Receitas

3 receitas de granola caseira para você experimentar!

Devido a sua alta versatilidade e suas propriedades funcionais, a granola é um alimento que cada vez mais ganha espaço nas refeições dos brasileiros. Com uma combinação de cereais, grãos integrais e oleaginosas, a granola caseira é uma ótima fonte de fibras e contribui para o bom funcionamento do organismo como um todo.

Pensando nisso, separamos as melhores receitas de granola para você conhecer e experimentar em casa. Venha com a gente e confira!

Do que é feita a granola?

Basicamente, a granola é um mix de grãos que pode contar com cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho), sementes (abóbora, gergelim, girassol, linhaça e chia) frutas secas (banana e uva-passa) e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes) em sua composição. Cada ingrediente oferece ao alimento diferentes propriedades que favorecem o organismo de diversas formas.

Enquanto as granolas à base de cereais são fonte de carboidratos e garantem energia para quem as consome, as opções com oleaginosas são fonte de gorduras boas, e fornecem diferentes tipos de vitaminas e minerais, como a vitamina E e o ômega-3.

Já as versões com frutas secas, como o cranberry, trazem ao mix compostos bioativos que auxiliam, por exemplo, na prevenção e no tratamento das infecções urinárias.

Por isso, para saber como fazer uma granola caseira ideal, é necessário conhecer as combinações e definir a que mais se encaixa na sua dieta. Nesse caminho, separamos as seguintes receitas para você se inspirar:

Granola doce

Para quem deseja uma receita de granola caseira com um toque adocicado para adicionar aos pratos doces, pode contar com uma combinação bem simples e nutritiva.

Ingredientes

  • 3 xícaras de aveia em flocos;
  • 1 xícara de flocos de milho sem açúcar;
  • 1 ½ xícara de mix de castanhas (castanha de caju, do pará, amêndoas…);
  • ¼ xícara de óleo de girassol ou óleo de coco;
  • ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • ½ xícara de mel;
  • 1 ½ de colher de chá canela em pó;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

  1. Em um refratário, misture a aveia em flocos, as castanhas e os flocos de milho. Adicione gradualmente o mel, o óleo, o gengibre em pó e a canela, misturando-os até que todos os ingredientes se envolvam.
  2. Pegue uma assadeira antiaderente e espalhe a mistura sobre ela, formando uma camada uniforme.
  3. Com o forno pré-aquecido a 200ºC, coloque a assadeira e deixe-a por cerca de 20 ou 30 minutos. A dica é mexê-la na metade desse tempo para que não queime.
  4. Quando a granola estiver dourada, retire-a do forno, deixe-a esfriar e consuma como quiser.

Uma boa forma de consumir granola doce é adicionando-a em um iogurte, por cima das frutas, em leites ou bebidas vegetais. Ela também fica mega saborosa junto de açaís, bolos, mousses e cremes de frutas.

Granola caseira salgada

Já para quem deseja uma receita de granola caseira light salgada, para consumir com diferentes alimentos, pode contar com uma combinação deliciosa e livre de açúcares.

Ingredientes

  • 1 xícara de semente de abóbora;
  • 1 xícara de semente de girassol sem casca;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 colheres de chá de páprica picante;
  • 3 colheres de sopa de gergelim;
  • Cebola, alho e salsa a gosto.

Modo de preparo

  1. Em um refratário, misture todos os ingredientes e mexa bem até que eles se envolvam;
  2. Pegue uma frigideira antiaderente e leve a mistura para dourar em fogo baixo;
  3. Vá mexendo até que doure e deixe esfriar. Sirva como desejar.

A granola caseira sem açúcar vai muito bem com saladas, ovos, sopas, caldos, pães e até mesmo com arroz. Você também pode utilizá-la para empanar carnes, para isso, é só triturá-la bem.

Granola caseira low carb

Quem deseja uma combinação saborosa e sem carboidratos pode desfrutar uma deliciosa receita de granola caseira saudável low carb. Nesse mix, são necessários:

Ingredientes

  • 1 xícara de castanha de caju triturada;
  • 1 xícara de coco ralado;
  • 1 xícara de semente de girassol;
  • 1 xícara de amendoim sem casca;
  • ⅓ de xícara de gergelim branco;
  • ¼ de xícara de chia;
  • ⅓ de xícara de mel;
  • ¼ de xícara de leite de coco;
  • 2 colheres de óleo de coco;
  • ½ xícara de aveia em flocos grandes.

Modo de preparo

  1. misture todos os ingredientes secos e reserve-os;
  2. em uma panela, aqueça o mel e misture-o com o óleo de coco e o leite de coco. Assim que a mistura estiver homogênea,
  3. adicione-a aos ingredientes secos. Misture tudo;
  4. coloque o mix em uma assadeira e leve-a ao forno médio por 50min. Durante esse tempo, mexa a mistura na assadeira para não queimar.
  5. espere esfriar e sirva como desejar.

Os benefícios da granola para a saúde

Viu como fazer granola é fácil? Então, que tal incluí-la na sua dieta? Quando produzida com os ingredientes certos, a granola contribui muito para a saúde. Entre seus principais benefícios está a redução dos níveis de colesterol no sangue e a diminuição do risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2.

Fora isso, o mix de grãos é uma fonte de fibra que favorece o funcionamento intestinal, contribuindo para a diminuição da constipação e da diverticulose, além de aumentar a saciedade e favorecer a perda de peso. A quantidade de fibras na mistura também colabora para o controle da pressão arterial.

Nas combinações que contam com sementes ricas em proteínas, zinco, selênio, vitamina E, ômega-3 e outros minerais, a granola feita em casa ou industrializada promove o rejuvenescimento da pele e diminui o risco do desenvolvimento de câncer. Esse mix também favorece a saúde e a aparência do cabelo.

Complemente sua rotina de cuidados com nutricosméticos!

Para ter uma rotina de cuidados saudável, além de adicionar a granola na sua dieta, você pode apostar nos nutricosméticos. Esses compostos contribuem diretamente para sua saúde e deixam você ainda mais linda de dentro para fora. Aqui na Belíssima Beauty, você encontra duas opções imperdíveis: o Collagen+ e o Mega Hair.

O Collagen+ é produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno que auxilia na produção dele dentro do organismo. Combinado com outros ativos de sua fórmula, como o ácido hialurônico e a vitamina C, ele proporciona retardamento do envelhecimento e aumento da elasticidade da pele.

Já o Mega Hair é um suplemento feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, que visa fortalecer os cabelos, deixando-os mais hidratados. Além disso, o nutricosmético favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os fortes de dentro para fora.

Leia também: “três receitas para um café da manhã low carb”

E aí, já sabe como fazer sua granola caseira? Então fique de olho no blog da Belíssima e saiba como complementar ainda mais sua rotina de cuidados. Aproveite para conferir três receitas para um café da manhã low carb e turbine seu cardápio.

Fontes consultadas:

SANTOS, Marta Rejane Ribeiro et al. Alimentos funcionais: Granola e seus benefícios. Revista Higiene Alimentar, [s. l.], ano 2015, v. 29, ed. 242-243, p. 22-25, Março/Abril 2015. Disponível em: https://www.higienealimentar.com.br/wp-content/uploads/2019/07/242-243.pdf#page=22. Acesso em: 3 nov. 2021.

amanda.belissima

Recent Posts

Descubra as causas do cabelo elástico e como tratar

O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…

1 mês ago

Andar de bicicleta emagrece?

Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…

1 mês ago

Kit skin care: veja quais produtos não podem faltar na sua rotina!

Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…

1 mês ago

Envelhecimento precoce da pele: como cuidar?

O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…

1 mês ago

Cabelo poroso: o que é e como tratar?

Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…

2 meses ago

Cuidados com cabelos tingidos em casa

Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…

3 meses ago