Você sabia que o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, pode remover nutrientes da fibra capilar, ocasionando em enfraquecimento e quebra?! Por conta disso, saber como usar protetor térmico é indispensável para manter a saúde e beleza das madeixas.
Afinal, o que é um protetor térmico para cabelo? Basicamente, trata-se de um produto capaz de blindar e proteger a fibra capilar, impedindo que o calor, produzido principalmente por chapinhas, babyliss, secadores e difusores, haja diretamente nos fios, danificando-os.
Nesse caminho, para que você entenda melhor sua finalidade e descubra como usar protetor térmico, preparamos este artigo recheado de dicas e informações. Ficou interessada? Não se preocupe! Continue a leitura e confira!
Como o protetor térmico age nos fios?
Para que serve um protetor térmico quase todo mundo pode imaginar, mas você tem ideia de como esse produto age nos fios? Para compreender, é necessário ressaltar que a fibra capilar é extremamente sensível a fontes de calor direta — o que acaba lhe conferindo um aspecto desbotado, ressecado e quebradiço.
Assim, ao ser aplicado antes do uso de ferramentas de calor, o protetor térmico sela as cutículas dos fios e cria uma camada protetora em volta da fibra capilar. Isso faz com que o calor emanado aja de forma menos intensa nos cabelos, diminuindo os impactos negativos em sua estrutura.
Quem deve usar?
O uso do protetor térmico é indicado especialmente para quem usa ferramentas de calor, independentemente da frequência. Isso porque é fundamental aplicá-lo sempre que as madeixas forem expostas a altas temperaturas para impedir que os fios ressequem.
Além disso, o produto é indispensável para quem já possui fios que tendem ao ressecamento, como os cacheados e crespos. Isso também vale para quem não segue um cronograma capilar, ou seja, não hidrata e nem nutre as madeixas com constância.
Saber como usar protetor térmico também é muito importante para quem deseja cuidar do cabelo durante as estações mais quentes do ano. Isso porque o produto também ajuda a proteger os fios dos raios solares, que em excesso, fragilizam-nos.
Como aplicar o protetor térmico?
Descobrir como passar protetor térmico no cabelo não tem muito segredo. Na verdade, antes de aplicá-lo, você só tem que lavá-lo normalmente, retirar o excesso de umidade com auxílio de uma toalha e desembaraçar os fios.
Feito isso, aplique uma pequena quantidade do produto em uma das palmas da mão e esfregue com a outra para ativá-lo. Em seguida passe-o por toda a extensão dos cabelos, com um cuidado extra próximo à raiz para não deixá-la oleosa.
Na hora de usar o protetor térmico, você também pode contar com a ajuda de uma escova para distribuí-lo igualmente entre os fios. Além disso, é válido lembrar que é necessário reaplicar o produto sempre que for utilizar uma ferramenta de calor, tendo em vista que seu efeito dura somente algumas horas.
Benefícios de incluir o protetor térmico na sua rotina
Agora que você já sabe como usar protetor térmico, que tal ficar por dentro dos principais benefícios dessa prática? Veja a seguir as vantagens de incluir o cosmético na rotina de cuidados.
Favorece a hidratação capilar
Ao selar as cutículas e criar uma camada de proteção envolta da fibra, o protetor térmico evita que os fios percam água após serem expostos ao calor. Isso favorece diretamente a hidratação capilar, proporcionando cabelos macios e brilhosos.
Ajuda a reduzir frizz e pontas duplas
O ressecamento e a falta de proteção e agentes externos, como a poluição e os raios solares, são capazes de desgastar as estruturas dos fios, ocasionando em pontas duplas e frizz. Ao saber como usar protetor térmico, é possível selar as cutículas da fibra capilar, protegendo-as e reduzindo tais problemas.
Contribui para execução e aumenta a duração de stylings
Apostar no protetor térmico para escovar cabelo, fazer chapinha ou babyliss pode aumentar a duração do styling. Isso porque usá-lo ajuda a deixar o cabelo mais macio, facilitando o uso das ferramentas e diminuindo o tempo de exposição ao calor. Além disso, ao selar as escamas da fibra capilar, ele garante o efeito liso por muito mais tempo.
Dá brilho
Ao favorecer a hidratação, o protetor térmico faz com que o cabelo fique mais sedoso e com uma aparência saudável. Fora que selando as cutículas, deixa os fios alinhados, o que faz com que reflitam melhor a luz e obtenham ainda mais brilho.
Protege todos os tipos de cabelo
Existem diferentes tipos de protetor térmico para cabelos, que protegem a todos os tipos de cabelo. Assim, para obter seus benefícios, é necessário escolher a opção mais adequada para cada necessidade.
Nesse caminho, quem tem fios mais finos, normalmente presentes em cabelos lisos, pode apostar nas versões em spray ou líquido, que não pesam nas madeixas e nem as deixam oleosas. Já para quem tem fios mais grossos, bastante comuns entre as cacheadas e as crespas, a dica é optar pelas opções em creme que ajudam a hidratar o fio — naturalmente mais seco.
Turbine sua rotina de cuidados capilares com nutricosméticos!
Gostou do conteúdo e já sabe como usar protetor térmico para proteger seus fios? Então que tal apostar em nutricosméticos para turbinar sua rotina de cuidados? Esses suplementos alimentares oferecem um mix de nutrientes e aliados a uma alimentação balanceada, cuidam da sua saúde e beleza de dentro para fora.
Na Belíssima Beauty, você encontra a opção ideal para cuidar de seus cabelos. O Mega Hair é um nutricosmético feito a base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, capaz de estimular a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando-os mais resistentes, sedosos e brilhantes. Conheça!
Fontes consultadas:
CANDIDO, Carol. Protetor térmico para cabelo: o que é, como usar e como incluir na sua rotina. Cabelo, [S. l.], 11 nov. 2022. Problemas e Cuidados, p. 1. Disponível em: https://cabelo.com.br/protetor-termico-para-cabelo/. Acesso em: 11 nov. 2022.