Você sabia que a pele flácida é um dos principais sintomas da falta de fibras de sustentação no tecido, como colágeno e elastina? Isso acontece em razão do avanço da idade ou de um grande processo de emagrecimento.
Então, como isso funciona? É possível combater? Para responder a essas e outras perguntas, a equipe da Belíssima Beauty preparou este artigo recheado de informações, com dicas para ajudar você a diminuir a flacidez e aumentar sua autoestima. Achou interessante? Continue a leitura e confira!
O que é a flacidez na pele?
Primeiro, por que a pele fica flácida? Para compreender este processo, é importante saber que existem duas proteínas no corpo responsáveis por manter a pele em bom estado: o colágeno e a elastina. Elas são produzidas naturalmente, nas dosagens adequadas que precisamos, por muitos anos.
No entanto, quando chegamos a uma certa idade — por volta dos 30 anos —, os sinais do envelhecimento começam a aparecer, justamente devido à diminuição na produção destas proteínas. A partir daí, começamos a notar alguns sinais, como as rugas e a pele flácida.
De acordo com a dermatologista Elaine Caldeira Guirro, no livro Fisioterapia Dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias, “o envelhecimento é um processo lento, progressivo e irreversível. Ele é influenciado por diversos fatores intrínsecos e extrínsecos”.
“O avançar dos anos leva a uma diminuição da elasticidade, provocando fragilidade, atrofia, perda de vasos sanguíneos, colágeno e gordura. E todas essas alterações provocam o envelhecimento cutâneo que se exterioriza através de rugas, linhas de expressão e flacidez”.
Como diminuir a flacidez da pele?
Sabendo como tudo acontece, talvez você esteja se perguntando: pele flácida pode voltar ao normal? Na verdade, existem, sim, soluções para retardar ou diminuir a flacidez da pele, e você pode adquiri-las com algumas mudanças de hábito. Veja!
Beba muita água
Não há dúvidas de que beber água é fundamental para manter o organismo funcionando e a pele saudáveis. Ao ingerir a quantidade ideal (cerca de 35 ml diários por quilo), é possível contribuir para a renovação do colágeno e a circulação sanguínea.
Além disso, a hidratação ajuda a evitar o inchaço causado pela retenção de líquidos, uma das principais causas de desgaste nas fibras de sustentação. Com isso, é possível fortalecer os tecidos e impedir a flacidez.
Cuidado com o “efeito sanfona”
Você já ouviu falar sobre o “efeito sanfona”? Esse termo se refere ao ato de engordar ou emagrecer com certa frequência. Causado por diversos fatores clínicos, ele altera o metabolismo e torna cada vez mais difícil manter o peso ideal.
Justamente por esticar e diminuir a pele com frequência, o efeito sanfona desgasta as fibras de sustentação, o que pode ocasionar pele flácida. Para evitá-lo, é fundamental ter um acompanhamento médico, com nutricionistas e endócrinos que podem descobrir a origem dele e tratá-la de acordo com as necessidades do organismo.
Pratique exercícios físicos e evite maus hábitos
Ainda entre o que fazer para tratar a pele flácida está a prática de exercícios físicos. Ao se exercitar, além de aumentar a disposição e garantir mais qualidade de vida, você contribui para as fibras de sustentação, deixando a pele mais durinha e tonificada, principalmente na região das pernas e dos braços.
Evitar maus hábitos, como fumar ou consumir alimentos ultraprocessados, também pode ajudar a tratar a pele flácida. Isso porque você se afasta das substâncias que podem acelerar o envelhecimento, como os radicais livres.
Use protetor solar
O uso do protetor solar é fundamental para manter a pele firme e saudável. Afinal, ele é formulado para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, evitando surgimento de manchas, oleosidade excessiva, ressecamento e até riscos de câncer de pele.
No dia a dia, a orientação é aplicá-lo a cada duas horas, aproximadamente, em casos de suor excessivo. Já para os momentos de lazer, principalmente na piscina ou mar, a reaplicação deve ser feita sempre que se entrar em contato com a água.
Invista em uma alimentação equilibrada e nutritiva
Você sabia que é possível investir em alimentos para pele flácida? Uma dieta equilibrada e nutritiva pode trazer muitos benefícios para a pele e ajudar a tratar diversos sintomas do envelhecimento.
As proteínas, como carnes magras e ovos, ajudam muito no tratamento da flacidez, sendo ótimas aliadas para a manutenção dos músculos. Outras opções ricas em colágeno, como caldo de ossos e peixes, também podem servir como um repositor da substância. Demais, né?!
Conheça os nutricosméticos da Belíssima Beauty!
Além de ter bons hábitos e saber o que tomar para pele flácida, é possível investir em suplementos que colaboram para a manutenção da pele. É o caso dos nutricosméticos, feitos com um mix de nutrientes que, aliados a uma alimentação balanceada, favorecem a saúde e o bem-estar.
Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, uma das melhores opções de suplementos para pele flácida. Feito com peptídeos bioativos de colágeno, ele ajuda o corpo a absorver ainda mais a proteína, promovendo benefícios rapidamente.
Oferecendo a mais alta qualidade, esse nutricosmético ainda conta com ativos potentes na fórmula, como ácido hialurônico, biotina, ácido ortosilícico, vitaminas e minerais (C, E, B6, zinco e selênio). Essa combinação auxilia na redução de rugas, retarda o envelhecimento e garante mais elasticidade à pele, além de tratar cabelos e unhas. Conheça!
Fontes consultadas:
– GUIRRO, Elaine Caldeira de O. Fisioterapia Dermato- funcional: fundamentos, recursos, patologias. Barueri-São Paulo Manole, 2004.
– ZAGUE V. Arch. Dermatol Res. V.300 479-483, 2008.
– SCHUNCK, M. et al. JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0), 1-9, 2015.
– FRANZEN, Jaqueline Maisa; DOS SANTOS, Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro; ZANCANARO, Vilmair. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, p. 49-61, 2013.