Entenda para que serve e conheça os benefícios do ácido glicólico!
Beleza,
Pele,

Entenda para que serve e conheça os benefícios do ácido glicólico!

19 de junho de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Não é de hoje que os AHA (alfa-hidroxiácidos) estão presentes na fórmula dos produtos de skincare, para oferecer tratamento a diferentes tipos de pele. Entre as opções, os benefícios do ácido glicólico o colocaram no topo da lista, por isso ele é considerado por muitas pessoas uma verdadeira dádiva no mundo dos cosméticos.

Então, o que é ácido glicólico? Trata-se de um princípio ativo produzido a partir da cana-de-açúcar e outros vegetais doces, descoberto nos anos de 1970. Solúvel em água e menor molécula entre os AHAs, ele é rapidamente absorvido pela pele e tem a renovação celular como principal função.

Se quiser saber mais sobre para que serve o ácido glicólico e quais benefícios ele apresenta, você encontrou o lugar certo! A seguir, conheça as propriedades e descubra como incluí-lo no seu dia a dia!

Para que serve o ácido glicólico?

O ácido glicólico é um composto potente e indicado para os mais diversos tratamentos. Em geral, a aplicação pode ser feita por procedimentos estéticos como peeling químico ou uso de cosméticos diários, com uma concentração que varia, respectivamente, de 30 a 70% e 1 a 10% .

Após ser aplicado, esse composto penetra as camadas superficiais da pele e rompe as moléculas de proteínas responsáveis por manter as células unidas. Isso promove a esfoliação e a descamação do tecido, o que resulta nos benefícios do ácido glicólico:

Produção de colágeno e redução nas linhas de expressão

Um dos principais benefícios do ácido glicólico para a pele é reduzir os sinais do envelhecimento. Ao promover a renovação celular, ele estimula a produção de colágeno e elastina, o que garante mais elasticidade e firmeza à pele, e ajuda a reduzir linhas de expressão como rugas.

Controle da oleosidade

Por ter um baixo peso molecular, o ácido glicólico facilmente penetra as camadas da pele e ajuda a mantê-la livre do excesso de sebo que vem das glândulas sebáceas. Isso ajuda a controlar a oleosidade e previne o surgimento de espinhas e cravos.

Uniformização do tom da pele

Em geral, a alta procura da aplicação do ácido glicólico para o rosto está relacionada à uniformização do tom da pele. A esfoliação profunda promovida pelo ativo acelera a eliminação do excesso de pigmento, como o causado pelo melasma, o que contribui para o clareamento uniforme das marchas.

Esse composto ainda é capaz de reduzir a produção de melanina, ao inibir uma enzima chamada tirosinase. Isso também colabora para tratamentos ligados à uniformização do tom da pele.

Ação antiacne e diminuição de cicatrizes

O uso do ácido glicólico para acne também é bastante comum. Isso porque, ao esfoliar a pele, ele remove o excesso de células mortas que obstruem folículos e poros, o que ajuda a diminuir a proliferação da bactéria causadora da acne. Além disso, devido à renovação celular, ele minimiza cicatrizes e manchas causadas pela inflamação.

mulher passando produto no rosto.

Melhora na textura

A aplicação do ácido glicólico também pode ajudar a reduzir a aparência de poros dilatados. Isso melhora a textura da pele e traz um aspecto saudável, iluminado e viçoso.

Como incluir o ácido glicólico na rotina de skincare?

Após saber quais são os benefícios do ácido glicólico, talvez você esteja se perguntando como incluí-lo na sua rotina de skincare. O primeiro passo para isso é consultar um dermatologista para entender quais são as necessidades da sua pele e como o ativo pode contribuir, considerando a sensibilidade e demais fatores.

Em geral, é indicado aplicá-lo sobre a pele completamente seca, iniciando o tratamento em noites alternadas até se adaptar. No começo, é comum apresentar reações transitórias de leve ardência e vermelhidão, que devem desaparecer com a aplicação contínua. Em casos de sintomas intensos e incessantes, é recomendado suspender o uso.

