Muitas mulheres enfrentam uma dupla jornada de trabalho: elas têm um emprego e também cuidam da casa, muitas vezes sozinhas. Essa função fica ainda mais intensa quando elas têm filhos, portanto, conciliar maternidade e vida profissional pode ser um verdadeiro desafio.
A sobrecarga feminina é real: de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa InfoJobs, em 2021, cerca de 86% das mulheres entrevistadas se sentem exaustas com as responsabilidades de maternidade e trabalho. O equilíbrio entre o serviço doméstico e atividades profissionais é muito difícil.
A seguir, a Belíssima Beauty reflete sobre o que está relacionado a essa sobrecarga e instiga o debate sobre os principais desafios para conciliar maternidade e vida profissional. Veja algumas dicas para conseguir equilibrar esses papéis!
Os desafios da maternidade e do trabalho têm origem na desigualdade de gênero, que ainda é muito presente no universo corporativo e familiar. Essa discrepância faz com que a responsabilidade da mulher em relação ao cuidado com os filhos aumente, potencializando, também, a sobrecarga.
A pesquisa do InfoJobs de 2021 mostrou que 85% das mulheres vivenciam jornada de trabalho dupla no Brasil: elas realizam serviços maternos antes ou depois do expediente. Além disso, o estudo indica que 86% das entrevistadas já sofreram preconceito devido à licença-maternidade, um direito garantido por lei.
A desigualdade também é notada na contratação. Uma pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021 mostrou que apenas 54,6% das mulheres com filhos pequenos têm emprego formal. A porcentagem de homens na mesma situação é de 89,2%. Isso mostra que os desafios para conciliar maternidade e carreira vão além do acúmulo de tarefas, pois tocam também nessa disparidade de gênero.
Para muitas mulheres, a vida profissional é tão importante quanto a dedicação ao filho e, por isso, elas lançam mão de algumas estratégias para equilibrar os papéis. Se você é uma delas, aqui vão algumas dicas de como conciliar carreira e maternidade. Acompanhe abaixo.
O primeiro passo é conhecer seus direitos. Existem diversas leis para mães que trabalham regidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e pela Constituição Federal. O objetivo delas é auxiliar mulheres durante a gravidez e após o nascimento do bebê.
A mais conhecida é a licença-maternidade, que consiste em 120 dias remunerados sem trabalho. Esse é um direito tanto das mães biológicas, que pariram, quanto das que adotam uma criança. Vale lembrar, ainda, que não é permitido demitir gestantes a partir da confirmação da gravidez até cinco meses depois que ela parir.
Há, ainda, a lei de apoio à amamentação, que prevê que empresas com mais de 30 empregadas acima dos 16 anos devam ter espaços adequados para que mães possam tirar e armazenar o leite. Para isso, a mulher tem direito a dois descansos de meia hora durante a jornada de trabalho.
Para que seja possível se dedicar ao trabalho mesmo com filhos pequenos, é fundamental ter uma rede de apoio. Trata-se de um grupo de pessoas que podem ajudar enquanto você não puder dar atenção integral à sua criança, como familiares, amigos, vizinhos, babás e outros profissionais.
Esse é um passo muito importante, principalmente, para as mães solo, cujo desafio de conciliar maternidade e vida profissional é ainda maior. No caso das que podem contar com o parceiro, vale ressaltar que ele deve fazer parte desse apoio também. É necessário conversar e estabelecer uma rotina benéfica e equilibrada para ambos.
Hoje em dia, existem diversas empresas que seguem a pauta da diversidade, o que inclui gestantes ou mães de filhos pequenos. Essas organizações costumam promover ações que buscam diminuir essa desigualdade e se comprometem com processos seletivos mais inclusivos e com a garantia dos direitos da mulher.
Caso esteja procurando um emprego novo e esteja preocupada com essa questão, vale pesquisar empresas que entendam e respeitem a relação entre maternidade e carreira. Aprofunde-se sobre a cultura da organização, as ações que ela promove e como as aplica no dia a dia.
Uma maneira interessante de se preparar para a maternidade e o mercado de trabalho é tendo contato com outras mães que têm essa rotina. Ao ouvir ou ler outras experiências, você pode traçar uma estratégia para si própria, entendendo o que pode ou não funcionar.
Além disso, há muitas histórias inspiradoras de mulheres que foram contratadas durante a gestação ou logo após terem um bebê. Ter contato com essas vivências positivas sobre maternidade e vida profissional pode dar forças e incentivo para enfrentar os desafios do mundo corporativo.
Uma última dica, mas não menos importante, é tirar um tempinho para o autocuidado. Com a rotina do trabalho e de casa, os momentos para cuidar de si podem ser deixados em segundo plano, contudo, essa pausa é de extrema importância para a sua saúde mental e física.
Nessa hora, a rede de apoio pode (e deve) entrar em cena. Que tal experimentar um spa day em casa e tomar um banho relaxante, fazer uma hidratação no cabelo e cuidar da pele? Também aproveite para fazer alguma atividade de que goste que não esteja relacionada ao trabalho e à maternidade.
Curtiu o conteúdo sobre maternidade e vida profissional? Aqui no blog da Belíssima Beauty, você encontra muitas outras informações para cuidar de você, da sua vida e da sua saúde.
Aproveite para conhecer os produtos do catálogo! No site, você encontra tudo de que precisa para cuidar da sua beleza por dentro e por fora: desde colágeno para a pele até vitaminas para cabelos e unhas. Confira!
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…