agora que você tem dicas importantes de como manter a saúde mental, que tal descobrir como potencializar sua rotina de cuidados de dentro para fora? Na Belissíma Beauty, você encontra duas opções incríveis que, aliadas a uma alimentação balanceada, colaboram para sua saúde e vitalidade.

Em meio às opções, o Collagen+ é um nutricosmético desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, que estimula a produção de colágeno pelo organismo. Sua fórmula também conta com ativos como ácido hialurônico, zinco e selênio, que auxiliam na hidratação e na elasticidade da pele enquanto combatem as ações dos radicais livres.

Há também o Mega Hair, um suplemento feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua composição auxilia na produção de queratina, principal proteína dos fios capilares, deixando os cabelos mais bonitos e saudáveis. Experimente e aproveite!

pote de collagen+ ao lado de sobremesas (como cuidar da saúde mental)

Fontes consultadas:

PUC (Rio Grande do Sul). Pontifícia Universidade Católica. 5 dicas para cuidar da saúde mental e emocional o ano todo: Campanha do Janeiro Branco enfatiza a importância da conscientização sobre o tema. Noticías, [S. l.], p. 1, 28 jan. 2021. Disponível em: https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-para-cuidar-da-saude-mental-e-emocional-o-ano-todo/. Acesso em: 18 jul. 2022.

OMS (Brasil). Organização Pan-Americana da Saúde. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo: OMS faz chamado de alerta a todos os países para intensificar os serviços de saúde e apoio em saúde mental. Notícias, [s. l.], 2 mar. 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 18 jul. 2022.

BIERNATH, André. A incrível conexão cérebro-intestino. Veja Saúde, [S. l.], p. 1, 20 ago. 2019. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino/#:~:text=Os%20neur%C3%B4nios%20intestinais%20chamam%20a,pelo%20corpo%20%C3%A9%20fabricada%20ali. Acesso em: 18 jul. 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

iorgute oleosa frango alimentação saudável molho dicas como usar retinol colágeno hidrolisado água micelar inverno salgadinho salada de bacalhau ovo de páscoa hidratação melasma gergelim ansiedade suplementação cuidados com as unhas perda shampoo a seco tropical protetor solar saúde capilar verão receitas oleoso saúde da mente como preparar mel refeições como fazer adoçante dormir sintomas lanches meditação guiada spa day babosa skincare queda de cabelo dieta casa sinais unhas salada loiro tipos shampoo comer festa junina praia treino saudáveis receita manga argila peeling vaselina tratamento dia da saúde e nutrição burrata benefícios limpeza sérum babyliss escova gelado ácido rotina cuidados com a pele pele oleosa causas cuidados pessoais como usar protetor térmico cacau olhos mitos vitiligo comidas saúde menta antioxidantes exercícios açucar colágeno em pó açúcar demerara protetor térmico saúde do corpo maquiagem meditação tipos de cabelo nutrição capilar panqueca bem-estar páscoa ingredientes carne café rugas natural condicionador dicas de saúde elasticidade empoderamento feminino técnicas penteados simples verdades coloridas whey cabelo cacheado saúde mental sensível sopa saudável alongamento Pele esfoliação manicure ácido latico dermatite niacinamida jantar colorir banana para que serve low carb Envelhecimento tratamentos óleo de gergelim fruta cuidados cabelo cuidados com o cabelo curiosidades grisalho nhoque ovos pepino práticas vitamina alimentação radicais livres pele acneica grão-de-bico arroz de couve-flor bicicleta automassagem petiscos psoríase Beleza saúde o que é lifestyle cabelos ácido mandélico olheiras tarefas Colágeno quinoa salmão