Você sabe como servir burrata? Esse é um prato para quem ama queijo, já que ele conta com queijo mussarela, nata e creme de leite. É originário da Itália e, além de ser extremamente saboroso, é um prato rico em cálcio. Tem uma junção melhor do que essa? Vem com a Belíssima Beauty que nós te contamos mais sobre ele.
Como dissemos, a burrata tem origem italiana e é conhecida como o “queijo que veio da neve”. Esse título foi dado pois, durante uma nevasca que abateu a região da Puglia, em 1956, um cidadão chamado Lorenzo Bianchino resolveu criar algo que ajudaria a amenizar os efeitos da tempestade.
Lorenzo, com o intuito de reaproveitar resíduos de pasta cortada, juntou a mussarela e a stracciatella — um tipo de queijo filamentado bastante conhecido na Itália, que mistura creme de leite com manteiga em um pote. A partir disso, ele criou um sistema de locomoção muito mais ágil para toda a população da região.
Essa junção criou um tipo de manteiga que se popularizou rapidamente naquele inverno. Conhecido como burrata di Andria, com o tempo, ele foi se espalhando ao redor do mundo até chegar na consistência da burrata que conhecemos hoje em dia.
Afinal, como fazer burrata? O preparo consiste em duas etapas: primeiro, o do recheio, depois, o da base. É um prato delicioso, mas que exige uma atenção maior aos detalhes. Os ingredientes também são levemente diferenciados, mas garantimos que o resultado final será esplêndido. Vamos lá?
O primeiro passo para aprender como servir burrata é preparar o recheio. Para isso, fatie a mussarela nozinho e misture com a nata até obter uma consistência cremosa. Caso seja preciso, adicione um pouco de leite. Feito isso, deixe o recheio descansar.
Já para a base da burrata, você precisará usar 500 g de mussarela. Corte-a em fatias bem fininhas e, em seguida, esquente 0,5 L de água em uma chaleira. Você a usará para derreter as fatias de mussarela. Com a ajuda de um recipiente de vidro, insira-o na chaleira com 250 g de mussarela.
Quando o queijo derreter, troque o recipiente e derreta os 250 g que sobraram. Em seguida, junte as duas metades e misture tudo até que vire uma única massa. Assim que sentir a massa esticando, coloque-a em outro recipiente de vidro e mergulhe em uma chaleira com água gelada. Dobre a mussarela até virar uma trouxinha.
A última etapa é inserir o recheio na base. Para isso, é preciso esticar um pouco mais a massa e deixá-la no formato de “C”. Assim, você conseguirá colocar o recheio com muito mais facilidade. Feito isso, transforme novamente a burrata em uma trouxinha. Puxe a ponta e faça um pequeno nó para que ela não estique mais.
As receitas com burrata geralmente são servidas com um acompanhamento. Uma das principais formas de se deliciar com ela é servi-la como um antepasto, ou seja, em um prato com azeitonas e tomates-cereja mergulhados em um fio de azeite e pimenta-do-reino. Se for do seu agrado, adicione manjericão.
Outra forma de servir burrata é em formato de salada. O espinafre é um ótimo complemento, por isso, que tal juntar essas duas delícias? O amargo do espinafre encaixa perfeitamente com a cremosidade do queijo.
Já pensou em servir burrata assada? Para isso, você precisará criar um molho à parte para complementar o queijo, mas não se preocupe, é fácil de se preparar. Um molho vermelho com especiarias, linguiça calabresa e manjericão já torna o prato ainda mais delicioso. Basta colocar a burrata por seis minutos no forno.
Por fim, nossa dica final é servir a burrata com molho pesto. Essa forma é bastante comum em diversos restaurantes. O preparo do molho é simples: separe uma xícara de folhas de manjericão, azeite oliva extravirgem, uma colher de sopa de castanha de caju e ¼ de xícara de queijo parmesão. Insira tudo em um processador de alimentos e pronto!
Agora que você já sabe não só como servir burrata, como também preparar a receita desde o início, deu vontade de reunir a família e os amigos para se deliciar com esse prato, não é? Afinal, não há nada melhor do que curtir o momento comendo algo saudável!
Pensando na sua saúde, não deixe de conhecer os nutricosméticos da Belíssima Beauty. O Collagen+ é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno que auxiliam na estimulação da produção da substância no organismo. Já o Mega Hair é um suplemento que estimula a produção de queratina, principal proteína dos fios.
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…