Ciência

Como funciona o processo de emagrecimento e suas fases

Emagrecer, seja por questões estéticas ou de saúde, é um dos desejos de muitas pessoas. Para que esse objetivo seja atingido de forma saudável e eficaz, é preciso entender e respeitar o processo de emagrecimento.

Mas, o que é isso, afinal? O emagrecimento nada mais é do que a redução da gordura corporal. Para ela acontecer, uma série de mudanças de hábitos, rotina e alimentação são necessárias. Esse é um processo lento e individualizado, com diferentes fases. Vamos entender melhor? Confira nosso conteúdo!

Como funciona o emagrecimento saudável?

O processo de emagrecimento acontece sempre que o metabolismo do tecido adiposo, ou seja, a gordura do nosso corpo, é alterado. Isso acontece, por exemplo, com o déficit calórico, quando consumo de calorias totais é menor que seu gasto. Esse saldo é calculado com base na Taxa Metabólica Basal (TMB), que é individual.

Por isso, quando o desejo é emagrecer, é essencial se consultar com um especialista, como nutricionistas, nutrólogos e endócrinos. São esses profissionais quem podem indicar o melhor método para um emagrecimento saudável e eficaz, considerando as suas necessidades individuais.

De modo geral, existem alguns pilares importantes para o processo de emagrecimento: uma alimentação balanceada, que ofereça todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo; o exercício físico, que, além de atuar para queimar gordura, também facilita o déficit calórico e o acompanhamento médico.

Quais são as fases do emagrecimento?

Quem já passou por uma dieta para emagrecer sabe como, muitas vezes, é difícil se manter focado no objetivo. Isso porque esse é um processo longo, com diferentes fases e exige muita dedicação. Você sabe quais são essas etapas e qual a importância de cada uma delas? Entenda a seguir:

1. Perda de peso ativa

Essa é a fase inicial do processo de emagrecimento, que ocorre durante os primeiros seis meses de tratamento/dieta. Nessa etapa, é importante contar as calorias consumidas e gastas (existem diversos aplicativos que ajudam), se pesar semanalmente para acompanhar a evolução e manter as consultas com o profissional de nutrição.

2. Resistência ou efeito platô

Após algum tempo de dieta e de perda de peso, é comum passar por um momento de “estabilidade”. Ou seja, mesmo mantendo o regime e a atividade física, a perda de peso na balança deixa de ser perceptível.

Isso acontece por conta do “efeito platô”, que nada mais é do que o organismo resistindo ao emagrecimento. Estudos indicam que a cada quilo perdido, há um aumento da forma proporcional a 100 kcal e uma redução do metabolismo.

Nesse momento, é essencial manter a atividade física, tanto aeróbica, quanto de resistência, como a musculação, para preservar a massa muscular e continuar incentivando o gasto calórico.

3. Manutenção

Depois que a sua meta é atingida, é essencial continuar a manutenção do peso. Para isso, vale a pena investir em uma reeducação alimentar, processo em que o indivíduo aprende a fazer trocas inteligentes em seu menu, optando por alimentos nutritivos para o organismo e reduzindo o consumo de produtos industrializados.

Por que o processo de emagrecimento é lento?

É normal sentir ansiedade no processo de emagrecimento e, até mesmo, desânimo frente aos resultados que aparecem de forma lenta e gradual, mas é preciso ter em mente que isso acontece por o emagrecimento ser um processo que age diretamente no equilíbrio e metabolismo do organismo.

Você já deve ter ouvido falar na frase “a pressa é inimiga da perfeição”, não é mesmo? Isso também acontece no emagrecimento. Dietas muito restritivas, que prometem um emagrecimento rápido, também restringem o consumo de nutrientes importantes para o metabolismo.

Além disso, a longo prazo elas podem causar compulsão alimentar. Isso acontece porque, com a restrição de determinados alimentos, a tendência é que o organismo passe a se defender dessa “falta”, aumentando a vontade de a pessoa comer alimentos que, antes, ela estava evitando — como os carboidratos.

Por isso, quando você se perguntar “por que o processo de emagrecimento é lento?”, entenda que a resposta é simplesmente essa: porque ele está sendo feito de forma saudável e realmente eficaz para seu corpo.

Dicas para começar um processo de emagrecimento

Como iniciar um processo de emagrecimento? Primeiramente, é essencial relembrar a importância de procurar um nutricionista para montar uma dieta personalizada.

Também, é fundamental aliar a dieta com a atividade física. Ao entrar nesse assunto, muitas pessoas já pensam no treino aeróbico para emagrecer. Ele realmente é importante, já que possui um alto gasto calórico.

Além do treino aeróbico, também é válido praticar musculação para manter a massa magra (músculos) e praticar outras atividades do seu interesse, como danças e esportes. Para conferir mais dicas, dê uma olhadinha no nosso conteúdo sobre como emagrecer de forma saudável.

Nutricosméticos são bem-vindos durante as dietas

Sabe como você pode complementar a sua dieta com nutrientes que vão deixar você linda de dentro para fora? Investindo em nutricosméticos com componentes importantes para a saúde da sua pele, dos seus cabelos e das suas unhas.

É o caso do Collagen+, que, além de colágeno, conta com ácido hialurônico e outros nutrientes que auxiliam a retardar o envelhecimento da pele e reduzir as linhas de expressão.

O Mega Hair, por sua vez, é essencial para o crescimento saudável e o fortalecimento dos fios, já que é rico em biotina e L-Metionina, aminoácido importante para a produção de creatina.

Fique Belíssima de dentro para fora!

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Belíssima para conferir mais dicas para uma vida mais saudável. Aqui, você também confere receitas fitness e mais posts sobre autocuidado para continuar Belíssima de dentro para fora!

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago