Tônico ou água micelar: qual é a diferença entre os produtos?
Ciência,

Tônico ou água micelar: qual é a diferença entre os produtos?

30 de janeiro de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Tônico ou água micelar? Qual é a diferença? Os dois produtos são facilmente confundidos, mas não se engane: cada um deles possui uma função específica. Quando se trata da rotina de skincare, é comum aparecerem diversas perguntas, não só em relação aos efeitos dos dois, mas também ao modo de uso.

Tendo em mente que o tônico e a água micelar não são o mesmo produto e nem possuem a mesma função, que tal descobrirmos o real intuito deles? A Belíssima Beauty preparou um artigo para você se informar sobre a composição, modo de uso e os benefícios dos dois produtos. Venha com a gente!

O que é água micelar?

A água micelar é um limpa a pele do rosto profundamente. Ela é composta por micelas de água — moléculas responsáveis por absorver a sujeira como se fossem esponjas — que penetram na pele, removendo as impurezas e sujeiras presentes devido à poluição e à maquiagem.

É um produto que não agride o rosto, por isso é recomendado para todos os tipos de pele, sem restrições. A água micelar tem também como principais funções a hidratação, assim como a purificação e até mesmo se enquadra como um demaquilante. É um produto completo, que não pode faltar na sua rotina.

Benefícios da água micelar

Deu para perceber que a água micelar é um excelente produto, certo? Os benefícios vão desde a limpeza profunda até a boa absorção na pele — até mesmo as sensíveis —, sem agredi-la. Além disso, esse produto consegue equilibrar o pH e não possui álcool ou conservantes na composição.

Como usar a água micelar?

Afinal, como usar a água micelar? Esse é um produto facilmente adicionado na nossa rotina de skincare, sendo usado logo após o sabonete facial. A limpeza do rosto é a primeira etapa da rotina de cuidados com a pele — logo após o demaquilante, caso seja necessário.

Feita a limpeza com o sabonete, seguimos para o uso da água micelar. Tudo o que você precisa fazer é separar um pedacinho de algodão e aplicar o produto nele. Cuidado para não exagerar na quantidade, ok? Algumas gotas já são o suficiente. Daí, é só passar o algodão pelo rosto e pescoço, fazendo movimentos suaves.

O que é o tônico facial?

Agora que você já sabe o que é água micelar, vamos ao tônico facial. Como o nome já sugere, ele tem a função de tonificar a pele. Ele é bastante recomendado para quem possui pele oleosa ou mista, já que reduz o sebo, controla a oleosidade e evita o aparecimento de acne.

Além disso, o tônico de limpeza facial obstrui os poros, e garante melhor absorção dos produtos usados posteriormente. Entretanto, ele não é indicado para quem tem pele sensível, já que, em muitos casos, possui álcool na composição. Não é uma regra a presença de álcool, porém é melhor evitar para prevenir problemas futuros.

Tipos de tônicos e benefícios

Existem dois tipos de tônico de limpeza: o tradicional e o adstringente. Os dois se diferenciam pelas indicações, sendo o tradicional voltado para todos os tipos de pele, removendo impurezas e regulando o pH, e o adstringente sendo direcionado para as peles oleosas ou acneicas, já que controla a oleosidade.

Como usar o tônico facial?

Como usar o tônico facial? Assim como a água micelar, ele deve ser usado após a limpeza da pele com o sabonete. Lave completamente o rosto, seque-o e, antes de aplicar o hidratante, utilize o tônico.

A aplicação é feita da mesma forma que a água micelar: coloque poucas gotas de tônico em um pedaço de algodão e espalhe levemente pelo rosto, fazendo movimentos circulares. Feito isso, você pode seguir com a sua rotina de cuidados com a pele, usando o hidratante e o protetor solar.

Tônico ou água micelar: qual é o melhor?

Agora resta a dúvida: qual é o melhor, tônico ou água micelar? A resposta depende do seu tipo de pele. Por isso, recomendamos a consulta com um médico dermatologista para identificar qual produto é mais indicado para você. A diferença entre os dois está na composição e no foco de cada um.

Enquanto a água micelar é responsável por limpar a pele e não contém álcool ou agentes químicos na composição, o tônico facial é mais voltado para o tratamento de pele, principalmente das mais sensíveis, que sofrem de acne ou de oleosidade.

É possível usar os dois?

Sim, você pode usar os dois. Primeiro, consulte o seu dermatologista para checar se a combinação deles surtirá efeito positivo na sua pele. Procure usar a água micelar sempre que estiver tirando a maquiagem, já que ela possui efeito demaquilante. Depois, siga com o uso do tônico facial.

Belíssima Beauty: foco no seu bem-estar e na sua beleza!

tônico ou água micelar

Já sabe qual é o melhor para você: tônico ou água micelar? Esperamos ter ajudado a entender a diferença entre os dois produtos. Visite o blog da Belíssima Beauty para conferir mais dicas de beleza e de cuidados com a pele. Nós prezamos pelo seu bem-estar e sua saúde!

Aproveite para conhecer alguns dos produtos da Belíssima Beauty: o Collagen+, um produto desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, e o Mega Hair, um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse o nosso site e veja mais informações sobre eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

ácido
ácido latico
ácido mandélico
açucar
açúcar demerara
adoçante
água micelar
alimentação saudável
alongamento
ansiedade
antioxidantes
argila
arroz de couve-flor
automassagem
babosa
babyliss
banana
Beleza
bem-estar
benefícios
bicicleta
burrata
cabelo
cabelo cacheado
cabelos
cacau
café
carne
casa
causas
Colágeno
colágeno em pó
colágeno hidrolisado
coloridas
colorir
comer
comidas
como fazer
como preparar
como usar
como usar protetor térmico
condicionador
cuidados
cuidados com a pele
cuidados com as unhas
cuidados com o cabelo
cuidados pessoais
curiosidades
dia da saúde e nutrição
dicas
dicas de saúde
dieta
dormir
elasticidade
empoderamento feminino
escova
esfoliação
exercícios
festa junina
frango
fruta
gelado
gergelim
grão-de-bico
grisalho
hidratação
ingredientes
inverno
iorgute
jantar
lanches
lifestyle
limpeza
low carb
manga
manicure
maquiagem
meditação
meditação guiada
mel
melasma
mitos
molho
natural
nhoque
niacinamida
nutrição capilar
o que é
óleo de gergelim
oleosa
oleoso
olheiras
olhos
ovo de páscoa
ovos
panqueca
para que serve
páscoa
peeling
Pele
penteados simples
pepino
perda
petiscos
praia
práticas
protetor solar
protetor térmico
psoríase
quinoa
radicais livres
receita
receitas
refeições
retinol
rotina
rugas
salada
salada de bacalhau
salgadinho
salmão
saudáveis
saudável
saúde
saúde capilar
saúde da mente
saúde do corpo
saúde menta
saúde mental
sensível
sérum
shampoo
shampoo a seco
sintomas
skincare
sopa
spa day
suplementação
tarefas
técnicas
tipos
tipos de cabelo
tratamento
tratamentos
treino
tropical
unhas
vaselina
verão
verdades
vitamina
vitiligo
whey