6 formas de melhorar a hidratação da pele
Beleza,
Pele,

6 formas de melhorar a hidratação da pele

23 de junho de 2021
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Sair do banho, passar aquele creme hidratante por todo o corpo e fazer skincare no rosto. Essa é a rotina de cuidados de muitas mulheres e, no dia a dia agitado, pode ser feita de forma automática, mas você sabe qual a importância de fazer a hidratação da pele da forma correta?

Hidratar o corpo e o rosto é fundamental para a reposição e a retenção de água na derme e na epiderme. Esse hábito ajuda a manter a barreira de proteção da pele contra irritações e agentes externos, como poluição, calor excessivo, clima seco, entre outros.

Se não hidratarmos a cútis, ela perde capacidade de defesa, aumentando o risco de alergias, infecções, irritações e fissuras. Por isso, é importante que todos os tipos de pele sejam hidratados, desde as mais secas até as mais oleosas.

Sabendo como funciona a hidratação da pele e os benefícios dela, é hora de ver formas de potencializar o efeito hidratante e garantir uma pele mais saudável e macia. Confira as dicas que preparamos para você!

1. Evite banhos muito quentes

Pensando que a maioria das mulheres hidrata a pele após o banho – veremos a importância disso daqui a pouco –, uma das dicas sobre como hidratar a pele é evitar a água muito quente. Esse hábito retira a oleosidade natural, deixando a pele ressecada e afetando a barreira de proteção dela.

Sabe o que mais pode acontecer? As glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo no rosto) entendem que a pele está ressecada e produzem ainda mais óleo.

Ou seja, em vez de ter uma pele mais saudável e hidratada, ela fica mais oleosa que o normal. Por isso, é interessante deixar o banho quente de lado, por mais prazeroso que seja, e apostar em banhos mornos, em dias mais frios, ou gelados, em dias mais quentes.

2. Passe o hidratante logo após o banho

Já que estamos falando de banho, o momento ideal para hidratar a pele do rosto e do corpo é justamente ao sair do chuveiro. Isso porque, com a pele úmida, os poros conseguem absorver melhor os ativos dos produtos. Além disso, é nesse momento que a cútis está limpa.

Para que a absorção seja ainda mais completa, passe o creme massageando o corpo e focando, principalmente, nas áreas naturalmente mais ressecadas, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Quanto ao rosto, procure passar o produto em movimentos circulares.

Uma dica importante é não usar o mesmo sabonete no corpo e no rosto, nem o mesmo hidratante. Prefira investir em produtos específicos para seu tipo de pele, tanto para a higienização, quanto para a hidratação. Vamos ver a seguir.

3. Escolha produtos específicos para o seu tipo de pele

Lembra que falamos que a hidratação é importante para todos os tipos de pele? Então, mesmo tendo propensão à maior oleosidade no rosto, não pule essa etapa da rotina de cuidados, ok? Basta investir em um hidratante para pele oleosa.

Os produtos costumam ter ativos importantes para a reposição das moléculas de água e dos lipídeos da pele, como vitamina B5, ácido hialurônico, manteiga de karité, ceramidas, glicerina, entre outros. Então, qual deles é o melhor hidratante de pele seca, mista e oleosa?

“Independentemente de ser seca, mista ou oleosa, todos os tipos de pele necessitam de hidratação. O que varia são os formatos dos produtos a serem aplicados, bem como seus ativos”,  ressalta o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821).

“Para as peles mais oleosas, são recomendados produtos mais leves, como soluções aquosas e gel livres de álcool. Por outro lado, as peles secas apresentam maior necessidade de hidratação”, completa o profissional. “Neste caso, além dos cremes mais encorpados, são indicados óleos naturais, como, por exemplo, óleo de rosa mosqueta. Para as peles combinadas (mista), são recomendados hidratantes de textura suave e sérum hidratantes”, finaliza.

