Descubra quais os benefícios de andar de bicicleta!
Lifestyle,
Wellness,

Descubra quais os benefícios de andar de bicicleta!

31 de maio de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Praticar atividades físicas é uma das principais formas de garantir mais saúde e bem-estar. Você tem dúvidas sobre como se manter ativo? Então, que tal descobrir quais são os benefícios de andar de bicicleta?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se a população global fosse menos sedentária, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas. Entre as soluções para isso, está o transporte ativo, ou seja, a utilização de meios de locomoção movidos à propulsão humana, que incluem: caminhadas, bicicletas, triciclos, patins, entre outros.

Pensando nisso, a Belíssima Beauty preparou este artigo exclusivo que lista as principais vantagens de andar de bicicleta diariamente. Achou interessante? Continue a leitura e confira!

Melhora o condicionamento físico

Andar de bicicleta com regularidade garante mais resistência física. Com a prática, o corpo se fortifica, o que possibilita a execução de exercícios com diferentes intensidades.

Dessa forma, também é possível notar os benefícios de andar de bicicleta para os músculos. Isso porque os movimentos trabalham todos os grupos musculares e tonificam especialmente pernas, coxas e quadril, o que ainda favorece a mobilidade.

Colabora para a saúde dos ossos e das articulações

O equilíbrio é uma das principais habilidades adquiridas ao andar de bicicleta. Assim, mesmo promovendo um maior arco de movimento do joelho, essa prática possui baixo impacto, o que significa que ela não apresenta grandes riscos de traumas ou lesões.

Justamente por isso, quando falamos sobre quais são os benefícios de andar de bicicleta, é possível destacar o fortalecimento do sistema ósseo. Isso porque esse hábito colabora para a saúde do esqueleto e previne doenças articulares como osteoartrite.

Favorece a saúde cardiovascular

Um estudo publicado pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports comprovou que andar de bicicleta com frequência diminui os riscos de patologias cardiovasculares, como colesterol alto e doenças coronárias. Isso acontece porque a prática melhora o funcionamento dos pulmões e fortalece os músculos cardíacos.

Os benefícios de pedalar ainda incluem a melhora na circulação sanguínea e o controle da pressão arterial, já que a execução dos movimentos torna a contração e o relaxamento das artérias e veias mais rápidos. Assim, o coração consegue bater mais forte sem muito esforço.

mulher colocando capacete representando quais são os benefícios de andar de bicicleta

Fortalece o sistema imunológico e rejuvenesce

Outro ponto de destaque na lista de quais são os benefícios de andar de bicicleta todos os dias é o fortalecimento do sistema imunológico. De acordo com uma pesquisa publicada no jornal Aging Cell e reproduzida pelo The Guardian, pedalar tem efeitos antienvelhecimento.

O estudo acompanhou e comparou 125 ciclistas amadores, de 55 a 79 anos, com adultos que não se exercitavam regularmente. O resultado mostrou que, mesmo mais velhos, os atletas preservaram a massa muscular e a força, e produziram a mesma quantidade de células de imunidade que pessoas mais jovens. Esse fato é curioso, já que o órgão responsável por essa produção (timo) costuma encolher a partir dos 20 anos.

A mesma pesquisa constatou que a prática é capaz de reduzir riscos de cânceres, como o de cólon, o de mama e o do intestino. Então, ela turbina as linhas de defesa do corpo, o que o mantém mais saudável e forte, livre de vírus, bactérias e radicais livres.

Contribui para a coordenação motora

Andar de bicicleta faz bem para saúde e contribui muito para o desenvolvimento da coordenação motora, que consiste na capacidade de usar os músculos esqueléticos de forma eficiente. Isso acontece porque a prática trabalha várias partes do corpo e exige o aprimoramento dos movimentos, enquanto favorece os reflexos.

Auxilia a saúde mental

Você sabia que andar de bicicleta faz bem para saúde mental? Além de trazer benefícios ao físico, essa prática aumenta a liberação de neurotransmissores conhecidos como hormônios da felicidade, especificamente endorfina e serotonina.

Essas substâncias aumentam a sensação de conforto, tranquilidade, prazer e bem-estar. Isso ajuda a combater condições como depressão, ansiedade e estresse.

