Benefícios do ácido salicílico: saiba mais sobre o ácido e as vantagens dele no cuidado com a pele
Pele,

Benefícios do ácido salicílico: saiba mais sobre o ácido e as vantagens dele no cuidado com a pele

4 de agosto de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Você sabe quais são os benefícios do ácido salicílico? Com propriedades medicinais e queratolíticas, esse ácido é frequentemente utilizado em produtos de cuidado com a pele, principalmente para o tratamento de acne, verruga, calos, psoríase e outras condições.

O ácido salicílico é um excelente composto químico para remover as células mortas da pele e promover a renovação celular. Quer entender mais sobre os benefícios dele? A Belíssima Beauty explica o que esse ácido faz e como adicioná-lo corretamente na sua rotina de cuidados com a pele. Confira!

O que é ácido salicílico?

Para começar, o que é ácido salicílico? Ele vem da salicina, um glicósido fenólico obtido em estado puro da casca de salgueiro e de algumas espécies de choupos. Ou seja, é um composto de origem natural com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Apesar disso, o ácido salicílico pode ser produzido em laboratórios. Ele pertence à categoria dos beta-hidroxiácidos (BHA), o que o torna um excelente composto para o tratamento de peles acneicas. Você o encontra em géis, cremes, loções, sabonetes e até shampoos.

Qual é a função do ácido salicílico?

Você já sabe para que serve o ácido salicílico, mas que tal entender mais sobre a função dele na pele? Por ser um beta-hidroxiácido, a parte “hidroxi” da molécula se separa da parte ácida, o que torna ácido solúvel em óleo e, consequentemente, mais penetrável nos poros.

Os compostos beta-hidroxiácidos auxiliam na renovação celular da pele, pois atuam nas camadas mais superficiais, dissolvendo os desmossomos. Com isso, a pele fica livre das células mortas e com o viço tão desejado de volta. Ele também atua no combate às linhas finas.

Conheça os benefícios do ácido salicílico

Deu para perceber que existem vários benefícios do ácido salicílico para o rosto, não é? Confira uma seleção de motivos que o tornam um excelente composto para sua pele.

Tratamento da acne

O ácido salicílico é amplamente utilizado no tratamento da acne, devido às propriedades queratolíticas. Ao ajudar na remoção das células mortas, na desobstrução dos poros e na redução da produção de sebo, ele combate a acne e previne o surgimento de novas lesões.

Mulher passando produtos no rosto

Esfoliação suave

Similar a um esfoliante químico, o ácido salicílico também ajuda a esfoliar suavemente a pele, removendo as células mortas. Assim, ele melhora a textura e o tom da pele, deixando-a mais macia e suave, com uma aparência mais jovial.

Tratamento da psoríase

A psoríase é uma condição de pele caracterizada por manchas avermelhadas e descamativas. Um dos benefícios do ácido salicílico é ajudar no tratamento desta condição, porque alivia os sintomas e reduz a descamação e a inflamação.

Remoção de verrugas, calos e calosidades

O ácido salicílico consegue amolecer a pele espessa e ajudar a remover verrugas, calos e calosidades. Isso porque ele ajuda a dissolver a queratina, uma proteína encontrada nessas lesões cutâneas, o que facilita a remoção.

Tratamento da caspa

Lembra que o ácido salicílico também está presente em shampoos? Ele ajuda a eliminar as células mortas do couro cabeludo, reduzir a descamação e aliviar a coceira associada à caspa. Por isso, você o encontra em diversos produtos próprios para o tratamento de caspa.

Como usar o ácido salicílico?

Aprender como usar o ácido salicílico dependerá do tipo de produto em questão. Indicamos a consulta com um dermatologista antes de montar sua rotina de cuidados com a pele, ok? Porém, podemos oferecer algumas diretrizes gerais para o uso do ácido.

1- Limpeza de pele: lave o rosto com um sabonete indicado para seu tipo de pele e enxágue-o com água morna;

2- Aplicação localizada: aplique uma pequena quantidade do produto em questão na região afetada. E use o dedo ou uma haste de algodão para espalhar suavemente;

3- Evite áreas sensíveis: não aplique o ácido salicílico na região dos olhos e dos lábios ou nas mucosas;

4- Tempo de aplicação: siga as instruções do fabricante com relação ao tempo de aplicação. Alguns produtos podem ser deixados na pele durante a noite, outros devem ser enxaguados após um certo tempo;

5- Proteção solar: o ácido salicílico pode deixar a pele mais sensível à exposição solar, por isso capriche na aplicação do filtro solar durante o dia.

Conheça os nutricosméticos da Belíssima Beauty!

Agora que você já sabe quais são os benefícios do ácido salicílico, que tal conhecer os nutricosméticos da Belíssima Beauty? Eles oferecem um mix de nutrientes que, aliados a uma alimentação balanceada, também auxiliam nos cuidados com a beleza e a saúde.

O Collagen+, por exemplo, é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Não deixe de acessar o site e ver mais informações sobre esses nutricosméticos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

penteados simples retinol mitos tipos verdades protetor solar vaselina ovo de páscoa pele oleosa saúde menta gelado babyliss coloridas colágeno hidrolisado petiscos niacinamida sérum banana loiro limpeza Pele saúde da mente salgadinho saúde escova sinais causas natural tratamento salada de bacalhau lifestyle Colágeno grisalho cacau ovos manicure shampoo a seco benefícios comer receitas radicais livres cuidados meditação guiada inverno olhos práticas bicicleta argila pepino sopa dicas de saúde queda de cabelo ansiedade páscoa condicionador saúde mental ingredientes ácido mandélico molho skincare óleo de gergelim esfoliação curiosidades praia treino protetor térmico cuidados com a pele automassagem festa junina salada dieta tropical exercícios tarefas saudáveis dia da saúde e nutrição suplementação frango elasticidade perda alimentação saudável unhas manga dermatite cuidados com o cabelo como fazer ácido verão fruta bem-estar sintomas tipos de cabelo salmão refeições spa day meditação o que é dormir açúcar demerara grão-de-bico receita babosa café panqueca colorir oleoso cuidados pessoais para que serve rotina cabelos ácido latico açucar colágeno em pó olheiras cuidados com as unhas como usar como preparar como usar protetor térmico vitiligo vitamina psoríase alimentação tratamentos cabelo pele acneica whey burrata iorgute arroz de couve-flor sensível adoçante maquiagem casa peeling rugas quinoa gergelim comidas Beleza carne melasma saúde capilar mel dicas hidratação lanches Envelhecimento shampoo saudável cabelo cacheado alongamento antioxidantes água micelar nhoque saúde do corpo oleosa jantar low carb nutrição capilar empoderamento feminino técnicas