Tudo o que você precisa saber sobre dieta low carb!
Ciência,

Tudo o que você precisa saber sobre dieta low carb!

31 de janeiro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Nos últimos anos, a dieta low carb se popularizou como uma opção eficiente e saudável para a perda de peso, mas você sabe o que de fato ela é, como funciona e para o que serve?!

Para responder essas e outras perguntas, como quais são os alimentos mais consumidos e quem pode seguir com as restrições, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

O que é dieta low carb?

Afinal, o que é dieta low carb? Diferentemente da alimentação regular, onde a ingestão de carboidratos fica entre 50% e 60% do total dos nutrientes ingeridos, a dieta low carb reduz o percentual do macronutriente em até 40% das calorias ingeridas. Ou seja, nessa dieta, os carboidratos saem de cena e dão espaço para as proteínas e as gorduras.

Os carboidratos são vistos erroneamente como réus quando o assunto é a perda de peso. O nutriente é a fonte primária de energia do organismo. Quando seu consumo excede o gasto diário de energia, o organismo gera uma reserva deste nutriente no corpo levando ao aumento da gordura corporal. Por isso, as dietas com um baixo teor do nutriente, como a low carb, costumam se destacar e podem ajudar inclusive no tratamento de diabetes, por promoverem uma melhora no controle da glicemia e da obesidade, auxiliando na redução de peso.

Como funciona?

Ao contrário de outras dietas, como a cetogênica, que diminui drasticamente o consumo de carboidratos — substituindo-os por gordura —, a dieta low carb prioriza os carboidratos integrais, reduzindo somente o consumo dos refinados, que incluem: arroz branco, massas, doces, refrigerantes e alimentos processados.

Além dos carboidratos integrais, são incluídas em maior quantidade proteínas e gorduras na dieta. Esta composição promove a elevação no gasto energético, a preservação da massa magra corporal e o aumento na saciedade.

A quantidade de ingestão desses nutrientes varia de acordo com cada indivíduo. Inclusive, vale lembrar que se você está pensando em como fazer dieta low carb, o primeiro passo é consultar um especialista e definir qual é a composição ideal para o seu metabolismo.

Quais alimentos podem ser consumidos?

Quando falamos de uma alimentação low carb, nos referimos a alimentos livres de carboidratos ou com uma porcentagem baixa, que não ultrapasse o limite diário — que pode variar em até 40%.

Nesse sentido, vegetais como abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelo, aipo, agrião, pimentão, aspargo, berinjela, espinafre, pepino, cebola, alho-poró e alface, além frutas como abacate, morango, pêssego, melão e coco, estão incluídos e podem compor o cardápio.

Além deles, alimentos ricos em gorduras, como queijos, manteigas, azeites, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoins, macadâmias) e farinhas de castanha, também são bem-vindos e fazem parte da lista dos mais consumidos da dieta. Também estão incluídas proteínas magras, como peixes e aves sem pele, além de carnes como patinho, filé mignon e alcatra.

Quais evitar?

Para seguir com uma dieta balanceada e desfrutar dos benefícios do low carb, também é necessário evitar alguns tipos de alimentos. Entre eles, podemos citar grãos refinados como pães, além de opções industrializadas e ricas em gorduras ruins, como bacon, batata frita, sorvete, bolachas, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Algumas frutas e legumes com um alto percentual de carboidratos também devem ser evitados. Nessa lista então, podemos adicionar jaca, banana, manga, pinha, pera, maçã, milho, batata, batata-doce e beterraba.

Todo mundo pode seguir uma dieta low carb?

Não existe nenhuma restrição para adotar uma essa dieta, entretanto, assim como para qualquer mudança alimentar, é necessário que a decisão parta em conjunto com um médico ou nutricionista especializado, de acordo com o metabolismo e as condições físicas de cada indivíduo.

