Aprenda a fazer pizza de couve-flor deliciosa e saudável
Receitas,

Aprenda a fazer pizza de couve-flor deliciosa e saudável

17 de janeiro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Quem disse que não é possível manter uma alimentação balanceada e continuar comendo pizza? A solução é preparar uma deliciosa pizza de couve-flor! Essa é uma alternativa mais saudável, que oferece mais fibras e contribui para a perda de peso.

Quando feita com recheios saudáveis e naturais, essa é uma refeição nutritiva e perfeita para ocasiões especiais ou para o dia a dia. Então, que tal aprender a receita de pizza de couve-flor e surpreender a si mesmo ou aos convidados? Confira a seguir!

Benefícios da couve-flor para a saúde

A couve-flor é um vegetal rico em nutrientes como as vitaminas do complexo B, K e C, e minerais como fósforo, cálcio e manganês. Ela é uma boa fonte de fibras e é pouco calórica, perfeita para quem está em processo de emagrecimento, já que auxilia na saciedade.

Uma de suas principais características é o sabor suave, sendo perfeita para ser usada em diferentes receitas, inclusive na pizza fitness. Nesse caso, ela pode ser preparada como uma substituta da massa de farinha de trigo, oferecendo mais nutrientes essenciais para a saúde.

Os seus benefícios não param por aí! A couve-flor é rica em antioxidantes, entre eles, a vitamina C. Eles contribuem para proteger as células da ação dos radicais livres, combatendo inflamações, doenças e o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, o vegetal é bom para o desenvolvimento do cérebro e para a saúde do sistema nervoso. Isso acontece graças a um nutriente chamado colina, além das vitaminas B e K, que ajudam a melhorar as funções cognitivas. A couve-flor também é importante para a saúde cardiovascular, já que o potássio e o sulforafano ajudam a reduzir a pressão arterial.

Como preparar a massa da pizza de couve-flor

Agora que você já sabe todas as vantagens que a couve-flor tem a oferecer para sua saúde, que tal ver como preparar pizza com esse vegetal? É bem fácil, confira o que você vai precisar:

Ingredientes

  • 600 g de couve-flor;
  • 30 g de parmesão ralado;
  • 3 ovos;
  • ½ colher de chá de orégano;
  • pimenta a gosto.

Modo de preparo

  1. comece cortando a couve-flor em pedaços médios e cozinhe-a até ficar bem macia;
  2. escorra-a e torça-a usando um pano de cozinha para eliminar o excesso de água;
  3. em um liquidificador, bata o vegetal, os ovos, o parmesão e a pimenta.
  4. espalhe a massa em uma forma untada ou forrada com papel-manteiga;
  5. leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30min.

pizza de couve-flor com molho de tomate, pedaços de mussarela e folhas de manjericão, em um prato preto, com talheres ao lado

3 sugestões de recheio para pizza de couve-flor

Agora você já sabe como fazer pizza fitness com couve-flor, mas uma boa pizza precisa de um bom recheio, não é mesmo? Para deixar a receita ainda mais nutritiva, é bom investir em ingredientes naturais e ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a saúde.

Separamos, a seguir, três sugestões de recheios para pizza saudáveis e saborosos. Escolha o seu favorito e aproveite sozinha ou com aquela pessoa especial!

1. Rúcula e tomate-cereja

A rúcula é uma hortaliça rica em vitaminas A, C, K, ferro, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Isso quer dizer que ela traz diversos benefícios para o coração, a visão e o sistema imunológico.

Para preparar a pizza de couve-flor com rúcula, é só adicionar queijo mussarela ou mussarela de búfala sobre a massa já assada. Depois, coloque rodelas de tomate-cereja por cima do queijo e leve tudo para assar até o queijo derreter. Por fim, retire do forno e acrescente as folhas de rúcula antes de servir.

2. Atum

O atum é outro alimento amigo do sistema cardiovascular. Isso porque ele é fonte de ômega 3, nutriente que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e nas artérias. Outra vantagem dessa substância é o estímulo de produção da leptina, um hormônio que aumenta a sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Outro benefício é o fortalecimento do sistema imunológico, graças à vitamina C e o zinco encontrados em sua composição. Eles ajudam a defender o organismo combatendo a ação dos radicais livres.

Para preparar essa receita de pizza de couve-flor, você vai precisar de:

  • 150 g de atum enlatado;
  • 125 g de mussarela.

