Antioxidantes: o que é, onde encontrar e como atuam no organismo
Ciência,
Ingredientes,

Antioxidantes: o que é, onde encontrar e como atuam no organismo

27 de junho de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Ao navegar pela internet à procura de dicas de beleza, você com certeza já se deparou com o termo antioxidante. A denominação se refere a uma substância bastante presente nas discussões sobre saúde e bem-estar, capaz de garantir benefícios ao organismo.

Mas afinal, o que é um antioxidante? Bom, basicamente, trata-se de uma molécula capaz de inibir a oxidação das células, ou seja, ela atua na proteção das mesmas contra agentes nocivos. Esse composto está presente em diversos alimentos, mas também pode ser encontrado em suplementos antioxidantes.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Não se preocupe! A equipe da Belíssima Beauty preparou este artigo recheado de informações especialmente para você. Confira!

Para que servem os antioxidantes?

De acordo com a pesquisa publicada na Revista Food Ingredients Brasil, os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais. Esses compostos são classificados em dois tipos: naturais e sintéticos.

Os antioxidantes sintéticos são aqueles desenvolvidos artificialmente, com a finalidade de aumentar a vida útil dos produtos alimentícios processados e ultraprocessados. Já os antioxidantes naturais estão presentes em alimentos e no próprio organismo, tendo como função combater os efeitos dos radicais livres.

Radicais livres

O que são radicais livres e por que devem ser combatidos? Para começar, sabemos que as células do organismo precisam de oxigênio para converter os nutrientes em energia. Assim, a queima do oxigênio para essa finalidade é chamada de oxidação.

Durante esse processo, são liberadas moléculas de radicais livres, instáveis e nocivas para o organismo. Essas substâncias também são absorvidas pelo corpo por meio de hábitos como tabagismo, consumo de bebida alcoólica, poluição e radiação da luz solar, sendo extremamente nocivas ao organismo.

Os antioxidantes auxiliam na redução desses efeitos. As moléculas de carga positiva que se combinam com os radicais livres (de carga negativa), tornando-os inofensivos. Assim, podem reduzir ou anular a ação de oxidação desses radicais, por isso o nome “antioxidante”.

Onde encontrar antioxidantes?

Entendendo a função dos antioxidantes naturais, você deve estar se perguntando: onde essas substâncias são encontradas? Além do próprio organismo, os antioxidantes estão presentes em uma variedade de alimentos, como frutas, legumes, verduras, sementes, grãos, ervas e especiarias.

Veja a seguir quais são os principais tipos de nutrientes fontes de antioxidantes e onde é possível encontrá-los para incluí-los na sua dieta:

  • vitamina A: espinafre, manga e fígado;
  • vitamina C: brócolis, beterraba, kiwi, limão, abacaxi, laranja, tomate, caju, acerola, pimentão e couve;
  • vitamina E: nozes, abacate, beterraba, folhas de mostarda, amendoim, pimentão-vermelho, azeite de oliva e semente de girassol;
  • carotenoides: aspargo, beterraba, cenoura, abóbora, pimentão, laranja, melancia, cenoura, tomate, batata-doce, pêssego e damasco;
  • selênio: castanha-do-pará, feijão, peixe, ostra, semente de chia, carne e arroz integral;
  • zinco: camarão, semente de gergelim, semente de abóbora, grão-de-bico, lentilha, castanha e cereais;
    compostos fenólicos: cebola, alho, maçã, cacau, uva, morango e amendoim.

Benefícios dos antioxidantes para o organismo

Justamente por atuar combatendo as ações dos radicais livres, os antioxidantes oferecem inúmeros benefícios para o organismo. Para começar, suas ações contribuem para o retardamento do envelhecimento precoce, protegendo a integridade estrutural das células e tecidos.