O tratamento com ácidos costuma ficar entre as etapas de limpeza e hidratação no skincare, ou seja, após higienizar a pele, antes de hidratar e protegê-la. A dica é verificar com o médico a melhor ordem no seu caso.

Quais são as contraindicações?

O ácido glicólico costuma ser bem aceito por todos os tipos de pele. No entanto, assim como outros AHAs, ele deve ser evitado em peles muito sensíveis. O mesmo vale para quem faz tratamentos específicos, com casos extremos de dermatite atópica, rosácea e acne.

Não há nenhuma contraindicação do uso por gestantes e lactantes. Porém, o melhor caminho para um tratamento eficiente, livre de riscos, é consultar um profissional especializado. Por isso, a sugestão é só começar a aplicar o ativo depois das orientações de um dermatologista.

Belíssima Beauty: cuide de você de dentro para fora!

Gostou do conteúdo e já está por dentro dos benefícios do ácido glicólico? Então, que tal aproveitar para descobrir como cuidar da sua pele, de dentro para fora, com nutricosméticos? Com um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, podem contribuir para beleza e bem-estar.

Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, feito com péptidos bioactivos de colágeno e outros compostos ativos, como ácido hialurônico e ácido ortosilícico. A composição dele é capaz de estimular a produção de colágeno e combater as ações dos radicais livres, o que favorece a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

Também há o Mega Hair, um nutricosmético que estimula a produção de queratina, principal proteína dos fios. Assim, ele deixa o cabelo mais forte, brilhante e saudável. Conheça e aproveite!

Fontes consultadas: 

CARUSO, Priscilla Vannunccini; LUBI, Neiva Cristina. Atuação do Ácido Glicólico no Envelhecimento Cutâneo. TCC Online – Universidade Tuiuti do Paraná, [s. l.], p. 1-11, 2017. Disponível em: https://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/05/ATUACAO-DO-ACIDO-GLICOLICO-NO-ENVELHECIMENTO-CUTANEO.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (Brasil). Os ácidos indicados para renovar a pele durante o inverno. [S. l.]. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/os-acidos-indicados-para-renovar-a-pele-durante-o-inverno/. Acesso em: 24 maio 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

cacau festa junina pele oleosa meditação guiada cabelo cacheado bem-estar shampoo a seco o que é alimentação saudável limpeza gergelim saudável ovos meditação saudáveis ingredientes refeições manicure dicas protetor térmico fruta tropical banana perda loiro automassagem antioxidantes niacinamida benefícios coloridas vaselina cuidados com o cabelo Colágeno natural dermatite empoderamento feminino jantar shampoo saúde capilar salada de bacalhau esfoliação casa maquiagem pepino burrata hidratação dicas de saúde molho melasma oleosa queda de cabelo nutrição capilar tipos de cabelo grisalho sensível elasticidade verdades gelado verão arroz de couve-flor praia saúde psoríase peeling colorir saúde da mente tarefas grão-de-bico causas como usar receita spa day açúcar demerara vitiligo skincare oleoso whey colágeno em pó manga cabelo sintomas alongamento saúde menta low carb mitos salada técnicas colágeno hidrolisado bicicleta ácido mandélico açucar babyliss óleo de gergelim argila sinais treino dieta escova água micelar olhos Pele unhas vitamina dia da saúde e nutrição petiscos como preparar tratamentos protetor solar radicais livres penteados simples Envelhecimento panqueca ansiedade como fazer receitas comer condicionador cuidados com a pele curiosidades saúde do corpo cuidados cuidados pessoais salgadinho ácido latico lifestyle pele acneica ácido babosa comidas cuidados com as unhas suplementação alimentação mel dormir Beleza cabelos para que serve como usar protetor térmico páscoa ovo de páscoa práticas carne inverno quinoa frango lanches exercícios salmão rotina rugas retinol sérum saúde mental tipos olheiras nhoque café adoçante sopa iorgute tratamento