Quais são os principais tipos de dermatite? Para entender mais, primeiro é preciso saber o que é essa condição inflamatória. Ela pode ser causada por uma enorme variedade de fatores, incluindo alergias, irritações, infecções, exposição a substâncias químicas ou irritantes ambientais.
Existem diferentes tipos de dermatite, como a dermatite de contato, a atópica e a seborreica. A dermatite ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante ou alergênica, provocando uma reação inflamatória localizada na área de contato.
Quais são os principais tipos de dermatite?
O tratamento da dermatite alérgica varia dependendo do tipo e gravidade da condição. Muitas vezes, isso inclui o uso de cremes e pomadas para aliviar a inflamação e a coceira, além de medicamentos orais, terapias de luz, etc. A seguir conheça a seguir os principais tipos de dermatite.
Dermatite de contato
A dermatite de contato é dividida em dois tipos. O primeiro deles, a dermatite de contato irritante, é causada pelo contato direto com substâncias irritantes, como produtos químicos agressivos, detergentes, solventes, ácidos, álcalis, etc.
A exposição contínua a essas substâncias pode danificar a camada externa da pele, levando à vermelhidão, irritação, coceira, descamação e outras condições. Esse é um dos tipos de dermatite que não leva a uma resposta imunológica. O tratamento envolve evitar contato e utilizar medicamentos recomendados por um dermatologista.
Já a dermatite de contato alérgica consiste em uma reação alérgica, levando a pele a descascar devido ao contato com substâncias alérgenas, como níquel, látex, certos cosméticos, fragrâncias, plantas venenosas (como hera venenosa ou hera do diabo) e alguns medicamentos.
Nesses casos, o sistema imunológico reage ao contato com a substância, como se fosse prejudicial à saúde, levando a uma reação inflamatória. Isso pode incluir vermelhidão na pele, inchaço, bolhas e coceiras intensas, além de descamação. Consulte um dermatologista e evite o contato com a substância.
Dermatite atópica
Também conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente os bebês e as crianças, apesar de também poder afetar os adultos. As causas não são totalmente compreendidas, mas englobam uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais.
A atópica é um dos tipos de dermatite que tem base genética, sendo frequentemente associada a outros distúrbios alérgicos, como a asma e a rinite alérgica. As pessoas com dermatite atópica possuem uma barreira cutânea enfraquecida, o que torna a pele mais suscetível a alérgenos comuns do ambiente.
Entre os sintomas, estão pele seca e áspera, coceira intensa, vermelhidão, inflamação e inchaço, lesões e feridas ao longo do corpo. Em bebês, por exemplo, pode afetar o rosto, o couro cabeludo, os braços e as pernas, enquanto nas crianças e nos adultos as áreas mais comuns são as dobras dos cotovelos e joelhos, mãos, pés e pescoço.
Para o tratamento da dermatite atópica, é recomendado a consulta com um dermatologista. Uma das recomendações é manter a pele hidratada, evitar produtos irritantes (sabonetes fortes e produtos químicos agressivos) e também fazer uso de cremes emolientes e hidratantes para fortalecer a barreira cutânea.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica, conhecida como seborreia ou eczema seborreico, também é uma condição inflamatória crônica. Ela afeta principalmente as áreas do corpo onde há uma grande concentração de glândulas sebáceas. Esse é um dos tipos de dermatite que mais afetam o couro cabeludo, o rosto, as orelhas, o peito e as costas.
Assim como em outros tipos de dermatite, as causas não são completamente compreendidas. Porém, acredita-se que envolvam fatores como o crescimento de um fungo chamado Malassezia, a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e uma resposta inflamatória do sistema imunológico.
Esse tipo de dermatite pode ser influenciado por alterações hormonais, como as ocorridas na adolescência, ou até mesmo gravidez, clima frio e seco, estresse ou o uso de medicamentos específicos. Ela pode gerar descamação na pele, coceira, vermelhidão, irritação, caspa e até mesmo oleosidade.
O tratamento para a dermatite seborreica varia de caso a caso, mas é importante ressaltar que ela não possui uma cura definitiva. O dermatologista pode recomendar o uso de shampoos medicamentosos para o couro cabeludo e produtos tópicos, como loções, cremes ou pomadas contendo ingredientes como ácido salicílico, sulfeto de selênio, piritionato de zinco ou cetoconazol.
Belíssima Beauty: você mais saudável
Tendo visto quais são os tipos de dermatite, que tal acessar o blog da Belíssima Beauty e se informar sobre tudo o que envolve o universo de saúde e beleza? Confira os artigos e se coloque em primeiro lugar!
Aproveite e conheça também o catálogo da Belíssima Beauty. O Collagen+, por exemplo, estimula a produção de colágeno e combate os radicais livres. Já o Mega Hair favorece o desenvolvimento da queratina, principal proteína dos fios.