Afinamento capilar: causas e cuidados com os fios
Beleza,
Cabelos,

Afinamento capilar: causas e cuidados com os fios

17 de abril de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos homens e 30% das mulheres estão propícios a sofrer com afinamento capilar e perda total dos fios (calvície). Esses dados são alarmantes, tendo em vista que a aparência dos cabelos pode interferir diretamente no bem-estar e na autoestima dos indivíduos.

Em geral, a densidade dos fios pode ser influenciada por diversos fatores: alguns internos, como genética, outros externos, como uso de secadores e chapinhas ou coloração. Por isso, é importante se atentar aos sinais e buscar soluções para tratar possíveis problemas o quanto antes.

Pensando nisso, para que você possa entender mais sobre o assunto, a Belíssima Beauty preparou este artigo recheado de informações, indicando as principais causas e tratamento para o afinamento capilar. Ficou interessado? Vem com a gente e confira!

Quais são as causas do afinamento capilar?

Afinal, o que causa o afinamento capilar? Embora, assim como a calvície, esteja associado à alopecia, o afinamento não se concentra em apenas algumas áreas da região. Ele ocorre por diversas razões e pode ser passageiro, indo e voltando em diversos momentos da vida.

Para diagnosticá-lo, é fundamental consultar um médico especialista, mas é possível captar alguns sinais, observando os fios e entendendo como estão se comportando ao longo do tempo. Caso estejam passando por um processo de rarefação ou miniaturização constante, o afinamento pode ser uma realidade, e as causas podem girar em torno de:

Hormônios

Não há dúvidas de que os hormônios influenciam nosso corpo de diversas maneiras, certo? A saúde dos cabelos também sofre com eles. Um desequilíbrio hormonal provocado na hipófise, tireoide e suprarrenal, por exemplo, pode estar ligado ao afinamento capilar masculino e feminino.

Nesse caso, ocorre uma maior ou menor produção de hormônios fundamentais para a produção de fios ricos em proteínas (ou seja, fios fortes) e para o crescimento das hastes capilares. O mesmo acontece na manifestação de quadros clínicos, como ovários policísticos e endometriose.

Envelhecimento

À medida que envelhecemos, a média de crescimento diária dos fios cai. Um fio de cabelo feminino tende a crescer 0,34 mm ao dia, aproximadamente, enquanto após os 70 anos esse número cai para 0,33 mm. Além disso, ocorre uma diminuição da espessura do fio provocada pela menor produção de lipídios pelo corpo.

Menopausa e gravidez

Durante a menopausa e a gravidez, os níveis de estrogênio e progesterona se alteram, oscilando entre picos e quedas. É nestas que pode ocorrer a diminuição de folículos capilares, ocasionando o afinamento capilar feminino. Nesses casos, é fundamental consultar um especialista que possa identificar o porquê dessas oscilações e buscar as melhores soluções.

Tratamentos químicos

Se você pinta o cabelo, faz progressiva, balaiagem ou descolore, saiba que a química pode agravar a queda de cabelos. Isso ocorre porque, ao realizar um desses processos, o fio sofre uma desproteinização e uma ruptura de suas fibras. Dessa forma, o cabelo fica mais suscetível a uma agressão em áreas como córtex, cutícula e medula capilar, tornando-se mais ralo e quebradiço.

Estresse

Ainda entre as causas do afinamento capilar está o estresse. Quando ficamos estressados, nosso organismo aumenta a produção de cortisol, um hormônio fabricado pelas glândulas suprarrenais que serve para captar energia nesses momentos de irritabilidade.

O problema é que o cortisol leva a uma vasoconstrição generalizada que pode resultar no ressecamento da pele, diminuição da irrigação do couro cabeludo e das extremidades. Isso enfraquece as unhas e os cabelos, que ficam mais finos e quebradiços, se desprendendo da raiz com facilidade.

Afinamento capilar tem cura?

Depois de conhecer algumas das causas, você deve estar se perguntando: o afinamento capilar tem cura? Para respondê-la, é necessário compreender a origem do quadro clínico e seguir o tratamento recomendado pelo especialista. No entanto, você pode realizar algumas ações, como o aporte nutricional para o fortalecimento dos fios.

Segundo a nutricionista Dayana Araújo Nardin (CRN 40977), “o afinamento capilar pode ocorrer por diversos fatores. É fundamental identificar a causa para, posteriormente, indicar um tratamento adequado e eficaz.”

“Porém, uma coisa é fato: existem inúmeras vitaminas e substâncias que são chaves na saúde dos nossos fios e também podem ser uma alternativa de como reverter o afinamento capilar. É possível consumi-las por meio da alimentação ou da suplementação”, completa Dayana. Abaixo, nós separamos quais são elas.

  • glicina;
  • prolina;
  • metionina;
  • ácido fólico;
  • N-acetil-cisteína;
  • ácido ascórbico;
  • D-pantenol (ácido pantotênico);
  • aspartato de zinco quelato;
  • D-biotina;
  • ácido ortosilícico.

