Pele

Entenda o que é retinol e quais são seus benefícios para pele

Apesar de ser uma substância amplamente usada na indústria de dermocosméticos, pouca gente sabe de fato o que é retinol. Indicado para redução de manchas e rugas, o composto possui diversas propriedades benéficas para a saúde da pele.

Derivado da vitamina A, o retinol faz parte da família de retinóides, assim como a tretinoína, e isotretinoína e o palmitato de retinol. O grupo é um dos mais estudados na área de cosméticos, sendo uma alternativa eficaz para tratamentos rejuvenescedores.

Para esclarecer as dúvidas a respeito de o que é retinol e evidenciar seus benefícios para a pele, preparamos este artigo recheado de informações. Ficou interessada? Continue a leitura e confira!

Como o retinol age na pele?

Afinal, para que serve o retinol e como o componente age na pele? Na verdade, para ser usada em tratamentos cutâneos, a substância passa por uma série de reações químicas até se transformar em ácido retinóico (AHA) e, somente assim, pode ser aplicada sobre a pele.

O ácido retinoico é a forma mais ativa do retinol e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o AHA é o mais eficaz quando o assunto é renovação celular. O motivo disso é que composto tem ação queratolítica, agindo sobre a queratina e diminuindo a coesão entre os corneócitos, presentes na camada mais externa da pele.

Dessa forma, a substância promove uma descamação, eliminando células mortas e penetrando nas camadas mais profundas do tecido. Assim, ajuda acelerar a produção de novas células e estimula a produção de colágeno, enquanto desobstrui os poros e melhora o aspecto da pele, deixando-a mais luminosa, firme e suave.

Para quem é indicado?

No mercado, é possível encontrar o retinol em creme para o rosto, séruns, tônicos e medicamentos manipulados, além de procedimentos como peelings químicos. O uso é indicado para todos os tipos de pele, tanto para quem deseja tratar quadros de acne e hiperpigmentação quanto para suavizar rugas e linhas de expressão.

Entretanto, para saber mais sobre o que é retinol e qual é a melhor opção para seu tipo de pele, é imprescindível consultar uma dermatologista. Somente um profissional capacitado pode indicar a versão ideal para suas necessidades e explicar de forma precisa como o composto age na sua pele.

Além disso, é válido ressaltar que o composto não é recomendado para peles muito sensíveis e propensas a reações alérgicas. O motivo disso é a substância ser bastante reativa e poder sensibilizar a pele, causando descamação, vermelhidão, coceira, entre outros sintomas.

Como usar?

Como usar retinol? Bem, não há muitos segredos para incluir o ativo no seu skincare, além, é claro, de procurar por orientação médica. Como se trata de um ativo fotossensibilizante, o recomendando é aplicá-lo uma vez por dia, somente durante a noite, após a higienização e antes da hidratação da pele.

Por se tratar de um AHA, também recomenda-se começar a aplicação alternando os dias para que a pele acostume-se com seus efeitos. Fora isso, no dia seguinte após o uso, é indispensável passar o filtro solar.

Principais benefícios do retinol para pele

Agora que você já sabe o que é e como usar, que tal descobrir quais são os benefícios do retinol para o rosto? A seguir, separamos as principais vantagens de apostar no composto!

Estimula a produção de colágeno

O retinol é uma substância que age como inibidor da produção de colagenase, uma enzima capaz de destruir o colágeno na pele. Dessa forma, o composto estimula a produção de colágeno I e IV, e de elastina, o que faz com que a pele fique mais firme e evita o surgimento de rugas ou linhas de expressão.

Favorece a renovação celular

Justamente por ajudar a eliminar células mortas da camada superficial da pele, o retinol também favorece a renovação celular. Assim, faz com que o tecido adquira um aspecto mais iluminado, saudável e firme.

Ajuda a suavizar manchas

Normalmente, quando buscamos sobre o que é retinol, a resposta está relacionada à sua ação clareadora. Isso acontece porque, ao ser aplicado em determinadas áreas, o composto age de forma eficaz, inibindo a melanogênese, o que ajuda a uniformizar o tom de pele.

Contribui para a hidratação

Não há dúvidas de que a hidratação é fundamental para manter a pele saudável e bonita, e o retinol também pode ajudar nisso. A substância estimula a síntese de glicosaminoglicanos (GAGs), que nada mais são do que carboidratos que ficam entre as células e tem como função reter água.

Trata acnes e espinhas

Ao ser aplicado na pele, o ácido retinoico consegue inibir a síntese de lipídeos e queratina nas células das glândulas sebáceas. Isso ajuda a diminuir a produção excessiva de sebo e as condições de proliferação bacteriana, auxiliando diretamente no tratamento de acnes e espinhas, e melhorando a textura do tecido.

Turbine sua rotina de cuidados com nutricosméticos!

Conseguiu entender o que é retinol e não vê a hora de experimentar seus benefícios na prática? Então, que tal aproveitar para aprender a turbinar sua rotina de cuidados com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, os suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, favorecem sua saúde e beleza de dentro para fora.

Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, um nutricosmético, desenvolvido a partir dos peptídeos bioativos de colágeno, que estimula a produção da substância pelo organismo. Com outros ativos de sua composição, como ácido hialurônico, zinco e selênio, o suplemento ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e mantém a elasticidade da pele.

Há também o Mega Hair, um nutricosmético feito a base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua fórmula ajuda a estimular a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais fortes e resistentes. Conheça!

Fontes consultadas: 

AMARANTE, Mariana Bazilio et al. ÁCIDO RETINÓICO E SUA FUNCIONALIDADE NAS DESORDENS PIGMENTARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA¹1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), [s. l.], p. 1, 5 jul. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Gear%20SEO/Downloads/19759-Texto%20do%20artigo-53236-1-2-20210705.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.

BONCOMPAGNI, Tatiana. Entenda o que é retinol, usado na prevenção de rugas e marcas de expressão. Folha de São Paulo, [S. l.], p. 1, 2 ago. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/08/entenda-o-que-e-retinol-usado-na-prevencao-de-rugas-e-marcas-de-expressao.shtml. Acesso em: 18 nov. 2022.

Jennifer

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago