O gergelim é uma das sementes mais cultivadas ao redor do mundo — e que mais possui benefícios à saúde, mas para que serve o óleo de gergelim? Ele é obtido pela prensagem dessa semente e é utilizado não somente na cozinha, mas também para melhorar a saúde da pele e do cabelo.
O óleo de gergelim vem ganhando cada vez mais popularidade. Não é para menos, já que ele é extremamente nutritivo e tem um impacto positivo na saúde. O blog da Belíssima Beauty separou um conteúdo especial sobre um dos melhores tipos de óleo disponíveis atualmente.
O processo de extração do óleo de gergelim consiste em três grandes etapas: primeiro, as sementes são prensadas a frio; depois, o óleo é extraído por meio de um compressor físico, que não altera nem a temperatura e nem adiciona solventes; esse processo resulta em uma torta e no óleo, que vai ser refinado e filtrado.
O óleo de gergelim natural possui diversos nutrientes. Ele é rico em vitaminas A, B, C e E, ácidos graxos (como o ômega 6 e ômega 9), ligninas, sesamina e sesamolina. Por meio da decomposição da sesamolina é que o óleo ganha sua característica antioxidante, proporcionando mais estabilidade.
Adotar o óleo de gergelim é benéfico não só para a saúde do seu organismo interno, como também é um ótimo componente para a sua rotina de cuidados com a pele e o cabelo. Ele possui propriedades hidratantes que previnem o envelhecimento da pele e a protege contra os raios UV, por exemplo.
Além disso, esse tipo de óleo é anti-inflamatório, podendo ser adicionado na sua dieta tranquilamente, e diminui a pressão arterial. Ele se encaixa perfeitamente como um tempero para a comida. Veja mais sobre isso abaixo.
Como dissemos, o óleo de gergelim para cozinhar é extremamente benéfico para a saúde. Ao adicioná-lo no preparo de alimentos, você vai estar auxiliando, por exemplo, no controle do colesterol por conta da alta presença de ácidos graxos. Eles ajudam a reduzir o nível de LDL e HDL no sangue.
Devido à ação anti-inflamatória, o óleo de gergelim também auxilia no combate de inflamações, atuando diretamente na diminuição do desconforto causado pela artrite. Ele fortalece os ossos (promovendo o seu crescimento), as articulações e os vasos sanguíneos, mantendo a estrutura do corpo mais forte.
Ao respondermos para que serve o óleo de gergelim, não podemos esquecer de mencionar a prevenção de doenças cardíacas. A presença de sesamol e sesamina na composição mantém o equilíbrio do sistema cardiovascular, não só reduzindo o colesterol, mas também diminuindo a aterosclerose.
O óleo de gergelim ajuda no combate à ansiedade e à depressão. Ele é rico em tirosina, um aminoácido que trabalha com a serotonina do corpo humano, que auxilia no controle do humor por meio de enzimas e hormônios. Eles vão trazer benefícios à saúde mental.
A melhor forma de usar o óleo de gergelim na alimentação é como tempero de salada. Adicionado de 1 a 2 colheres de sopa de óleo por dia, você já está beneficiando consideravelmente a sua saúde.
Você já sabe para que serve o óleo de gergelim na alimentação, mas e para o cabelo? Por conta dos efeitos antibacterianos, o óleo consegue eliminar os patógenos que atacam o couro cabeludo, melhorando consideravelmente a saúde dos fios.
Além disso, um dos benefícios do óleo de gergelim é auxiliar no crescimento dos fios. Quando estamos com deficiência de ácidos graxos poli-insaturados, o cabelo tende a cair. O óleo estimula o crescimento e tem fácil absorção pelo couro cabeludo, o que é excelente para reverter os danos causados pela química.
Os raios UV são maléficos para o cabelo. O óleo de gergelim serve para ser um agente natural para o bloqueio dos efeitos causados pelo sol. Ele também é responsável por reviver o brilho do cabelo. É só aplicar de duas a três gotas no cabelo que você vai ver como ele vai ter uma nova aparência.
Usar o óleo de gergelim para a pele é uma ótima forma de aumentar a elasticidade e a suavidade. Ele combate o envelhecimento precoce e previne o aparecimento de manchas com o passar dos anos. Tudo isso acontece pela presença do zinco na composição, que é um mineral atuante na síntese de colágeno.
Você pode procurar protetores solares que utilizam óleo de gergelim na composição — ou quem sabe aplicá-lo na pele para formar uma camada protetora contra o sol. Ele funciona perfeitamente como um tipo de filtro solar, principalmente para proteger a pele contra toxinas.
Gostou de saber para que serve o óleo de gergelim? No blog da Belíssima Beauty, você encontra outras dicas de beleza e saúde para adotar no seu dia a dia. Viva a melhor versão de si mesma!
Aproveite para conhecer o Collagen+, um dos produtos da Belíssima Beauty! Ele é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já o Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse o nosso site e veja mais informações sobre eles.
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…