A nutricionista explica: “Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável. Muitas vezes, não conseguimos, por meio da alimentação, fornecer o aporte necessário de determinadas substâncias, vitaminas e nutrientes para que o nosso organismo funcione da maneira adequada. Quando isso ocorre, sentimos reflexos na nossa pele, unhas, cabelos, humor, disposição, entre outros”.

Como fortalecer os fios e deixá-los mais saudáveis?

Além de turbinar o cardápio com os nutrientes essenciais, é possível investir em outras práticas diárias para fortalecer os fios e deixá-los mais saudáveis. Veja a seguir algumas dicas de cuidados!

Lavagem

A primeira dica é lavar o cabelo em água fria ou morna, evitando temperaturas elevadas. Assim, você garante menor abertura da cutícula dos fios, o que afina o cabelo. Caso pratique esportes e lave o cabelo todo dia, não tem problema, apenas evite dormir com ele molhado ou úmido.

Na hora de escolher shampoos e condicionadores, opte por produtos ricos em extratos vegetais e vitaminas, e de textura transparente. Lembre-se de aplicar o ar condicionado apenas nas pontas. Ao usar o produto ao longo de todo o fio, você pode deixá-lo pesado e mais tolerante à queda.

Secagem

Após a lavagem, seque os fios sem torcê-los. Retire o excesso de água e utilize pentes com dentes largos. Caso não possuísse um pente adequado no momento, prefira pentear depois. A água também pesa os fios e pode deixá-los sombrios e saborosos à quebra.

Finalização

Na hora de finalizar, aposte em produtos com foco em aumentar a densidade capilar. Adquira também cremes e leave-ins ricos em nutrientes, colaborando com a textura dos fios e hidratação.

Afinamento capilar

Belíssima Beauty: cuide de você de dentro para fora!

Agora que você já sabe as causas e tratamentos do afinamento capilar, que tal descobrir como cuidar de você de dentro para fora com a Belíssima Beauty? Com os nossos nutricosméticos, você garante um mix de nutrientes para potencializar sua beleza, saúde e bem-estar.

Produzido com peptídeos bioativos de colágeno, o Collagen+ auxilia na produção do colágeno pelo organismo, favorecendo a elasticidade da pele. Juntamente a outros ativos de sua fórmula, como ácido hialurônico, selênio e zinco, o suplemento ajuda a combater os radicais livres, previne o envelhecimento precoce, contribuindo diretamente para a saúde da pele, cabelos e unhas.

Há também o Mega Hair, um nutricosmético feito à base de biotina, L-metionina, zinco e L-cisteína. Sua fórmula potente estimula a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais brilhantes, resistentes e sedosos. Conheça!

Fontes consultadas: 

CENTRO DE TECNOLOGIA CAPILAR. Queda de cabelo por estresse. [S. l.], p. 1. Disponível em: https://www.centrodetecnologiacapilar.com.br/queda-de-cabelo-por-estresse/#:~:text=Isso%20ocorre%20porque%20o%20cortisol,que%20se%20desprendem%20com%20facilidade. Acesso em: 23 mar. 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

niacinamida gergelim ácido latico manicure tratamentos ovo de páscoa cuidados ovos saúde capilar antioxidantes oleosa sérum molho comer elasticidade refeições dia da saúde e nutrição cabelos como fazer melasma como usar protetor térmico unhas saúde menta ansiedade maquiagem o que é petiscos Envelhecimento dicas de saúde burrata como usar condicionador alimentação saudável empoderamento feminino carne Colágeno penteados simples peeling babosa vitiligo ácido mandélico grisalho cuidados com a pele oleoso sintomas dieta suplementação exercícios vitamina cuidados pessoais causas natural fruta verdades cabelo vaselina skincare frango salgadinho cacau adoçante quinoa tipos de cabelo tratamento colorir arroz de couve-flor esfoliação tarefas pele oleosa perda manga shampoo a seco sensível sopa retinol cuidados com as unhas verão gelado hidratação automassagem dormir protetor térmico saúde do corpo protetor solar salmão ácido receitas sinais lanches pele acneica tropical tipos água micelar saudável ingredientes olhos praia festa junina mitos dermatite grão-de-bico nhoque colágeno hidrolisado cuidados com o cabelo jantar dicas saudáveis salada de bacalhau argila bem-estar saúde mental alimentação açúcar demerara receita técnicas pepino práticas saúde inverno meditação guiada açucar panqueca nutrição capilar radicais livres iorgute Beleza psoríase meditação salada cabelo cacheado olheiras casa babyliss banana rugas comidas Pele limpeza café como preparar treino whey coloridas escova shampoo loiro benefícios spa day bicicleta saúde da mente colágeno em pó páscoa low carb óleo de gergelim lifestyle rotina curiosidades mel para que serve queda de cabelo alongamento