Fora isso, sabendo que a dieta tende a substituir o percentual de carboidratos por outros macronutrientes, é necessário que, ao optar pela dieta low carb, os níveis de gordura do indivíduo sejam monitorados de perto — principalmente em pessoas com colesterol e triglicerídios altos.

É muito importante que os diabéticos consultem um médico para poderem fazer alguns ajustes de medicação e de insulina, que podem ser necessários. Isso também vale para portadores de doenças crônicas que fazem uso constante de remédios.

Complemente sua rotina de cuidados com nutricosméticos!

Caso você pretenda apostar em uma alimentação balanceada para potencializar sua rotina de cuidados, aproveite para conhecer os nutricosméticos. Compostos por um mix de nutrientes, esses suplementos — somados a uma dieta saudável, podem cuidar de você de dentro para fora.

Na Belíssima Beauty você encontra duas opções incríveis com baixo teor de carboidratos! Produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, o Collagen+ é um suplemento que auxilia na produção de colágeno no organismo. Combinado com outros ativos de sua fórmula, ele proporciona o aumento da elasticidade da pele e o retardamento do envelhecimento.

Enquanto isso, o Mega Hair visa fortalecer os cabelos e deixá-los mais hidratados. Feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, o suplemento favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais resistentes de dentro para fora.

pote de collagen+ ideal para quem segue uma dieta low carb

Fique ainda mais belíssima com as dicas do nosso blog!

Agora que você já sabe tudo sobre a dieta low carb e como fazer para complementar sua rotina de cuidados, que tal garantir mais dicas no blog da Belíssima? Aproveite e continue navegando pelo site. Caso queira, leia também “Três receitas irresistíveis para um café da manhã low carb”!

Fontes consultadas:

LOBO, Frederico; BERGAMELI, Samara. ABCD da Dieta Low Carb e Jejum intermitente. Ecologia Médica, [S. l.], p. 1, 11 jul. 2017. Disponível em: http://www.ecologiamedica.net/2017/07/abcd-da-dieta-low-carb-e-jejum.html. Acesso em: 13 jan. 2022.

CORDEIRO, Renata; SALLES, Marina Baldasso; AZEVEDO, Bruna Marcacini. BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA DIETA LOW CARB. Revista Saúde em Foco, [s. l.], ed. 9, p. 714-722, 2017. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

pele oleosa cuidados alimentação saudável whey loiro saúde do corpo salgadinho antioxidantes meditação guiada como usar burrata olhos colágeno hidrolisado dermatite niacinamida argila receita condicionador sopa salada de bacalhau adoçante tipos vitamina benefícios alimentação cuidados com o cabelo cabelos técnicas oleoso pele acneica babyliss práticas comer maquiagem café Pele cuidados com as unhas frango Colágeno iorgute ácido latico lanches sinais unhas grão-de-bico dicas sensível casa ovo de páscoa low carb saúde mental causas empoderamento feminino salada ovos nutrição capilar cabelo cacheado natural protetor solar carne skincare água micelar grisalho ácido molho verdades inverno bicicleta ansiedade jantar rotina tarefas dieta comidas saúde capilar manicure saúde treino mel vitiligo festa junina o que é radicais livres tropical verão panqueca quinoa petiscos hidratação páscoa mitos meditação exercícios como preparar praia cuidados pessoais cabelo colágeno em pó tipos de cabelo banana suplementação elasticidade receitas saúde da mente saúde menta sérum rugas arroz de couve-flor shampoo a seco cuidados com a pele limpeza protetor térmico spa day gergelim olheiras cacau tratamentos psoríase peeling para que serve dicas de saúde saudáveis dormir como usar protetor térmico automassagem tratamento dia da saúde e nutrição Beleza esfoliação queda de cabelo oleosa penteados simples sintomas shampoo açúcar demerara escova Envelhecimento colorir coloridas óleo de gergelim açucar pepino bem-estar manga vaselina ingredientes curiosidades nhoque saudável gelado como fazer ácido mandélico refeições babosa perda lifestyle retinol melasma salmão alongamento fruta