Cada vez mais em alta no mercado de estética, os tipos de alongamento de unhas seguem conquistando corações. Com diferentes técnicas e materiais, os métodos são um vício para as amantes de nail arts e prometem uma dose de autoestima.
Normalmente realizado por um nail designer e/ou manicure, o alongamento de unhas é um procedimento que demora cerca de duas horas. O valor, dependendo da técnica, pode variar de 100 a 800 reais. Assim, além de promover beleza e autoconfiança, tornou-se a principal fonte de renda de milhares de pessoas.
Nesse caminho, para que você conheça as técnicas e possa escolher sua favorita, preparamos este guia com os principais tipos de alongamento de unhas. Continue a leitura e confira!
Gel
O alongamento em gel é um dos métodos mais procurados e usados no Brasil, justamente por oferecer fácil aplicação. Nesse tipo de técnica, o material utilizado é um gel de aparência gelatinosa, que acompanha o formato natural das unhas.
Após ser aplicado, o composto precisa ser exposto à luz ultravioleta para secagem, que também garante sua fixação. Esse procedimento leva cerca de duas horas e pede manutenção a cada 15 dias. Sua remoção só pode ser feita por um profissional especializado, com a ajuda de lixas especiais para que não prejudique a saúde das unhas.
Acrílico
Entre os tipos de alongamento de unhas também temos o método acrílico. Nessa técnica, é utilizada uma combinação entre pó acrílico e líquido ativador, denominado monômero, para modelar as unhas. Sua aplicação é feita com a ajuda de moldes de pontas de unhas artificiais, que costumam ser inseridos sobre as pontas das unhas naturais.
Popular nos Estados Unidos, o procedimento oferece um bom custo-benefício, além de maior resistência, flexibilidade e espessura às unhas. Diferentemente do método em gel, o alongamento acrílico seca sozinho e tem duração de seis a oito semanas. Entretanto, também pede manutenção a cada 15 dias, e sua remoção deve ser feita por um especialista.
Polygel
Quem deseja investir em um alongamento de unhas decoradas também pode apostar nas unhas de polygel. Feito a partir da combinação entre pó acrílico e gel, seu material é fácil de moldar e precisa ser exposto à luz ultravioleta para secagem. Na aplicação, o produto pede o uso de um molde.
Assim como as unhas de acrílico, o polygel é resistente e possui uma durabilidade de, em média, 25 dias, sem a determinação de um tempo máximo para manutenção. Entretanto, quando a unha natural cresce, é preciso refazê-la, tirando um pouco do produto para, então, replicar.
Fibra de vidro
Considerada a opção com aparência mais natural, o alongamento com fibra de vidro é um dos queridinhos da lista. Sua aplicação é feita com uso de dois materiais: os fios de vidro por baixo e o gel por cima, que precisam secar com a ajuda de luz UV.
Assim, justamente por unir dois materiais resistentes, os modelos de unhas de fibra são os que apresentam maior durabilidade, permanecendo por cerca de três meses. Além disso, sua manutenção só é necessária à medida que a unha vai crescendo.
Tips
Outra opção em meio aos tipos de alongamento de unhas são as tips. Essa técnica é feita a partir de um suporte de plástico ABS, colocado na ponta da unha natural para aumentar o comprimento. Ao ser fixada, esse molde é complementado com outro material, como gel, acrílico ou polygel, para que acompanhe o formato da unha.
As tips constituem ser uma opção para quem busca por durabilidade e resistência, além de favorecer a esmaltação, já que garante ótima conservação, não lascando com facilidade. Sua manutenção deve ser feita a cada 20 dias.
Porcelana
O alongamento em porcelana também é feito com a combinação entre monômero e pó acrílico. Entretanto, diferentemente do alongamento acrílico, possui uma coloração mais clara e pode ser aplicado sem o uso de moldes ou tips.
Nessa técnica, os modelos de unhas costumam ser duráveis e muito resistentes. Assim como os demais, sua manutenção deve ser feita a cada 20 dias, e sua remoção deve ser feita por um profissional especializado.
Fortaleça suas unhas com nutricosméticos!
Agora que você já conhece os principais tipos de alongamentos e modelos de unhas decoradas, que tal descobrir como fortalecer suas unhas de dentro para fora com nutricosméticos? Desenvolvidos com mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada contribuem para sua beleza e saúde.
Em meio às opções, na Belíssima Beauty você encontra o Collagen+, produzido com peptídeos bioativos de colágeno que estimulam a produção de colágeno pelo organismo. Entre seus ativos também encontra-se o ácido ortosilícico, uma substância que colabora com a síntese do colágeno tipo 1, importante para a saúde dos fios de cabelos, pele e unhas.
Há também o Mega Hair, um nutricosmético potente, que ajuda a estimular a produção de queratina. Feito a base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, o composto fortalece e hidrata tanto os cabelos quanto as unhas.
Leia também: “Como cuidar das unhas”
Gostou do conteúdo e já escolheu sua opção favorita entre os tipos de alongamento de unhas? Então, que tal aproveitar o tempo livre para conferir as novidades aqui no blog? Se quiser, leia também “Como cuidar das unhas”e garanta as melhores dicas.
Fontes consultadas:
RIBEIRO, Inaê. O DOSSIÊ COMPLETO SOBRE OS TIPOS DE ALONGAMENTO DE UNHAS. Steal The Look, [S. l.], 9 maio 2020. Beleza, p. 1. Disponível em: https://stealthelook.com.br/o-dossie-completo-sobre-os-tipos-de-alongamento-de-unhas/. Acesso em: 28 jul. 2022.