Fora isso, estudos demonstram que o consumo de alimentos ricos em antioxidantes contribuem para a saúde cardiovascular, além de diminuírem os riscos de câncer e doenças neurodegenerativas, como Parkinson e o Alzheimer. A substância também executa um papel importantíssimo para o sistema imunológico, bastante sensível ao estresse oxidativo causado pelos radicais.

Cuide de você de dentro para fora com nutricosméticos!

Agora que você já sabe o que são antioxidantes e sua importância para o funcionamento do organismo, que tal aprender a cuidar de você de dentro para fora com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, esses compostos, aliados a um estilo de vida saudável, oferecem mais beleza e saúde para o seu dia a dia.

Na Belíssima Beauty, você encontra duas opções incríveis! Desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, o Collagen+ auxilia na produção de colágeno no organismo. Composto por ácido hialurônico e vitamina C, também oferece efeitos antioxidantes para o organismo, retardando o envelhecimento e diminuindo a flacidez.

Já o Mega Hair é um nutricosmético indicado para tratar as madeixas. Produzido com biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, o suplemento favorece a produção de queratina — principal proteína dos fios capilares, proporcionando cabelos fortes e hidratados.

pote de collagen+ ao lado de laranja e drink, um nutricosmético que complementa as ações dos antioxidantes

Acompanhe o blog da Belíssima Beauty!

Gostou do conteúdo e entendeu quão importantes os antioxidantes são? Então, que tal aproveitar o tempo livre para garantir dicas de beleza e receitas de pratos deliciosos? Acompanhe nosso blog e aproveite!

Fontes consultadas:

UNIMED. O que são antioxidantes?. Viver Bem, [S. l.], p. 1, 30 jan. 2019. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/o-que-sao-antioxidantes-. Acesso em: 27 maio 2022.

VIANA, Mariana Vieira; ARENARI, Vivian Silva. ANTIOXIDANTES SINTÉTICOS UTILIZADOS EMINDÚSTRIASALIMENTÍCIAS E A POSSÍVEL SUBSTITUIÇÃOPORANTIOXIDANTES NATURAIS. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, [S. l.], p. 2-9, 2019. Disponível em: http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=1CAMPOSDOSGOYTACAZES2&page=article&op=view&path%5B%5D=7608. Acesso em: 27 maio 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

saúde capilar nhoque sintomas vaselina frango colorir exercícios páscoa vitiligo meditação hidratação tipos de cabelo como fazer refeições cuidados com as unhas verão loiro nutrição capilar saúde mental receita cuidados com o cabelo colágeno em pó ovos mitos meditação guiada radicais livres sérum fruta perda babyliss manga o que é argila cuidados com a pele Beleza alimentação práticas condicionador salmão automassagem antioxidantes benefícios ácido mandélico olheiras sopa açúcar demerara comidas limpeza óleo de gergelim salada petiscos shampoo iorgute rugas tratamento dicas peeling pepino gelado grão-de-bico tarefas escova treino cuidados vitamina festa junina skincare low carb bicicleta inverno manicure como preparar café como usar protetor térmico suplementação água micelar dicas de saúde dermatite pele oleosa Pele cabelo cacheado salada de bacalhau mel técnicas saúde menta cabelo arroz de couve-flor lifestyle penteados simples spa day Envelhecimento gergelim ácido quinoa jantar saúde do corpo sensível molho protetor térmico verdades praia açucar coloridas carne olhos cacau babosa panqueca pele acneica maquiagem Colágeno oleosa saudável ingredientes alimentação saudável colágeno hidrolisado cuidados pessoais psoríase saúde da mente adoçante empoderamento feminino oleoso lanches protetor solar casa ansiedade grisalho como usar unhas queda de cabelo cabelos esfoliação rotina bem-estar niacinamida natural saudáveis sinais dieta saúde shampoo a seco receitas curiosidades retinol tropical whey alongamento elasticidade dormir ovo de páscoa tipos dia da saúde e nutrição para que serve melasma burrata salgadinho banana tratamentos comer causas ácido latico