4. Aposte em alimentos que potencializam a hidratação

Certamente, você já ouviu aquele ditado que diz que somos o que comemos, não é? Para a hidratação da pele, não é diferente. Aquilo que ingerimos traz resultados importantes para a cútis. Inclusive, você sabia que existe uma relação importante entre a saúde intestinal e a da pele?

Por isso, é interessante investir em alimentos para hidratar a pele. Alguns exemplos são: batata-doce, pepino, espinafre, cenoura, ricos em vitamina A e C, antioxidantes. Oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, também são excelentes. Peixes como atum, salmão e sardinha são ricos em ômega 3, nutriente que traz viço e elasticidade.

5. Invista em nutricosméticos com ácido hialurônico

Sabia que o ácido hialurônico consegue reter 10 vezes mais água que o próprio volume? Pois é! Isso faz dele um ótimo componente para a hidratação da pele. Mesmo sendo produzido naturalmente pelo nosso organismo, com o passar dos anos, a concentração dele é reduzida, assim como a do colágeno.

Então, vale apostar em nutricosméticos com esses componentes na fórmula, como o Collagen+, rico em peptídeos de colágeno, mas também ácido hialurônico. Além da hidratação, ele atua na desaceleração do envelhecimento da pele, prevenindo as linhas de expressão e a flacidez.

hidratação da pele

O Collagen+ é livre de produtos químicos, metais pesados, sódio e hormônios, e tem alta taxa de absorção, o que garante resultados mais rápidos. Além disso, a produção dele conta com a purificação do colágeno, garantindo um produto mais genuíno e eficaz.

6. Hidrate-se de dentro para fora

Para garantir uma hidratação da pele de dentro para fora, nada é melhor que beber bastante água. Manter-se hidratada ajuda a eliminar toxinas do corpo e a levar os nutrientes necessários para uma pele mais saudável. Por isso, beba entre 1,5 e 2 litros de água por dia.

Leia também: dicas práticas de como evitar estrias

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Confira as nossas dicas de como evitar estrias, entendendo o que pode causá-las e quais hábitos são interessantes para combater o aparecimento dessas marcas na pele.

Fonte consultada:

BARRICHELLO, Bianca et al. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

óleo de gergelim automassagem Envelhecimento limpeza exercícios tropical cabelo cacheado receita olhos bem-estar banana tratamento coloridas cacau ovos benefícios como usar protetor térmico Beleza inverno salada antioxidantes ácido mandélico olheiras argila loiro ovo de páscoa cuidados pessoais grisalho esfoliação grão-de-bico protetor solar melasma cabelo dermatite colágeno em pó alimentação saudável salmão queda de cabelo pele oleosa para que serve saudável nhoque alimentação nutrição capilar peeling fruta pepino saúde capilar oleosa skincare burrata lanches saudáveis arroz de couve-flor ingredientes dia da saúde e nutrição colorir vitamina vaselina gergelim mel o que é sensível low carb hidratação receitas radicais livres tipos colágeno hidrolisado praia empoderamento feminino maquiagem natural niacinamida vitiligo cronograma capilar panqueca reconstrução capilar salada de bacalhau tipos de cabelo práticas rugas festa junina manicure oleoso dieta penteados simples meditação guiada lifestyle cuidados com as unhas verdades cuidados jantar ácido curiosidades saúde menta perda spa day açúcar demerara rotina salgadinho café adoçante dicas elasticidade Pele como fazer sinais pele acneica casa babyliss comidas Colágeno shampoo a seco petiscos sopa tratamentos saúde carne psoríase bicicleta técnicas como usar como preparar refeições shampoo frango comer alongamento protetor térmico ansiedade sintomas cuidados com a pele mitos sérum iorgute babosa gelado quinoa causas meditação retinol escova whey saúde da mente unhas treino saúde do corpo dormir dicas de saúde páscoa cuidados com o cabelo açucar suplementação manga verão condicionador ácido latico molho cabelos água micelar