Ajuda a queimar calorias

Uma das dúvidas mais comuns sobre os efeitos de pedalar é se andar de bicicleta ajuda a emagrecer. Para responder a essa questão, vale ressaltar que nenhuma prática isolada garante a perda de peso, mas sim o exercício ajuda a aumentar o gasto calórico e acelera o metabolismo.

Segundo especialistas, pedalar por uma hora pode ajudar a queimar, em média, 300 calorias. No entanto, o emagrecimento é resultado de uma série de fatores que incluem hábitos de vida saudável, alimentação equilibrada e acompanhamento profissional.

Tem um excelente custo-benefício

Por fim, para quem deseja saber quais são os benefícios de andar de bicicleta, ainda é possível dizer que esse exercício tem um excelente custo-benefício. Afinal, você só precisará da bicicleta e dos acessórios de proteção para praticá-lo.

Além disso, sua bike pode servir como um meio de transporte, sendo uma opção econômica e sustentável. Assim, você pode cuidar da saúde do corpo e da mente, enquanto colabora para o meio ambiente. Demais, né?!

Belíssima Beauty: cuide de você de dentro para fora!

Agora que você já sabe quais são os benefícios de andar de bicicleta, que tal descobrir como cuidar de você de dentro para fora com nutricosméticos? Com um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, favorecem sua saúde e seu bem-estar.

Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, feito com peptídeos bioativos de colágeno e com ativos potentes como ácido hialurônico, zinco e selênio. Essa composição ajuda a combater os radicais livres no organismo, o que retarda o envelhecimento enquanto contribui para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

Também há o Mega Hair, um suplemento feito com aminoácidos, vitaminas e minerais que estimulam a produção de queratina, principal proteína dos fios capilares. Tudo isso garante cabelos mais saudáveis, brilhantes e resistentes. Conheça! 

Fontes consultadas: 

SANTANA, Francisco. 10 benefícios de andar de bicicleta para boa forma e saúde. Mundo Boa Forma, [S. l.], 27 maio 2021. Aeróbicos, p. 1. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-de-andar-de-bicicleta-para-boa-forma-e-saude/#1-ajuda-a-perder-peso. Acesso em: 15 maio 2023.

ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE (Brasil). Pedalar ajuda a manter seu sistema imunológico jovem, diz estudo. Época Negócios, [S. l.], 9 mar. 2018. Vida, p. 1. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2018/03/pedalar-ajuda-manter-seu-sistema-imunologico-jovem-diz-estudo.html. Acesso em: 15 maio 2023.

OMS. Organização Pan-Americana da Saúde. OMS pede oportunidades melhores e mais justas de atividade física para melhorar saúde. OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, [S. l.], 14 out. 2021. Notícias, p. 1. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/14-10-2021-oms-pede-oportunidades-melhores-e-mais-justas-atividade-fisica-para-melhorar. Acesso em: 15 maio 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

exercícios arroz de couve-flor ácido mandélico como fazer empoderamento feminino grisalho limpeza cuidados com a pele niacinamida casa petiscos saudáveis ácido escova oleosa práticas vitamina rotina gergelim coloridas tipos de cabelo bicicleta mitos sopa esfoliação receitas saúde verão alongamento cuidados peeling saúde da mente colorir dieta unhas gelado verdades protetor térmico cabelos salmão whey páscoa olheiras dia da saúde e nutrição manga psoríase salada perda retinol cabelo panqueca dicas colágeno hidrolisado refeições treino iorgute cuidados com o cabelo ovos saúde capilar saudável salgadinho melasma mel Colágeno molho jantar saúde mental cacau bem-estar pepino ácido latico nutrição capilar açucar comer festa junina receita dormir dicas de saúde o que é como preparar saúde do corpo dermatite curiosidades adoçante rugas skincare burrata cabelo cacheado frango maquiagem tratamento causas shampoo a seco sintomas nhoque tipos Beleza antioxidantes como usar fruta vitiligo ingredientes grão-de-bico meditação óleo de gergelim como usar protetor térmico vaselina argila comidas radicais livres suplementação sensível ovo de páscoa benefícios saúde menta tropical penteados simples olhos sérum praia cuidados pessoais natural condicionador manicure tarefas alimentação saudável água micelar automassagem protetor solar ansiedade banana inverno carne salada de bacalhau hidratação spa day shampoo para que serve babosa tratamentos técnicas oleoso meditação guiada low carb café babyliss lanches cuidados com as unhas Pele quinoa açúcar demerara lifestyle alimentação colágeno em pó elasticidade