Confira mitos e verdades sobre saúde!
Ciência,

Confira mitos e verdades sobre saúde!

22 de novembro de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Você com certeza já ouviu alguma teoria sobre o funcionamento do corpo humano, né? Tipo quando você acaba tomando friagem e já escuta aquela voz dizendo “vai se resfriar”. Esse pensamento súbito nada mais é do que o conjunto de alguns dos mitos e verdades sobre saúde que cercam nossa sociedade.

Apesar de as verdades serem algo positivo, os mitos podem causar grandes problemas, tanto para saúde física quanto mental. Pensando nisso, neste artigo, separamos oito desses mistérios para que você não deixe nenhum mito passar despercebido. Confira!

Os carboidratos são ruins para a saúde?

Afirmar que os carboidratos trazem malefícios é um dos principais mitos sobre a saúde. Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, fundamental para a prática de atividades físicas e cotidianas, e atuam como combustíveis para o sistema nervoso central, indispensáveis para o bom funcionamento do cérebro.

De acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido, tanto dietas ricas em carboidratos quanto aquelas sem a substância são prejudiciais ao organismo. Todos os grupos de nutrientes devem estar balanceados em uma estratégia nutricional.

Para cuidar da saúde e perder peso é só fazer exercícios?

Muita gente acredita que para cuidar da saúde e perder peso é só fazer atividades físicas. Entretanto, isso também é um equívoco. Na verdade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Dessa maneira, não é só cuidando do corpo que se torna uma pessoa saudável.

Já em relação ao emagrecimento, é necessário considerar outros fatores além da atividade física, como alimentação balanceada, controle de apetite, redução do estresse, melhora no padrão do sono, etc. Para garantir tudo isso, é recomendado buscar uma orientação profissional.

Fazer exercícios físicos melhora o humor?

A execução de exercícios físicos sempre é uma pauta entre os mitos e verdades sobre saúde. Isso não é à toa, porque apesar de ser uma prática saudável, essas atividades não podem resolver tudo. Porém, em relação ao humor, sim, é verdade!

Ao realizar os exercícios, dentro do organismo ocorre a liberação de substâncias neurotransmissoras (dopamina e serotonina), que são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Sendo assim, essas atividades podem ajudar o humor e até mesmo afastar problemas emocionais, como ansiedade e depressão.

Beber água em jejum ao acordar faz bem para o organismo?

Não é de hoje que se escuta falar que beber água de jejum ao acordar faz bem para o organismo, e essa é mais uma verdade entre os ministérios da saúde. Ao beber um ou dois copos de água ao acordar é possível garantir diversos benefícios, como a própria reposição da água perdida durante a noite.

Além disso, a prática ajuda a eliminar toxinas e outros resíduos gerados durante o sono, mantendo o organismo equilibrado. O ato também contribui para a produção de novas células sanguíneas e musculares, auxilia no equilíbrio do sistema linfático e promove a limpeza do intestino.

Estalar os dedos causa artrite?

Já ouviu falar que estalar os dedos faz mal e, inclusive, pode acarretar inflamações como artrite? Pois é, essa questão também está entre os mitos e verdades sobre saúde, sendo por anos estudada por diversos médicos e cientistas.

No fim, o que se sabe é que o hábito feito com delicadeza, sem forçar, não causa nenhum mal. Na verdade, o som estridente não significa que algo está sendo desgastado. Ele é resultado do estourar das pequenas bolhinhas presentes no líquido sinovial (fluido lubrificante que preenche os espaços entre as articulações), causadas naturalmente pela movimentação dos dedos.

Comer frutas, legumes e verduras previne o câncer?

Ter uma alimentação saudável é uma das dicas de saúde mais importantes para quem deseja qualidade de vida, mas também pode ser a solução para evitar doenças crônicas, como câncer. Alguns alimentos são ainda mais eficazes do que outros, como é o caso das frutas, legumes e verduras.

Altamente nutritivos, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, como a antocianina, capazes de prevenir diferentes tipos de câncer— principalmente as opções de base agroecológica ou orgânicos.

É preciso dormir 8 horas por dia?

Ainda entre os mitos e verdades sobre saúde da mulher e do homem estão as horas de sono: afinal, quantas são necessárias? De acordo com os estudos, adultos necessitam de sete a oito horas de sono para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, essas horas não são nada sem qualidade.

