Como funciona o processo de emagrecimento e suas fases
Ciência,

Como funciona o processo de emagrecimento e suas fases

21 de janeiro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Emagrecer, seja por questões estéticas ou de saúde, é um dos desejos de muitas pessoas. Para que esse objetivo seja atingido de forma saudável e eficaz, é preciso entender e respeitar o processo de emagrecimento.

Mas, o que é isso, afinal? O emagrecimento nada mais é do que a redução da gordura corporal. Para ela acontecer, uma série de mudanças de hábitos, rotina e alimentação são necessárias. Esse é um processo lento e individualizado, com diferentes fases. Vamos entender melhor? Confira nosso conteúdo!

Como funciona o emagrecimento saudável?

O processo de emagrecimento acontece sempre que o metabolismo do tecido adiposo, ou seja, a gordura do nosso corpo, é alterado. Isso acontece, por exemplo, com o déficit calórico, quando consumo de calorias totais é menor que seu gasto. Esse saldo é calculado com base na Taxa Metabólica Basal (TMB), que é individual.

Por isso, quando o desejo é emagrecer, é essencial se consultar com um especialista, como nutricionistas, nutrólogos e endócrinos. São esses profissionais quem podem indicar o melhor método para um emagrecimento saudável e eficaz, considerando as suas necessidades individuais.

De modo geral, existem alguns pilares importantes para o processo de emagrecimento: uma alimentação balanceada, que ofereça todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo; o exercício físico, que, além de atuar para queimar gordura, também facilita o déficit calórico e o acompanhamento médico.

Quais são as fases do emagrecimento?

Quem já passou por uma dieta para emagrecer sabe como, muitas vezes, é difícil se manter focado no objetivo. Isso porque esse é um processo longo, com diferentes fases e exige muita dedicação. Você sabe quais são essas etapas e qual a importância de cada uma delas? Entenda a seguir:

1. Perda de peso ativa

Essa é a fase inicial do processo de emagrecimento, que ocorre durante os primeiros seis meses de tratamento/dieta. Nessa etapa, é importante contar as calorias consumidas e gastas (existem diversos aplicativos que ajudam), se pesar semanalmente para acompanhar a evolução e manter as consultas com o profissional de nutrição.

2. Resistência ou efeito platô

Após algum tempo de dieta e de perda de peso, é comum passar por um momento de “estabilidade”. Ou seja, mesmo mantendo o regime e a atividade física, a perda de peso na balança deixa de ser perceptível.

Isso acontece por conta do “efeito platô”, que nada mais é do que o organismo resistindo ao emagrecimento. Estudos indicam que a cada quilo perdido, há um aumento da forma proporcional a 100 kcal e uma redução do metabolismo.

Nesse momento, é essencial manter a atividade física, tanto aeróbica, quanto de resistência, como a musculação, para preservar a massa muscular e continuar incentivando o gasto calórico.

3. Manutenção

Depois que a sua meta é atingida, é essencial continuar a manutenção do peso. Para isso, vale a pena investir em uma reeducação alimentar, processo em que o indivíduo aprende a fazer trocas inteligentes em seu menu, optando por alimentos nutritivos para o organismo e reduzindo o consumo de produtos industrializados.

Por que o processo de emagrecimento é lento?

É normal sentir ansiedade no processo de emagrecimento e, até mesmo, desânimo frente aos resultados que aparecem de forma lenta e gradual, mas é preciso ter em mente que isso acontece por o emagrecimento ser um processo que age diretamente no equilíbrio e metabolismo do organismo.

Você já deve ter ouvido falar na frase “a pressa é inimiga da perfeição”, não é mesmo? Isso também acontece no emagrecimento. Dietas muito restritivas, que prometem um emagrecimento rápido, também restringem o consumo de nutrientes importantes para o metabolismo.

Além disso, a longo prazo elas podem causar compulsão alimentar. Isso acontece porque, com a restrição de determinados alimentos, a tendência é que o organismo passe a se defender dessa “falta”, aumentando a vontade de a pessoa comer alimentos que, antes, ela estava evitando — como os carboidratos.

Por isso, quando você se perguntar “por que o processo de emagrecimento é lento?”, entenda que a resposta é simplesmente essa: porque ele está sendo feito de forma saudável e realmente eficaz para seu corpo.

Dicas para começar um processo de emagrecimento

Como iniciar um processo de emagrecimento? Primeiramente, é essencial relembrar a importância de procurar um nutricionista para montar uma dieta personalizada.

Também, é fundamental aliar a dieta com a atividade física. Ao entrar nesse assunto, muitas pessoas já pensam no treino aeróbico para emagrecer. Ele realmente é importante, já que possui um alto gasto calórico.

Além do treino aeróbico, também é válido praticar musculação para manter a massa magra (músculos) e praticar outras atividades do seu interesse, como danças e esportes. Para conferir mais dicas, dê uma olhadinha no nosso conteúdo sobre como emagrecer de forma saudável.

Nutricosméticos são bem-vindos durante as dietas

Sabe como você pode complementar a sua dieta com nutrientes que vão deixar você linda de dentro para fora? Investindo em nutricosméticos com componentes importantes para a saúde da sua pele, dos seus cabelos e das suas unhas.

Embalagens de nutricosméticos, importantes para a dieta no processo de emagrecimento, ao lado de laranjas, em um fundo laranja.

É o caso do Collagen+, que, além de colágeno, conta com ácido hialurônico e outros nutrientes que auxiliam a retardar o envelhecimento da pele e reduzir as linhas de expressão.

O Mega Hair, por sua vez, é essencial para o crescimento saudável e o fortalecimento dos fios, já que é rico em biotina e L-Metionina, aminoácido importante para a produção de creatina.

Fique Belíssima de dentro para fora!

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Belíssima para conferir mais dicas para uma vida mais saudável. Aqui, você também confere receitas fitness e mais posts sobre autocuidado para continuar Belíssima de dentro para fora!

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

saudável unhas ácido salada de bacalhau queda de cabelo o que é carne babyliss penteados simples sérum cuidados pessoais comidas ingredientes saúde da mente hidratação colorir vitamina páscoa água micelar rotina inverno saúde do corpo verdades nutrição capilar oleoso gelado petiscos meditação guiada dormir skincare como usar limpeza lanches meditação para que serve cuidados molho nhoque automassagem tratamento shampoo cabelo cacheado bicicleta retinol óleo de gergelim alimentação saudável cuidados com as unhas tipos de cabelo coloridas manicure olhos grão-de-bico oleosa receitas escova bem-estar como preparar pepino colágeno em pó receita sinais como usar protetor térmico mitos empoderamento feminino dia da saúde e nutrição café dieta sintomas cuidados com a pele loiro Envelhecimento shampoo a seco ovos jantar quinoa burrata sopa Pele lifestyle iorgute manga alimentação ansiedade olheiras grisalho suplementação treino condicionador banana sensível curiosidades práticas saúde mental pele oleosa argila cuidados com o cabelo como fazer refeições adoçante vaselina psoríase mel babosa natural melasma rugas protetor térmico salada whey salmão frango dicas dermatite benefícios casa pele acneica niacinamida saúde cabelo perda açúcar demerara exercícios cabelos radicais livres maquiagem elasticidade saudáveis Beleza antioxidantes spa day low carb comer praia açucar peeling tarefas ovo de páscoa tropical festa junina tipos cacau técnicas ácido latico arroz de couve-flor saúde capilar fruta verão esfoliação salgadinho colágeno hidrolisado protetor solar ácido mandélico alongamento vitiligo saúde menta gergelim causas dicas de saúde Colágeno panqueca tratamentos