Os exercícios com elástico são uma ótima opção para quem deseja realizar atividades físicas em casa de forma prática e funcional. Esse tipo de treino fortalece todos os grupos musculares, além de ser usado para reabilitação e prevenção de lesões.
Pensando nisso, o time da Belíssima preparou um guia completo sobre como utilizar o elástico para treino, incluindo materiais e tipos de exercícios. Achou interessante? Continue a leitura e confira!
Por que optar pelos exercícios com elástico?
Afinal, por que investir em exercícios com elástico? Além da comodidade de poder se exercitar onde e quando você quiser, a prática garante uma série de benefícios para o corpo e a mente.
“Utilizando o elástico, é possível exercitar qualquer musculatura do corpo. O melhor é que a intensidade do treino pode variar de acordo com a gramatura e o comprimento do objeto, bem como o número de repetições” é o que explica o fisioterapeuta Yanesko Bella (CREF 126702G/SP).
Dessa forma, a atividade atende às mais diversas necessidades, sendo indicada para diferentes objetivos. A seguir, conheça alguns de seus diferenciais e descubra os motivos da sua popularidade.
Praticidade
Diferentemente de outros tipos de acessórios, o elástico para exercício é mais simples e fácil de aprender a usar. Você pode utilizá-lo para diferentes treinos, seja na academia ou em casa.
Flexibilidade
Uma das vantagens de fazer seus exercícios com elástico é a flexibilidade de realizar os mais variados movimentos com um único equipamento. É possível fazer treinos para os mais variados objetivos, malhando diferentes grupos musculares.
Condicionamento físico
Os exercícios com elástico são uma boa aposta para melhorar o condicionamento físico, já que trabalham todas as áreas do corpo. Sua execução melhora a força e a resistência, além de aumentar o nível da massa óssea.
Por onde começar?
Para os iniciantes, é comum ter dúvidas sobre como fazer exercícios com elástico. Por isso, para quem está começando, o primeiro passo é procurar a orientação de um profissional de saúde, que avaliará a situação e encontrará o exercício adequado às suas condições físicas.
“Assim como em qualquer exercício, o seu treino com elástico deve ser orientado por um profissional da saúde. A execução dos exercícios é fundamental para evitar lesões e obter resultados satisfatórios”, salienta o fisioterapeuta Yanesko Bella.
Outro ponto importante para quem está iniciando é respeitar os próprios limites, optando por atividades mais simples e menos intensas. Também é indispensável fazer uma pausa entre cada exercício, a fim de evitar o desgaste e favorecer a recuperação.
“A intensidade do elástico e o número de repetições adequado para você devem ser determinados pelo profissional que te acompanha”, acrescenta o especialista. Ao decorrer dos treinos e com a técnica correta, você sentirá diferença significativa em relação à sua força, tonificação e energia.
Tipos de elástico
Ainda para quem deseja começar a praticar exercícios com elástico, destaca-se a importância de conhecer os tipos de equipamentos disponíveis no mercado. Abaixo, está uma lista com as principais opções:
- faixas elásticas com velcro: utilizadas em diversos tipos de exercícios, sua estrutura permite ajustá-la facilmente ao corpo;
- faixas elásticas com tornozeleira: utilizadas para realizar os exercícios de pernas, possuem garras que podem ser colocadas nas panturrilhas e tornozelos, oferecendo praticidade na realização dos movimentos;
- faixas elásticas com alça: são menos convencionais e recomendadas especialmente para exercitar os músculos das costas e dos braços;
- faixas elásticas com garras de metal: indicadas para realizar os treinos de tríceps, elas possuem suporte com formato triangular;
- faixas elásticas ajustáveis: conhecidas como thera-band e encontradas com ou sem suporte, são as mais tradicionais e podem ser utilizadas em vários exercícios.
Níveis de resistência
A intensidade do treino com elástico pode oscilar de acordo com o nível de resistência de cada tipo de equipamento. O grau pode variar de leve a pesado, conforme a espessura das faixas. Equipamentos mais finos e menores costumam apresentar uma leve resistência e suportam de 1 kg a 10 kg.
Já os elásticos mais longos e grossos resistem de 5 kg a 90 kg. Para facilitar a identificação, algumas marcas optam por classificar o nível dos equipamentos de acordo com cores específicas, tendo geralmente a faixa amarela, com menor resistência, e a ouro, com maior pressão suportada.
Exercícios com elástico
Após conhecer os principais benefícios e equipamentos, chegou a hora de descobrir como usar elástico para malhar. A seguir, confira o passo a passo de 3 exercícios para incluir no treino!
Elevação lateral
Indicado para quem procura por exercícios com elástico para braços. Para realizá-lo, basta:
- em pé, com os braços paralelos ao corpo, segure as pontas do elástico com as mãos e pise no meio dele com as pernas;
- mantenha os braços semiflexionados, eleve-os até a altura dos ombros e retorne;
- repita de acordo com seu treino.
Agachamento
É uma das opções mais populares entre os tipos de exercícios com elástico para as pernas. Sua execução consiste em:
- em posição ereta, alinhe os pés com os quadris;
- em seguida, pise com os 2 pés na faixa, segure as pontas do elástico com as mãos e agache até os joelhos atingirem um ângulo de 90°;
- retorne à posição inicial e repita de acordo com seu treino.
Passada lateral
Também indicado para quem deseja exercitar as pernas, é um exercício de fácil execução. Para realizá-lo, é bem fácil:
- em pé, posicione o elástico em volta das pernas, um pouco acima do joelho. Para uma boa postura, deixe as mãos unidas em frente ao peito;
- depois, flexione as pernas levemente, mantendo a posição de um agachamento curto;
- por fim, dê um passo rápido para o lado e volte à posição inicial. Repita de acordo com seu treino.
Seja belíssima por dentro e por fora!
Os exercícios com elástico são uma excelente alternativa para obter saúde e bem-estar. Aliando-os a uma alimentação balanceada e à suplementação com nutricosméticos, que oferece um mix de nutrientes, é possível garantir mais beleza de dentro para fora!
Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, que estimula a produção de colágeno e combate os radicais livres, e o Mega Hair, que favorece o desenvolvimento da queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais bonitos e resistentes. Conheça e desfrute de seus benefícios!
Fontes consultadas:
EFFECTS of training with elastic resistance versus conventional resistance on muscular strength:: A systematic review and meta-analysis. Https://www.ncbi.nlm.nih.gov/: Allysiê Priscila Cavina, 19 fev. 2019.. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6383082/. Acesso em: 16 jul. 2021.
THE EFFECTS of Combining Elastic and Free Weight Resistance: on Strength and Power in Athletes. 22. ed. Https://journals.lww.com/: Anderson CE, Sforzo GA, 15 mar. 2018. 5. Disponível em: https://journals.lww.com/nsca-jscr/fulltext/2008/03000/the_effects_of_combining_elastic_and_free_weight.33.aspx. Acesso em: 16 jul. 2021.