Escorra o atum, retirando o excesso de óleo encontrado na lata de conserva. Amasse-o com a ajuda de um garfo e reserve. Após assar a massa, distribua a mussarela e o atum sobre ela. Você pode, ainda, acrescentar tomates picados e folhas de manjericão (após a pizza estar finalizada).

3. Abobrinha e mussarela de búfala

Outra sugestão de recheio saudável para pizza de couve-flor é a abobrinha. Esse vegetal é rico em fibras, vitaminas A, C e E, além de minerais como selênio, zinco, cobre, cálcio e manganês. Com isso, ela é benéfica para a visão, a digestão e o fortalecimento dos ossos.

Já a mussarela de búfala é rica em proteína, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio, vitaminas A, E e do complexo B. Em relação à mussarela tradicional, a de búfala é mais cremosa e apresenta menos teor de sódio.

Para preparar essa pizza, você vai precisar de:

  • 2 abobrinhas cortadas em rodelas finas;
  • 100 g de mussarela de búfala;
  • ½ xícara de polpa de tomate.

Após assar a massa, espalhe a polpa de tomate e adicione a abobrinha e a mussarela de búfala, distribuindo-as por todo o disco de couve-flor. Finalize com tomate-cereja e manjericão, se quiser. Antes de servir, adicione um fio de azeite.

Confira mais receitas e dicas para ficar sempre Belíssima

Gostou das nossas sugestões de recheio? Experimente em casa e depois comente aqui o que você achou! No blog da Belíssima, você encontra outras dicas para manter uma alimentação fitness e uma rotina de vida saudável. Assim, você fica com o autocuidado em dia para continuar linda por dentro e por fora.

Além dos nossos conteúdos, a Belíssima também conta com produtos essenciais para a saúde da sua pele, cabelos e unhas. São nutricosméticos repletos de substâncias essenciais para seu bem-estar e bom funcionamento do organismo, como o colágeno puro, o Collagen+ e o Mega Hair. Confira!

Fontes consultadas:

Aune D, Giovannucci E, Boffetta P, et al. Fruit and vegetable intake and the risk of cardiovascular disease, total cancer and all-cause mortality-a systematic review and dose-response meta-analysis of prospective studies. Int J Epidemiol. 2017;46(3):1029-1056. doi:10.1093/ije/dyw319

Hetta MH, Owis AI, Haddad PS, Eid HM. The fatty acid-rich fraction of Eruca sativa (rocket salad) leaf extract exerts antidiabetic effects in cultured skeletal muscle, adipocytes and liver cells. Pharm Biol. 2017;55(1):810-818. doi:10.1080/13880209.2017.1280687

Jiang Y, Wu SH, Shu XO, et al. Cruciferous vegetable intake is inversely correlated with circulating levels of proinflammatory markers in women. J Acad Nutr Diet. 2014;114(5):700-8.e2. doi:10.1016/j.jand.2013.12.019

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

spa day praia alimentação saudável dicas de saúde para que serve psoríase maquiagem antioxidantes molho cacau adoçante saúde mental ingredientes grão-de-bico radicais livres queda de cabelo condicionador babosa oleosa saudáveis açucar tropical penteados simples olhos cuidados com a pele verão Colágeno pele oleosa olheiras saúde capilar esfoliação nutrição capilar petiscos colágeno em pó como fazer shampoo a seco tarefas práticas bicicleta festa junina cuidados com o cabelo salmão cabelos Envelhecimento dermatite ácido mandélico exercícios fruta manicure meditação guiada como preparar whey escova lifestyle loiro salada inverno limpeza vitiligo dicas oleoso pele acneica niacinamida saúde do corpo bem-estar elasticidade alimentação cuidados lanches mitos tratamentos hidratação frango suplementação sérum protetor térmico ácido ovos saúde menta cuidados com as unhas coloridas como usar cabelo gergelim low carb como usar protetor térmico cabelo cacheado Beleza curiosidades saudável Pele banana jantar pepino babyliss sintomas mel páscoa ovo de páscoa salada de bacalhau retinol colorir benefícios casa empoderamento feminino água micelar gelado dormir quinoa iorgute tipos de cabelo carne tipos sinais arroz de couve-flor verdades técnicas protetor solar dieta açúcar demerara saúde meditação vaselina rotina treino comer vitamina unhas perda burrata melasma ansiedade panqueca natural peeling manga receita argila causas o que é sensível refeições ácido latico salgadinho tratamento saúde da mente skincare sopa colágeno hidrolisado alongamento receitas nhoque automassagem dia da saúde e nutrição shampoo cuidados pessoais rugas óleo de gergelim comidas grisalho café