Você já ouviu falar que fruta engorda? Ou melhor, que o açúcar presente nesses alimentos pode trazer riscos à saúde e, inclusive, contribuir para a obesidade? Apesar de ser uma afirmação difundida, o que pouca gente sabe é que tudo isso não passa de um mito.
Na verdade, não existe nenhum alimento capaz de engordar alguém quando analisado fora do contexto nutricional de um indivíduo. O que contribui para o ganho de peso é a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Assim, ao consumir em excesso frutas mais calóricas, é possível sim engordar, mas não é o alimento o único responsável.
Nesse caminho, para que você entenda a origem dessa afirmação e possa aplicar o conceito em suas estratégias nutricionais, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!
O que é frutose?
Para começar, você sabe o que é frutose e por que essa substância está tão atrelada ao ganho de peso? Presente em frutas, mel, agave e na maioria dos vegetais de raiz, a substância é um tipo de carboidrato simples, denominado monossacarídeo, semelhante à glicose.
Também conhecida como açúcar das frutas, a frutose é responsável por adoçar os alimentos. Sua composição, comparada a outros tipos de açúcares, é considerada a mais doce que existe, sendo 100 g de frutose equivalentes a 173 g de sacarose.
O uso da frutose na indústria alimentícia
Justamente por seu teor de doçura, a frutose é muito utilizada na indústria alimentícia para produção de refrigerantes, doces, alimentos processados, frutas em conserva, entre outros. Para essa finalidade, normalmente é extraída do xarope de milho, constituído por partes iguais de glicose e frutose concentrada.
O uso em excesso da substância nesses tipos de alimentos é o que faz com que muitas pessoas acreditem que a fruta engorda. Afinal, a substância em comum, quando utilizada como adoçante artificial, está ligada ao aumento de problemas de saúde, como obesidade, colesterol alto e diabetes.
Entretanto, diferentemente dos alimentos ultraprocessados, as frutas contam com outros nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. Essas substâncias alteram o tempo de absorção da frutose pelo organismo. A chave está no consumo da frutose atrelado às fibras (naturalmente presente nas frutas). As fibras se encarregam de reduzir os picos glicêmicos do carboidrato, retardando sua absorção e trazendo maior saciedade.
A fruta e a saciedade
Mas se a fruta não engorda, por que muitas pessoas evitam seu consumo quando querem emagrecer? Para responder essa pergunta é importante entender o que são alimentos com alto índice glicêmico (IG).O IG de um alimento representa a sua capacidade de aumentar os níveis de glicose no sangue em determinado período de tempo.
Quando o consumo de determinado alimento gera um pico de insulina no organismo por ser absorvido de maneira rápida, ele é considerado um alimento de alto índice glicêmico, como o caso da frutose analisada isoladamente.
Os picos de insulina no organismo estão diretamente relacionados ao acúmulo de gordura. A glicose é utilizada pelo corpo como fonte de energia. Quando temos um desequilíbrio na quantidade consumida x necessidade energética do corpo, a glicose excedente é armazenada pelo organismo em forma de gordura. Além disso, alimentos com alto IG são absorvidos de maneira rápida, mantendo a saciedade do indivíduo por um período curto de tempo.
Consumir frutose em excesso ou frutas com alto índice glicêmico, elevamos nossas taxas de glicose no sangue. Se essa energia produzida não for gasta, acontecerá o acúmulo de gordura no organismo, podendo provocar o ganho de peso.
Frutas com baixo índice glicêmico para experimentar!
Ao entender como funciona a absorção da frutose e o porquê desse processo fazer com que muitas pessoas acreditem que fruta engorda, fica mais fácil decidir como incluir os alimentos na sua rotina, né?!
Nesse caminho, para te ajudar, preparamos uma lista com quatro frutas com baixo índice glicêmico que podem ser consumidas durante dietas ou outro processo de emagrecimento. Veja!
Morango
Considerada uma das melhores frutas para quem quer emagrecer, o morango é rico em proteínas, fibras e gorduras boas. Uma porção de 100 g contém apenas 4,6 g de açúcar, sendo ideal para quem deseja evitar a substância.
Pêssego
Muitas vezes, o mito de que fruta engorda é exemplificado por opções em conserva, como o famoso pêssego das festas de Natal. Ao ser consumido in natura, porém, o alimento é uma excelente opção para quem quer emagrecer, contando com 8,39 g de açúcar a cada porção de 100 g.
Abacate
Quando falamos de frutas com pouco carboidrato, é quase impossível não pensar no abacate. Queridinho das dietas low carb, o alimento é rico em fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais. Sua composição, a cada 100 g, conta com 6 g de carboidratos, sendo apenas 0,66 g de açúcar.
Framboesa
Se você curte um docinho e está à procura de frutas para dieta para substituir a sobremesa, a framboesa é uma excelente opção. Azedinha e saborosa, é fonte de antioxidantes, potássio e vitamina C, contando com 11,94 g de carboidratos e 6,5 g de fibras a cada porção de 100 g.
Cuide de você de dentro para fora!
Agora que você já sabe que fruta não engorda, que tal descobrir como cuidar de você com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, esses compostos, aliados a uma alimentação balanceada, contribuem para sua beleza e vitalidade de dentro para fora.
Desenvolvido com péptidos bioativos de colágeno, o Collagen+ estimula a produção de colágeno pelo organismo. Os ativos de sua formúla, como ácido hialurônico, zinco e selênio, também favorecem a elasticidade da pele e combatem as ações dos radicais livres.
Já o Mega Hair é um suplemento feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua fórmula potente favorece a produção de queratina, principal proteína dos cabelos e unhas, deixando-os mais fortes e hidratados.
Leia também: “42 alimentos bons para pele e saúde”
Com tantos detalhes, não restaram dúvidas se fruta engorda ou não, né? Então, que tal curtir o tempo livre e conferir mais informações aqui no blog? Se quiser, leia também 42 alimentos bons para pele e saúde e aproveite!
Fontes consultadas:
LEITE, Patricia. Fruta Engorda? Verdades, Mitos e Dicas. Mundo Boa Forma, [S. l.], 18 dez. 2019. Dicas para emagrecer, p. 1. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/fruta-engorda-verdades-mitos-e-dicas/. Acesso em: 22 jul. 2022.
CARDOSO, Mayara. Frutose. Bioquimica, [s. l.], p. 1. Disponível em: https://www.infoescola.com/bioquimica/frutose/. Acesso em: 22 jul. 2022.