Como cuidar do cabelo depois da academia? 8 dicas para manter os fios saudáveis!
Cabelos,

Como cuidar do cabelo depois da academia? 8 dicas para manter os fios saudáveis!

12 de julho de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Saber como cuidar do cabelo depois da academia é uma dúvida comum entre quem treina diariamente. Afinal, manter as madeixas alinhadas após praticar exercícios nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente com atividades de alta intensidade.

O suor produzido durante o treino pode interferir diretamente na saúde dos fios. Além da sensação de ressecamento, devido à presença de sais minerais na composição dele, ele pode causar desidratação e aumento da oleosidade. A umidade e o calor ainda podem criar o ambiente propício para o surgimento de fungos e bactérias, o que pode levar a coceira, irritação e até caspa.

Pensando nisso, o time da Belíssima Beauty preparou este artigo recheado de informações, com 8 dicas sobre como manter os fios saudáveis após a academia. Achou interessante? Continue a leitura e confira!

1- Prepare os fios antes da academia

Uma das dicas mais valiosas para quem deseja aprender como cuidar do cabelo depois da academia é preparar os fios antes de treinar. Isso diminui os efeitos do suor nos fios, mantendo-os saudáveis e bonitos por muito mais tempo.

Para proteger o cabelo do suor, você pode apostar em óleos capilares. A ideia é aplicar o óleo de sua preferência da raiz as pontas dos fios antes do período de treinamento. Ele funcionará como uma barreira de proteção evitando que o suor seja absorvido. Além da proteção, o óleo irá ainda nutrir os fios. Após o treino, lave o cabelo de maneira regular.

2- Prenda o cabelo durante os exercícios

Prender o cabelo ajuda a manter os fios longe do suor do corpo, o que reduz o risco de ressecamento e aumento de oleosidade. Além disso, você pode se exercitar com mais segurança, sem que o cabelo se prenda nos equipamentos ou atrapalhe a visão.

É possível investir em diversos penteados para academia para tranças, coques e rabos de cavalo estilizados. Contudo, tenha cuidado com a força ao prendê-los, já que apertar os fios pode ocasionar enfraquecimento e resultar em quebras.

3- Priorize lacinhos, prendedores e lenços de cetim

Ainda sobre prender as madeixas para malhar, a dica é optar por lacinhos, prendedores e lenços novos, feitos de tecidos fofos como cetim. O material não causa atrito com cabelo nem puxa a raiz, ou seja, não prejudica a estrutura do fio.

Prendedores velhos e desgastados exigirão mais voltas para manter as madeixas fixas, o que pode gerar desconforto e até dores na cabeça. Isso também vale para lacinhos de elástico e plástico que, por conta da resistência, podem quebrar os fios.

4- Tome cuidado com a frequência de lavagem

Muitas pessoas acreditam que lavar o cabelo todo dia ao sair da academia é a melhor estratégia para manter os fios limpos e saudáveis. Porém, não é bem assim. Na verdade, isso varia para cada cabelo, então é necessário considerar suas características antes de investir na prática.

No caso de cabelos muito oleosos, é liberado fazer a lavagem diária, a fim de diminuir o acúmulo de óleo na raiz. No entanto, para quem sofre com ressecamento, a dica é lavar em dias alternados, para evitar danos nos fios, como perda ou aumento da oleosidade natural e porosidade.

Mulher segurando cabelo e passando a mão

5- Seque o suor ao sair da academia

Entendendo que o suor faz mal pro cabelo, uma estratégia conveniente para quem não pode lavá-los com muita frequência é secar os fios ao sair da academia. Isso diminui a umidade e, consequentemente, reduz o risco do surgimento de fungos e bactérias.

Para isso, a dica é soltar as madeixas logo após o treino e usar um secador de cabelo com ar frio ou uma toalha de microfibra para secá-las. Assim, além de dar mais vida aos cabelos, você diminuirá a aparência de “oleoso”.

6- Evite o uso excessivo de calor

A técnica de secar a raiz é uma dica sobre como cuidar do cabelo depois da academia, mas usar calor para a prática pode trazer mais malefícios que benefícios aos fios. Justamente por isso, é recomendado usar o secador com ar morno ou frio, uma toalha ou deixá-los secar naturalmente.

Por si só, o suor estraga o cabelo, e as ferramentas de calor podem potencializar os danos, deixando-o mais ressecado, quebradiço e propenso a pontas duplas. Além disso, a combinação entre ele, o calor e a umidade pode resultar no aparecimento de fungos e bactérias.

