Pele ressecada: o que causa e como tratar de dentro para fora
Beleza,
Pele,

Pele ressecada: o que causa e como tratar de dentro para fora

14 de fevereiro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Pele áspera, descamando ou com fissuras. Esses são alguns sinais indicadores da pele ressecada. Existem vários motivos por trás de uma cútis desidratada e muitos deles têm a ver com hábitos do dia a dia, sabia?

Por isso, nós, da Belíssima Beauty, preparamos um conteúdo para você entender as causas e como hidratar a pele do corpo muito ressecada de dentro para fora. Ou seja, com hábitos saudáveis que trazem resultados que vão muito além da aparência. Confira!

Entenda os motivos por trás da pele ressecada

O ressecamento da pele pode acontecer por diversos fatores, inclusive ambientais, como mudanças de temperatura e poluição. Não é à toa que existem diferentes cuidados com a pele tanto para o verão quanto para o inverno, pois ambos os climas podem ressecar a derme.

Porém, hábitos pouco saudáveis também podem deixar sua pele mais sensível e ressecada, como é o caso de banhos em temperaturas altas, pouca ingestão de água, uso de poucos cremes hidratantes ou de sabonetes em excesso, alimentação pobre em vitaminas e minerais, envelhecimento natural, diabetes e uso de medicamentos específicos.

Porém, é importante ressaltar que pele ressecada é diferente de pele seca. Enquanto a segunda é um dos tipos de derme (que pode ser seca, oleosa ou mista), a primeira é uma consequência de alterações na barreira cutânea que causa a redução da produção de lipídios, fazendo com que a retenção de água pelas células diminua.

Características da pele ressecada

Está sentindo sua pele ressecada, descamando e coçando? Pode ser que esteja enfrentando a desidratação da sua cútis. Além desses sinais, o ressecamento deixa a pele áspera, sem brilho, sensível, além de causar repuxamentos, desconfortos e rachaduras.

Seja pele ressecada no rosto ou no corpo, as formas de tratar e evitar são praticamente as mesmas, considerando os motivos por trás dessa condição. Vamos falar mais sobre isso em seguida, continue acompanhando a leitura!

Como tratar e evitar o ressecamento da pele

Sabia que não é preciso investir em vários procedimentos estéticos para deixar a sua pele mais hidratada? Bastam algumas mudanças de hábitos que os primeiros sinais podem ser notados. Venha ver como tratar e evitar pele ressecada com tratamento caseiro e prático.

Evite banhos muito quentes

Tomar um banho quente é gostoso e muito relaxante, principalmente no inverno, mas esse hábito é um verdadeiro vilão para a nossa pele. Isso porque a água em temperatura elevada retira a barreira protetora da cutis, reduzindo a oleosidade natural dela.

Beba bastante água

Quando falamos em hidratação, de nada adianta passar bastante creme hidratante na pele e não beber água o suficiente para hidratar a cútis de dentro para fora. Por isso, procure consumir bastante líquido todos os dias.

O cálculo mais comum para saber a quantidade ideal diária de água é cerca de 30 ml por quilo do peso corporal. Uma pessoa que pesa 60 kg, por exemplo, deve tomar 1,8 L de água por dia. Uma dica para manter esse hábito é sempre ter uma garrafa de água ao seu alcance ou ativar lembretes no celular de tempos em tempos para beber um copo.

Aposte em uma alimentação saudável

Além da hidratação, para evitar uma pele ressecada é importante manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e minerais fundamentais para a cútis. No caso, legumes, frutas e verduras com propriedades antioxidantes são os mais interessantes, já que ajudam a combater a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o ressecamento.

Alguns exemplos são: frutas cítricas — limão, laranja, maracujá, kiwi, tangerina e acerola, por exemplo —, sementes ricas em ômega-3, como chia e linhaça, couve, que também é rica em fibras e vitaminas A, B6, C e K, abóbora, que ajuda a equilibrar o pH da pele, e mamão, que possui magnésio, potássio, vitaminas A e C, além de ser rico em fibras.

Tenha uma rotina de skincare

Você já deve estar se perguntando se o famoso skincare estaria entre a nossa lista de cuidados para evitar o ressecamento da pele, não é? Sim, ele está! Para isso, é interessante investir em produtos próprios para peles ressecadas, que ajudem a restabelecer o pH natural da derme e a sua hidratação.

Procure usar cremes e loções com ureia e ativadores de aquaporinas, proteínas que auxiliam na captação de água. Além disso, evite dermocosméticos com álcool em sua composição, pois o componente pode potencializar o ressecamento.

Invista em nutricosméticos para a pele

Além dos produtos para a pele, é interessante apostar em nutricosméticos. Trata-se de suplementos vitamínicos que ajudam a fortalecer a cútis, além de auxiliar na hidratação da pele. É o caso do Collagen+, da Belíssima.

Mão branca segura quatro sachês de Collagen+, nutricosmético interessante para pele ressecada

Ele é feito com peptídeos de colágeno, proteína cuja produção é reduzida naturalmente a partir dos 30 anos, causando o aumento das rugas, da flacidez e do processo de envelhecimento da pele (que também causa seu ressecamento).

Além disso, ele conta com outros nutrientes importantes, como ácido hialurônico, ácido ortosilícico, vitamina B6, Biotina, Zinco e Selênio. Todos eles são essenciais para elasticidade, fortalecimento e redução das linhas de expressão na pele.

Leia também: 8 cuidados com a pele no verão para não esquecer

Agora que você já sabe quais são os cuidados para evitar a pele ressecada, que tal conferir como se cuidar durante o verão? Confira nosso conteúdo com oito dicas incríveis para não esquecer durante os dias mais quentes da estação.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

maquiagem antioxidantes natural skincare ovo de páscoa molho cuidados alimentação saudável salada esfoliação saúde da mente açucar meditação cuidados pessoais low carb cuidados com o cabelo colágeno em pó queda de cabelo praia dieta olhos benefícios oleoso festa junina fruta mitos verdades vitiligo spa day petiscos pele acneica ácido mandélico curiosidades quinoa whey adoçante dia da saúde e nutrição tipos de cabelo frango radicais livres ingredientes tarefas coloridas sérum sinais dicas de saúde tratamento saúde capilar sopa bem-estar o que é retinol saudáveis escova lifestyle babyliss alongamento cuidados com a pele ansiedade refeições treino shampoo saúde mental alimentação saudável para que serve banana arroz de couve-flor shampoo a seco peeling colágeno hidrolisado óleo de gergelim vaselina como preparar babosa condicionador receitas empoderamento feminino como fazer cuidados com as unhas saúde do corpo manicure casa açúcar demerara salada de bacalhau limpeza tratamentos cabelos salmão unhas rugas exercícios olheiras penteados simples rotina receita pepino sensível Beleza nutrição capilar burrata protetor térmico carne gergelim bicicleta grisalho hidratação colorir café argila comer elasticidade automassagem manga dermatite tipos Colágeno Pele iorgute pele oleosa comidas gelado sintomas cabelo como usar protetor térmico melasma cacau mel nhoque cabelo cacheado protetor solar niacinamida ovos Envelhecimento panqueca saúde psoríase lanches suplementação vitamina verão água micelar jantar oleosa técnicas dormir tropical salgadinho inverno grão-de-bico páscoa dicas saúde menta ácido meditação guiada como usar ácido latico loiro perda práticas causas