Descobrir como diminuir olheiras é um ótimo caminho para quem quer cuidar da pele e melhorar a qualidade de vida. Afinal, de acordo com a revista Surgical & Cosmetic Dermatology (S&CD), o surgimento dessas zonas escuras é uma das principais causas de baixo autoestima e interfere diretamente no bem-estar dos indivíduos.
De modo geral, as olheiras nada mais são do que o escurecimento da região abaixo dos olhos, normalmente ocasionado pela alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina na área. Seu aparecimento pode estar relacionado tanto a fatores genéticos e hormonais quanto a maus hábitos no dia a dia.
Nesse caminho, para que você conheça os principais tipos e saiba como diminuir olheiras, preparamos este artigo recheado de informações e dicas. Ficou interessada? Continue a leitura e confira!
O que causa olheiras?
Antes de descobrir quais são os tratamentos antiolheiras, é importante saber o que as causa. Basicamente, essas zonas escurecidas podem ter como fator a hereditariedade — sendo algo genético, que descende dos laços sanguíneos. Além disso, hormônios, principalmente durante o período menstrual, podem estimular seu surgimento.
O avanço da idade também é uma das causas das olheiras, já estas zonas escurecidas ficam mais recorrentes a partir dos 37 anos. Isso acontece porque é nesse período que as bolsas de gordura, que protegem os olhos, começam a ceder e consequentemente a evidenciar a região.
As alergias, como rinite, também podem ser um fator que contribui para isso, já que irritam os olhos e fazem com que os indivíduos cocem-nos. Maus hábitos como falta de sono, alimentação desequilibrada, consumo excessivo de álcool e tabagismo também favorecem o escurecimento da área.
Agravantes
Além dessas causas, as olheiras podem ser agravadas devido ao cansaço, ao choro e à insônia, tendo em vista que o corpo, ao ficar cansado, libera substâncias químicas que dilatam os vasos e alteram o fluxo sanguíneo na região. Isso também se dá pela exposição ao sol sem fotoproteção e pela má higienização da pele — principalmente após o uso de maquiagem.
Tipos de olheiras
Agora que você já sabe quais são as principais causas, é hora de conhecer os tipos de olheiras. Assim, fica mais fácil evitar o surgimento e buscar por um tratamento efetivo. Veja!
Profunda ou estrutural
Caracterizada pelo aspecto mais profundo dos olhos, é um tipo de olheira com origem genética, aparecendo mais intensamente na juventude. Seu surgimento cria uma sombra ao redor dos olhos, resultando em uma olheira com coloração castanha.
Pigmentada
São aquelas olheiras formadas pelo acúmulo de melanina na região, sendo mais comum nas peles morenas e negras. Seu aspecto é mais amarronzado e geralmente aparece tanto na parte inferior dos olhos quanto nas pálpebras superiores.
Vascular
Comum em indivíduos que sofrem com insônia, cansaço e estresse, esse tipo de olheira é ocasionada pela má circulação sanguínea e retenção de líquidos na região da pálpebra inferior. Assim, é caracterizada pela coloração azulada, avermelhada ou arroxeada, ligeiramente inchadas.
Sanguínea
São olheiras formadas pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos da área inferior dos olhos. Sendo assim, são diferenciadas pela cor arroxeada e podem ser intensificadas por coceira ou desidratação.
Mista
Como o próprio nome sugere, esse tipo de olheira é resultado da junção de mais um tipo — normalmente a olheira profunda e vascular ou pigmentar e vascular. As causas e características podem se misturar, dando forma com predominância de um ou outro tipo.
Como diminuir as olheiras?
Assim como os vários tipos, existem diferentes métodos de tratamento para olheiras — envolvendo procedimentos estéticos, como lasers e peeling, e o uso de produtos tópicos na região, como séruns e cremes com AHAs. Ainda é possível diminuí-las no dia a dia, adotando hábitos como:
Manter a hidratação em dia
Manter-se hidratado, bebendo no mínimo 2 L de água por dia, é algo que quem sabe como diminuir olheiras faz, afinal, quando o corpo não recebe água suficiente, é mais fácil desidratar-se. Isso pode interferir na circulação sanguínea, causando a aparência escura na pele embaixo dos olhos.
Ter uma boa alimentação
Seguir com uma alimentação saudável também é um caminho para evitar olheiras. Isso porque o consumo de alimentos ultraprocessados e gordurosos pode favorecer o envelhecimento cutâneo, contribuindo diretamente para a formação das zonas escuras na região dos olhos. Portanto, a dica é investir em um cardápio nutritivo.
Investir em compressas e massagens localizadas
Fazer compressas frias nas olheiras, com água ou leite, ajuda a reverter a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o escurecimento na região. A massagem para olheiras também é um bom caminho para reduzir os hematomas e os inchaços, principalmente se for realizada com movimentos leves e circulares.
Hidratar e proteger a pele
Manter a pele hidratada e protegida é um bom caminho de como amenizar olheira. Usar produtos de qualidade no skincare ajuda a evitar o surgimento das manchas, enquanto a proteção solar evita que agentes externos estimulem a pigmentação.
Buscar por orientação e atendimento médico
Por fim, buscar orientação e atendimento médico é o melhor caminho para quem quer saber como diminuir olheiras. Afinal, só os profissionais vão saber dar um diagnóstico preciso e apresentar tratamentos indicados para cada situação, seja com procedimentos estéticos, seja com medicamentos tópicos.
Nutricosméticos: cuide da sua pele de dentro para fora!
Gostou das dicas e já descobriu como diminuir olheiras? Então, que tal cuidar da sua saúde e beleza de dentro para fora apostando em nutricosméticos?! Oferecendo um mix de nutrientes, esses compostos, aliados a uma alimentação balanceada, são verdadeiros aliados para seu bem-estar.
Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, um suplemento produzido com peptídeos bioativos de colágeno que ajuda a estimular a produção da substância pelo organismo. Sua fórmula ainda conta com ativos como o ácido hialurônico, um componente que ajuda diretamente no tratamento de olheiras. Conheça e aproveite!
Fontes consultadas:
FREY , Dra Gianna Zaffari. Saiba quais são e como tratar os 4 diferentes tipos de olheiras. Clínica Dra Gianna, [S. l.], p. 1. Disponível em: https://clinicadragianna.com.br/saiba-quais-sao-e-como-tratar-os-4-diferentes-tipos-de-olheiras/#:~:text=Dessa%20forma%2C%20de%20acordo%20com,existem%20formas%20de%20tratamento%20diferentes. Acesso em: 3 nov. 2022.
LÜDTKE, Cristiane et al. Perfil epidemiológico dos pacientes com hipercromia periorbital em um centro de referência de dermatologia do Sul do Brasil. Surgical & Cosmetic Dermatology , [S. l.], p. 1, 10 dez. 2013. Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/details/292/pt-BR/perfil-epidemiologico-dos-pacientes-com-hipercromia-periorbital-em-um-centro-de-referencia-de-dermatologia-do-sul-do-brasil. Acesso em: 3 nov. 2022.