7- Aplique um pré-shampoo ou faça co-wash

Na hora de lavar os fios, seja logo após a academia, seja em dias alternados, sugere-se aplicar um pré-shampoo ou fazer um co-wash. Como o suor resseca o cabelo, essas práticas ajudam a minimizar os danos, porque criam uma camada protetora que impede que o shampoo regular remova excessivamente a hidratação dos fios.

O pré-shampoo consiste em aplicar produtos nutritivos e hidratantes por toda a extensão dos fios antes da lavagem, como óleos, máscaras e condicionadores. Já o co-wash é um método de lavagem que usa exclusivamente um condicionador adequado para a prática em vez do shampoo. Ele ajuda a limpar suavemente o cabelo, que retém a umidade e os óleos naturais.

8- Invista em um leave-in antes e/ou após os treinos

Investir em um leave-in é uma excelente dica sobre como cuidar do cabelo depois da academia. Na verdade, é possível usar o produto antes e após os treinos, já que a fórmula ajuda a criar uma camada protetora nos fios e reduzir os danos causados pelo suor, calor e atrito.

Muitos leave-ins são formulados com ingredientes hidratantes e nutritivos, como óleos, manteigas e agentes umectantes. Ao aplicá-los antes ou depois de praticar exercícios, você fornece uma dose adicional de hidratação e nutrição aos fios, colabora para a diminuição do frizz, facilita o desembaraçamento e ajuda a manter cachos definidos, ondas ou outros penteados.

Belíssima Beauty: cuide de você de dentro para fora!

E aí, gostou das dicas e já sabe como cuidar do cabelo depois da academia? Então, que tal descobrir como turbinar sua rotina de cuidados com o cabelo, por meio de nutricosméticos? Com um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, ajudam você a cuidar de si, de dentro para fora!

Na Belíssima Beauty, você encontra o Mega Hair, um nutricosmético feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Essa fórmula estimula a produção de queratina, principal proteína dos fios, e deixa os cabelos mais saudáveis, fortes e brilhantes. Conheça!

Fontes consultadas: 

VAZ, Juliana. Como cuidar do cabelo pré, durante e pós treino. Boa Forma, [S. l.], 5 maio 2023. Beleza, p. 1. Disponível em: https://boaforma.abril.com.br/beleza/como-cuidar-do-cabelo-pre-durante-e-pos-treino/. Acesso em: 7 jul. 2023.

MARQUES, Maria Júlia. Eterno dilema: lavar ou não os cabelos depois do treino? Saiba o que fazer. Viva Bem – Uol, [S. l.], p. 1, 12 jul. 2017. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/07/12/o-eterno-dilema-lavar-ou-nao-os-cabelos-depois-de-suar-no-treino.htm. Acesso em: 7 jul. 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

colágeno em pó pepino oleoso comer spa day verdades grisalho molho verão cuidados pessoais frango fruta cacau saudável nutrição capilar olhos retinol exercícios meditação bem-estar dieta melasma argila açucar dicas de saúde pele acneica dia da saúde e nutrição mel manicure automassagem páscoa lifestyle tratamento casa ingredientes sensível bicicleta cuidados com as unhas saúde menta alongamento ácido mandélico para que serve colorir gelado oleosa whey inverno salada de bacalhau curiosidades lanches como preparar nhoque ácido latico iorgute maquiagem praia meditação guiada shampoo como fazer pele oleosa cabelo olheiras Colágeno sopa escova ovos psoríase o que é saúde da mente Beleza low carb dicas panqueca vitamina tratamentos natural salada treino protetor térmico carne alimentação saudável saúde do corpo benefícios ácido rugas manga práticas refeições skincare cabelos tarefas tipos receita rotina dermatite causas cuidados com a pele cabelo cacheado saudáveis suplementação elasticidade alimentação Envelhecimento babosa jantar esfoliação dormir empoderamento feminino queda de cabelo vaselina condicionador arroz de couve-flor adoçante petiscos antioxidantes hidratação niacinamida grão-de-bico como usar banana penteados simples salmão ovo de páscoa festa junina açúcar demerara ansiedade Pele radicais livres sinais água micelar quinoa colágeno hidrolisado tropical cuidados com o cabelo como usar protetor térmico saúde mental tipos de cabelo saúde capilar coloridas cuidados técnicas perda café loiro peeling receitas sintomas comidas saúde burrata limpeza sérum unhas gergelim vitiligo protetor solar shampoo a seco mitos óleo de gergelim salgadinho babyliss