A realidade é que para que o sono ofereça seus benefícios, é necessário que seja feito sem interrupções, tenha continuidade e duração adequada. Caso contrário, pode ocasionar uma série de problemas tanto em âmbito físico quanto psíquico-emocional.

Tomar colágeno minimiza o aparecimento de rugas?

Quem segue uma rotina de skincare e já buscou dicas de autocuidado na internet com certeza se deparou com a afirmação de que tomar colágeno ajuda a minimizar o aparecimento de rugas. Sim, isso é verdade, mas se trata apenas do colágeno hidrolisado.

Também conhecido como peptídeos de colágeno, o colágeno hidrolisado encontrado em nutricosméticos pode oferecer diversos benefícios à pele, como aumento da elasticidade, redução no volume de rugas, hidratação profunda, entre outros. Para obter tais vantagens, recomenda-se incluir a suplementação na rotina a partir dos 25 anos.

pacotes de colagen+ (mitos e verdade sobre saúde)

Nutricosméticos: cuide da sua saúde de dentro para fora!

Agora que você já está por dentro de alguns mitos e verdades sobre saúde, que tal potencializar a sua com a ajuda dos nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, garantem ainda mais beleza e vitalidade para o seu dia a dia.

Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, que contribui para a produção da substância pelo organismo. Sua fórmula também conta com ativos como ácido hialurônico, zinco e selênio, que ajudam a combater a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

Acompanhe o blog Você Belíssima!

Gostou do conteúdo e quer garantir mais dicas de saúde e bem-estar? Não se preocupe! Aqui, no blog da Belíssima, você pode acompanhar todas as novidades. Aproveite!

Fontes consultadas:

GARATTONI, Bruno; CORDEIRO, Tiago. Os 15 maiores mitos da saude e a verdade por tras de cada um. Super Interessante, [S. l.], p. 1. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/os-15-maiores-mitos-da-saude-e-a-verdade-por-tras-de-cada-um/. Acesso em: 23 set. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Instituto Nacional de Câncer – INCA. Mitos e verdades. Governo Federal, [S. l.], p. 1, 18 jul. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/mitos-e-verdades. Acesso em: 23 set. 2022.

MARTIN, Flávia. No Dia da Mentira, desvendamos 5 mitos relacionados à saúde‍. Time de Saúde, [S. l.], 1 abr. 2022. Comportamento, p. 1. Disponível em: https://timedesaude.com.br/comportamento/no-dia-da-mentira-desvendamos-5-mitos-relacionados-a-saude/. Acesso em: 23 set. 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

receitas babosa cabelo café pele oleosa cuidados pessoais tipos olhos dieta para que serve inverno saúde casa ovo de páscoa shampoo açúcar demerara argila natural vaselina comidas salada cabelos tratamento tratamentos curiosidades molho rotina limpeza meditação retinol saúde do corpo skincare práticas dormir manga comer jantar refeições alimentação sensível rugas treino saúde capilar colágeno em pó saúde mental lanches água micelar protetor térmico mitos ingredientes nutrição capilar ácido mandélico carne receita perda vitamina lifestyle adoçante tropical sopa maquiagem antioxidantes condicionador salgadinho açucar Colágeno cabelo cacheado protetor solar cuidados cacau automassagem petiscos unhas causas dia da saúde e nutrição dermatite sérum dicas de saúde loiro colorir oleosa spa day saúde da mente salada de bacalhau babyliss verdades penteados simples festa junina óleo de gergelim exercícios como usar Envelhecimento tarefas pele acneica psoríase ansiedade manicure técnicas panqueca como fazer saúde menta grisalho saudáveis oleoso alongamento como preparar elasticidade benefícios niacinamida como usar protetor térmico tipos de cabelo quinoa peeling pepino arroz de couve-flor colágeno hidrolisado hidratação esfoliação nhoque shampoo a seco cuidados com as unhas mel coloridas meditação guiada ácido latico empoderamento feminino queda de cabelo suplementação gergelim grão-de-bico praia radicais livres alimentação saudável gelado ovos vitiligo o que é dicas verão banana whey escova frango ácido fruta melasma salmão sinais Beleza olheiras Pele saudável low carb sintomas bicicleta páscoa burrata cuidados com a pele cuidados com o cabelo iorgute bem-estar