Entenda o que é retinol e quais são seus benefícios para pele
Pele,

Entenda o que é retinol e quais são seus benefícios para pele

14 de dezembro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Apesar de ser uma substância amplamente usada na indústria de dermocosméticos, pouca gente sabe de fato o que é retinol. Indicado para redução de manchas e rugas, o composto possui diversas propriedades benéficas para a saúde da pele.

Derivado da vitamina A, o retinol faz parte da família de retinóides, assim como a tretinoína, e isotretinoína e o palmitato de retinol. O grupo é um dos mais estudados na área de cosméticos, sendo uma alternativa eficaz para tratamentos rejuvenescedores.

Para esclarecer as dúvidas a respeito de o que é retinol e evidenciar seus benefícios para a pele, preparamos este artigo recheado de informações. Ficou interessada? Continue a leitura e confira!

Como o retinol age na pele?

Afinal, para que serve o retinol e como o componente age na pele? Na verdade, para ser usada em tratamentos cutâneos, a substância passa por uma série de reações químicas até se transformar em ácido retinóico (AHA) e, somente assim, pode ser aplicada sobre a pele.

O ácido retinoico é a forma mais ativa do retinol e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o AHA é o mais eficaz quando o assunto é renovação celular. O motivo disso é que composto tem ação queratolítica, agindo sobre a queratina e diminuindo a coesão entre os corneócitos, presentes na camada mais externa da pele.

Dessa forma, a substância promove uma descamação, eliminando células mortas e penetrando nas camadas mais profundas do tecido. Assim, ajuda acelerar a produção de novas células e estimula a produção de colágeno, enquanto desobstrui os poros e melhora o aspecto da pele, deixando-a mais luminosa, firme e suave.

Para quem é indicado?

No mercado, é possível encontrar o retinol em creme para o rosto, séruns, tônicos e medicamentos manipulados, além de procedimentos como peelings químicos. O uso é indicado para todos os tipos de pele, tanto para quem deseja tratar quadros de acne e hiperpigmentação quanto para suavizar rugas e linhas de expressão.

Entretanto, para saber mais sobre o que é retinol e qual é a melhor opção para seu tipo de pele, é imprescindível consultar uma dermatologista. Somente um profissional capacitado pode indicar a versão ideal para suas necessidades e explicar de forma precisa como o composto age na sua pele.

Além disso, é válido ressaltar que o composto não é recomendado para peles muito sensíveis e propensas a reações alérgicas. O motivo disso é a substância ser bastante reativa e poder sensibilizar a pele, causando descamação, vermelhidão, coceira, entre outros sintomas.

Como usar?

Como usar retinol? Bem, não há muitos segredos para incluir o ativo no seu skincare, além, é claro, de procurar por orientação médica. Como se trata de um ativo fotossensibilizante, o recomendando é aplicá-lo uma vez por dia, somente durante a noite, após a higienização e antes da hidratação da pele.

Por se tratar de um AHA, também recomenda-se começar a aplicação alternando os dias para que a pele acostume-se com seus efeitos. Fora isso, no dia seguinte após o uso, é indispensável passar o filtro solar.

Principais benefícios do retinol para pele

Agora que você já sabe o que é e como usar, que tal descobrir quais são os benefícios do retinol para o rosto? A seguir, separamos as principais vantagens de apostar no composto!

Estimula a produção de colágeno

O retinol é uma substância que age como inibidor da produção de colagenase, uma enzima capaz de destruir o colágeno na pele. Dessa forma, o composto estimula a produção de colágeno I e IV, e de elastina, o que faz com que a pele fique mais firme e evita o surgimento de rugas ou linhas de expressão.

Favorece a renovação celular

Justamente por ajudar a eliminar células mortas da camada superficial da pele, o retinol também favorece a renovação celular. Assim, faz com que o tecido adquira um aspecto mais iluminado, saudável e firme.

Ajuda a suavizar manchas

Normalmente, quando buscamos sobre o que é retinol, a resposta está relacionada à sua ação clareadora. Isso acontece porque, ao ser aplicado em determinadas áreas, o composto age de forma eficaz, inibindo a melanogênese, o que ajuda a uniformizar o tom de pele.

