Tipos de dermatite: conheça as causas e os principais sintomas
Pele,

Tipos de dermatite: conheça as causas e os principais sintomas

18 de agosto de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Quais são os principais tipos de dermatite? Para entender mais, primeiro é preciso saber o que é essa condição inflamatória. Ela pode ser causada por uma enorme variedade de fatores, incluindo alergias, irritações, infecções, exposição a substâncias químicas ou irritantes ambientais.

Existem diferentes tipos de dermatite, como a dermatite de contato, a atópica e a seborreica. A dermatite ocorre quando a pele entra em contato com uma substância irritante ou alergênica, provocando uma reação inflamatória localizada na área de contato.

Quais são os principais tipos de dermatite?

O tratamento da dermatite alérgica varia dependendo do tipo e gravidade da condição. Muitas vezes, isso inclui o uso de cremes e pomadas para aliviar a inflamação e a coceira, além de medicamentos orais, terapias de luz, etc. A seguir conheça a seguir os principais tipos de dermatite.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é dividida em dois tipos. O primeiro deles, a dermatite de contato irritante, é causada pelo contato direto com substâncias irritantes, como produtos químicos agressivos, detergentes, solventes, ácidos, álcalis, etc.

A exposição contínua a essas substâncias pode danificar a camada externa da pele, levando à vermelhidão, irritação, coceira, descamação e outras condições. Esse é um dos tipos de dermatite que não leva a uma resposta imunológica. O tratamento envolve evitar contato e utilizar medicamentos recomendados por um dermatologista.

Já a dermatite de contato alérgica consiste em uma reação alérgica, levando a pele a descascar devido ao contato com substâncias alérgenas, como níquel, látex, certos cosméticos, fragrâncias, plantas venenosas (como hera venenosa ou hera do diabo) e alguns medicamentos.

Nesses casos, o sistema imunológico reage ao contato com a substância, como se fosse prejudicial à saúde, levando a uma reação inflamatória. Isso pode incluir vermelhidão na pele, inchaço, bolhas e coceiras intensas, além de descamação. Consulte um dermatologista e evite o contato com a substância.

mulher passando pomada na mão com alergia representando os tipos de dermatite

Dermatite atópica

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente os bebês e as crianças, apesar de também poder afetar os adultos. As causas não são totalmente compreendidas, mas englobam uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais.

A atópica é um dos tipos de dermatite que tem base genética, sendo frequentemente associada a outros distúrbios alérgicos, como a asma e a rinite alérgica. As pessoas com dermatite atópica possuem uma barreira cutânea enfraquecida, o que torna a pele mais suscetível a alérgenos comuns do ambiente.

Entre os sintomas, estão pele seca e áspera, coceira intensa, vermelhidão, inflamação e inchaço, lesões e feridas ao longo do corpo. Em bebês, por exemplo, pode afetar o rosto, o couro cabeludo, os braços e as pernas, enquanto nas crianças e nos adultos as áreas mais comuns são as dobras dos cotovelos e joelhos, mãos, pés e pescoço.

Para o tratamento da dermatite atópica, é recomendado a consulta com um dermatologista. Uma das recomendações é manter a pele hidratada, evitar produtos irritantes (sabonetes fortes e produtos químicos agressivos) e também fazer uso de cremes emolientes e hidratantes para fortalecer a barreira cutânea.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, conhecida como seborreia ou eczema seborreico, também é uma condição inflamatória crônica. Ela afeta principalmente as áreas do corpo onde há uma grande concentração de glândulas sebáceas. Esse é um dos tipos de dermatite que mais afetam o couro cabeludo, o rosto, as orelhas, o peito e as costas.

Assim como em outros tipos de dermatite, as causas não são completamente compreendidas. Porém, acredita-se que envolvam fatores como o crescimento de um fungo chamado Malassezia, a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e uma resposta inflamatória do sistema imunológico.

Esse tipo de dermatite pode ser influenciado por alterações hormonais, como as ocorridas na adolescência, ou até mesmo gravidez, clima frio e seco, estresse ou o uso de medicamentos específicos. Ela pode gerar descamação na pele, coceira, vermelhidão, irritação, caspa e até mesmo oleosidade.

O tratamento para a dermatite seborreica varia de caso a caso, mas é importante ressaltar que ela não possui uma cura definitiva. O dermatologista pode recomendar o uso de shampoos medicamentosos para o couro cabeludo e produtos tópicos, como loções, cremes ou pomadas contendo ingredientes como ácido salicílico, sulfeto de selênio, piritionato de zinco ou cetoconazol.

Belíssima Beauty: você mais saudável

Tendo visto quais são os tipos de dermatite, que tal acessar o blog da Belíssima Beauty e se informar sobre tudo o que envolve o universo de saúde e beleza? Confira os artigos e se coloque em primeiro lugar!

Aproveite e conheça também o catálogo da Belíssima Beauty. O Collagen+, por exemplo, estimula a produção de colágeno e combate os radicais livres. Já o Mega Hair favorece o desenvolvimento da queratina, principal proteína dos fios.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

cacau olhos alimentação colágeno em pó grisalho açucar unhas tratamentos inverno skincare pele oleosa verão low carb gelado whey banana cuidados ovos como usar protetor térmico comidas protetor solar iorgute mel o que é ácido latico colorir saúde do corpo rugas açúcar demerara pepino nutrição capilar lanches meditação guiada argila sopa peeling arroz de couve-flor saúde mental grão-de-bico natural burrata Pele cuidados com o cabelo elasticidade ácido mandélico cabelo cacheado salmão sensível sinais molho verdades tropical automassagem fruta práticas alimentação saudável nhoque olheiras rotina salada meditação jantar como usar penteados simples queda de cabelo tratamento hidratação salgadinho benefícios sérum oleoso babosa saudável comer sintomas vitiligo niacinamida refeições curiosidades protetor térmico manga gergelim radicais livres Beleza Envelhecimento como fazer treino dicas cuidados pessoais lifestyle ansiedade maquiagem empoderamento feminino óleo de gergelim ácido tipos oleosa para que serve limpeza colágeno hidrolisado cuidados com as unhas receitas cabelos saúde capilar escova coloridas tarefas adoçante ovo de páscoa vaselina dermatite cabelo exercícios melasma saudáveis tipos de cabelo receita técnicas saúde da mente festa junina antioxidantes dieta cuidados com a pele dicas de saúde vitamina café carne shampoo condicionador como preparar água micelar loiro frango bicicleta psoríase mitos causas babyliss petiscos suplementação casa ingredientes praia Colágeno shampoo a seco dormir saúde saúde menta páscoa bem-estar panqueca spa day quinoa manicure perda alongamento dia da saúde e nutrição esfoliação salada de bacalhau pele acneica retinol