Lifestyle

Como ter uma alimentação saudável e os benefícios para a pele

Você segue todas as dicas de cuidados com pele, cabelos e unhas, mas sente que ainda precisa melhorar? Talvez seja hora de se atentar àquilo que come. Afinal, como ter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é uma dieta que oferece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Com “dieta”, não nos referimos à restrição alimentar, mas sim a refeições para ter uma saúde equilibrada.

Para auxiliar nessa missão e garantir bons resultados na rotina de autocuidado, preparamos o conteúdo a seguir. No final, damos dicas de como ter uma alimentação saudável no dia a dia. Confira!

Comer bem e ter pele saudável: qual é a relação?

Você sabe a relação entre o que é alimentação saudável de fato e a saúde da sua pele? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, um dos fatores que contribuem com o envelhecimento cutâneo é a alimentação não balanceada.

Um dos motivos para isso é que açúcar em excesso no sangue pode gerar um estresse oxidativo celular, ou seja, a oxidação da pele e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Porém, temos uma boa notícia: alguns nutrientes ajudam a retardar o processo de envelhecimento. Um exemplo bem conhecido é o colágeno, uma proteína encontrada em alimentos de origem animal, como carne bovina, frango e peixes.

Alimentação saudável: benefícios para além da pele

Sabia que uma alimentação saudável também beneficia cabelos e unhas? Por exemplo, ingerindo ovos, cogumelos, cereais integrais e castanhas, que são ricos em biotina, potencializamos a síntese de queratina, principal proteína para a saúde das unhas e das madeixas.

Também vale ressaltar que manter uma alimentação equilibrada traz grandes vantagens à saúde como um todo. Por exemplo, uma dieta saudável faz o intestino funcionar melhor, prevenindo-nos de doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes e outros males.

Como ter uma alimentação saudável, afinal?

Então, como ter uma alimentação saudável? Uma mudança de hábitos é o primeiro passo. Geralmente, uma regra importante é preferir alimentos de maior qualidade, ou seja, boa procedência dos ingredientes. Vamos ver algumas dicas de como ter uma alimentação saudável a seguir:

Descasque mais, desembale menos

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, um dos passos mais importantes para uma alimentação equilibrada é investir em alimentos in natura, orgânicos ou minimamente processados. Já ouviu “descasque mais, desembale menos”? É esse o raciocínio.

Alimentos processados são aqueles que contêm a adição de ingredientes para aumentar a conservação. Já os ultraprocessados são os produtos industrializados que raramente possuem ingredientes naturais.

Alguns exemplos são: biscoitos, balas, bolos prontos, nuggets, refrigerantes, macarrão instantâneo, etc. Anote a dica para identificar alimentos ultraprocessados: sabe aqueles nomes “diferentões” presentes na lista de ingredientes? Então, se um produto está cheio deles, provavelmente é ultraprocessado.

Outra dica de alimentação saudável ao comprar é procurar locais que vendam alimentos in natura ou orgânicos. Isso garante ingredientes com melhor qualidade para suas refeições. Inclusive, prefira preparar os próprios alimentos em vez de comprá-los prontos ou congelados.

Invista em uma alimentação equilibrada entre os nutrientes

Não sabe o que comprar no mercado? Invista em alimentos de diferentes grupos nutricionais. Como vimos, uma alimentação saudável fornece todas as substâncias necessárias para nosso corpo funcionar bem. São elas:

  • Carboidratos: cereais integrais, batata-doce, batata inglesa, mandioca, aveia, entre outros;
  • Legumes e verduras: agrião, alface, brócolis, beterraba, couve, rúcula, espinafre, escarola, cenoura, entre outros;
  • Proteínas: carne vermelha, frango, ovos e leguminosas (feijão, lentilha, soja, quinoa, grão-de-bico, etc.);
  • Gorduras boas: azeite de oliva, abacate, salmão, ovos, linhaça.

Complemente sua alimentação com nutricosméticos

Lembra-se daqueles nutrientes importantes para a saúde da pele e do cabelo que falamos há pouco? Outra forma de inseri-los na alimentação é utilizar nutricosméticos.

Segundo a nutricionista Laís Coelho (CRN 41763), os nutricosméticos contribuem para complementar a dieta, fornecendo nutrientes importantes para a saúde e beleza!

No portfólio da Belíssima, há o Collagen+, composto por peptídeos de colágeno, ácido hialurônico, ácido ortossilícico, vitamina B6, biotina, zinco e selênio, essenciais para ter uma pele mais hidratada e elástica, e retardar o processo de envelhecimento.

Já para cabelos e unhas, nossa sugestão é o Mega Hair, também composto por biotina e zinco, nutrientes que auxiliam no metabolismo de proteínas e combatem danos causados pelos radicais livres, e dois aminoácidos importantes para produzir queratina.

Você Belíssima de dentro para fora

Sabendo como ter uma alimentação saudável e a importância dela para os cuidados de dentro para fora, que tal dar uma chance aos nutricosméticos da Belíssima?

O diferencial deles está na produção. O colágeno hidrolisado, purificado e transformado em peptídeo é absorvido mais eficientemente. Já a vitamina para cabelo com tecnologia exclusiva BEAUTY TECH IN e fórmula patenteada fortalece cabelos e unhas.

Você também pode continuar acompanhando os conteúdos do nosso blog. Que tal conferir cinco dicas práticas de como fazer exercícios em casa, aliando atividade física e alimentação saudável para cuidar mais de si?

Fontes consultadas:

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. 2014

Manual de Nutrição: Pessoas com diabetes. Departamento de Nutrição e Metabologia da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/pdf/manual-nutricao-publico.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

amanda.belissima

Recent Posts

Colágeno com ácido hialurônico: diga adeus às rugas!

Uma das combinações mais poderosas dentro da indústria cosmética é o colágeno com ácido hialurônico,…

1 mês ago

Cronograma capilar: veja os benefícios e saiba como fazer o seu

Se você deseja cabelos saudáveis, brilhantes e bem cuidados, o cronograma capilar pode ser um…

1 mês ago

Colágeno em diferentes idades: quando e como iniciar a suplementação

A busca por uma pele jovem e saudável, articulações flexíveis e cabelos brilhantes é comum…

1 mês ago

Como prevenir a queda de cabelo: hábitos saudáveis e tratamentos indicados

A queda de cabelo é um problema que preocupa muitas pessoas e pode afetar a…

1 mês ago

Colágeno e Vitamina C: como essa combinação é para a pele?

A combinação de colágeno e vitamina C tem conquistado destaque no universo da saúde e…

2 meses ago

Biotina para cabelo: como funciona e realmente faz diferença?

A busca por cabelos saudáveis, fortes e brilhantes é uma prioridade para muitas pessoas. Dentre…

2 meses ago