Contribui para a hidratação

Não há dúvidas de que a hidratação é fundamental para manter a pele saudável e bonita, e o retinol também pode ajudar nisso. A substância estimula a síntese de glicosaminoglicanos (GAGs), que nada mais são do que carboidratos que ficam entre as células e tem como função reter água.

Trata acnes e espinhas

Ao ser aplicado na pele, o ácido retinoico consegue inibir a síntese de lipídeos e queratina nas células das glândulas sebáceas. Isso ajuda a diminuir a produção excessiva de sebo e as condições de proliferação bacteriana, auxiliando diretamente no tratamento de acnes e espinhas, e melhorando a textura do tecido.

Turbine sua rotina de cuidados com nutricosméticos!

Conseguiu entender o que é retinol e não vê a hora de experimentar seus benefícios na prática? Então, que tal aproveitar para aprender a turbinar sua rotina de cuidados com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, os suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, favorecem sua saúde e beleza de dentro para fora.

mulher segurando pote de collagen+ (o que é retinol)

Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, um nutricosmético, desenvolvido a partir dos peptídeos bioativos de colágeno, que estimula a produção da substância pelo organismo. Com outros ativos de sua composição, como ácido hialurônico, zinco e selênio, o suplemento ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e mantém a elasticidade da pele.

Há também o Mega Hair, um nutricosmético feito a base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Sua fórmula ajuda a estimular a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais fortes e resistentes. Conheça!

Fontes consultadas: 

AMARANTE, Mariana Bazilio et al. ÁCIDO RETINÓICO E SUA FUNCIONALIDADE NAS DESORDENS PIGMENTARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA¹1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), [s. l.], p. 1, 5 jul. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Gear%20SEO/Downloads/19759-Texto%20do%20artigo-53236-1-2-20210705.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022.

BONCOMPAGNI, Tatiana. Entenda o que é retinol, usado na prevenção de rugas e marcas de expressão. Folha de São Paulo, [S. l.], p. 1, 2 ago. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/08/entenda-o-que-e-retinol-usado-na-prevencao-de-rugas-e-marcas-de-expressao.shtml. Acesso em: 18 nov. 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

praia protetor térmico carne loiro nhoque vitiligo sintomas bicicleta alimentação iorgute esfoliação meditação psoríase alimentação saudável banana açúcar demerara cabelo cacau melasma cuidados pessoais argila pepino adoçante grisalho dermatite empoderamento feminino sensível salada de bacalhau açucar natural hidratação manga receitas gergelim exercícios mel dormir casa tropical jantar nutrição capilar água micelar café o que é receita manicure saúde sopa dieta práticas inverno comidas maquiagem salmão gelado óleo de gergelim dia da saúde e nutrição rotina dicas de saúde grão-de-bico condicionador saúde capilar penteados simples ovo de páscoa salgadinho comer como fazer burrata fruta saúde da mente lifestyle shampoo a seco oleoso tipos ovos perda saúde do corpo panqueca festa junina antioxidantes alongamento colorir vitamina páscoa saudável spa day whey sérum limpeza Beleza como usar protetor térmico saudáveis ansiedade niacinamida Pele para que serve pele oleosa técnicas suplementação cuidados com as unhas radicais livres queda de cabelo peeling verdades sinais shampoo coloridas babosa mitos ácido dicas ingredientes verão skincare frango como preparar salada pele acneica babyliss lanches causas rugas low carb ácido mandélico vaselina tratamentos olheiras petiscos ácido latico colágeno hidrolisado cabelos Envelhecimento unhas cuidados benefícios escova oleosa automassagem Colágeno refeições quinoa elasticidade saúde menta treino bem-estar cuidados com a pele tipos de cabelo molho tarefas como usar meditação guiada cuidados com o cabelo arroz de couve-flor protetor solar retinol saúde mental tratamento colágeno em pó cabelo cacheado curiosidades olhos